sábado, 22 de março de 2008

A receita para a felicidade


The Pursuit of Happyness (2006)
****
Realização: Gabriele Muccino
Com: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton, Brian Howe, James Karen, Dan Castellaneta
Duração: 117 minutos
Rating MPAA: PG (alguma linguagem)

The Pursuit of Happyness é um daqueles filmes que me comove. Talvez nos comova a todos nós um pouco, principalmente aos que são originários de uma família de classe média. Muitas vezes cometemos um excesso, uma despesa desnecessária. Principalmente nós que estamos aqui em Macau e já não estamos habituados a contar tostões, não vão ser eles demasiado curtos no final do mês.

Certo dia, tinha eu 14 ou 15 anos, não sei precisar bem, tinha ido visitar uns parentes em Almada pela Páscoa. Passaram-se esses dias e precisava regressar a Ourém. Tinha o dinheiro todo contadinho, o que me deixava numa situação delicada na hora da partida: se apanhasse o cacilheiro não tinha dinheiro suficiente para o comboio. Tinha que chegar a Lisboa de outra forma, não podia arriscar ficar sem dinheiro para o comboio que naquele tempo era apenas uma ou duas vezes por dia. Lembro-me da simpatia e compreensão da senhora que vendia os bilhetes e que me deixou passar por menos de metade do preço. Nem quero imaginar como seria se não tivesse tido a complacência daquela alma bondosa, tão rara nos tempos que correm, em que somos tão desconfiados e tão cínicos.

Em The Pursuit of Happyness, uma história semi-verídica, Chris Garden (Smith) procura o sonho americano. E porque não? É jovem, idealista, ambicioso, trabalhador e tem uma mulher (Newton) que o ama e um filho lindíssimo. Mas aposta no cavalo errado, e investe todas as suas economias num aparelho médico que pensa conseguir vender a hospitais, mas que se revela "um luxo desnecessário". A mulher vai perdendo confiança nele, e a situação chega ao ponto de rotura, em que Garden fica sozinho a cuidar do filho, e chegam a depender da caridade para ter um tecto onde morar.

Certo dia enquanto passava pelo centro financeiro de San Francisco, Garden fica deslumbrado com a aparência dos corretores da bolsa, e decide ele próprio ser um. Aceita um estágio a trabalhar de graça (na história verdadeira recebia mil dólares por mês) e faz os possíveis e impossíveis para manter a aparência de um indivíduo normal e funcional, sem problemas financeiros. É comovente a cena em que Garden pensa duas vezes antes de emprestar cinco dólares para um táxi a um dos seus superiores (Karen). Esses cinco dólares eram tanto ou mais que o dinheiro que poderia gastar num dia.

O filme é a estreia americana do realizador italiano Gabriele Muccino, o guião é de Steve Conrad (The Weather Man) e conta com uma aposta muito pessoal de Will Smith: o seu filho Jaden no papel de Christopher Garden. Uma aposta ganha. O próprio Will Smith foi nomeado para o Globo de Ouro e o Oscar para melhor actor principal, mas o filme merecia muito mais.

Sem comentários: