sexta-feira, 28 de março de 2008

O senhor que se segue


Leonel Alves disse à Rádio Macau, em entrevista que vai passar no canal português amanhã na sua íntegra que "Susana Chao devia candidatar-se ao cargo de Chefe do Executivo". Segundo o membro do Conselho Executivo, a actual presidente da AL tem o perfil indicado para suceder a Edmund Ho no cargo mais importante do Executivo da RAEM. Leonel Alves considera que Susana Chao "conhece bem" os mecanismos de funcionamento da RAEM e de Pequim.

Ao indicar Susana Chao, Leonel Alves está a dar a entender que esta é de facto uma alternativa à sucessão de Edmund Ho, tema que tem sido tabu entre as esferas do poder e a que muitos encolhem ainda os ombros de incerteza. Susana Chao vem assim a juntar-se a uma lista de possíveis nomes para o cargo de CE pós-2009, depois de se ter falado também de Ho Iat Seng, empresário, Francis Tam e Chui Sai On, secretários do actual Executivo, e Ho Chio Meng, procurador geral.

Seria interessante auscultar os pouco mais de cem "eleitores" fixos deste blogue sobre qual o candidato, dos que o nome foi falado, que melhor substituiria o actual CE. Os candidatos são portanto cinco, e podem votar à direita, até à próxima Sexta-Feira. Gostava já agora de chamar a atenção para o facto desta pesquisa não ter qualquer vínculo oficial, nem é a eleição para o CE ou sequer as primárias. Portanto um pouco de civismo e moderação se por acaso o "vosso candidato" não vencer. Obrigado.

7 comentários:

Anónimo disse...

Leocardo
Penso que deveria também ser incluída a possibilidade de votar em "Outro".
Atentamente
FQ

Leocardo disse...

Meu caro FQ a questão é qual destes nomes considera que seria o melhor para CE, e não quem vai ser o CE. Aliás é óptimo que tenhamos cinco nomes, pois há menos de um ano ninguém se atrevia a dizer o que quer que fosse sobre o assunto. Como já expliquei isto é apenas um poll, não a eleição do CE.

Cumprimentos

Anónimo disse...

E o "outro" poderia ser o cavalo negro Leonel Liong que tem aparecido constantemente na imprensa e que limpou as últimas eleições, sinal de que existe um trabalho de bastidores intenso para arregimentar votos e fragilizar um dos candidatos nesta lista, o Ho Iat Seng.

Só uma opinião e nada contra a pool que me parece adequada a quem se tem chegado à frente...

Anónimo disse...

Sejemos práticos: da lista proposta pelo Leocardo, eu não hasitava: Susana Chou. É quem melhor conhece os portugueses e quem melhor nós conhecemos.
Álvaro

C disse...

Caro Leocardo,

A Drª. Susana Chow reune de facto imensa sabedoria e experiência políticas tanto de Pequim como de Macau, para além de ter sido Cônsul-honorária da República Francesa, um óptimo elo de ligação à Europa, via Eliseu. Mas opinando na qualidade de cidadão português natural de Macau, preferiria a actual Secretária, Drª. Florinda Chan, ou então o SEF, Dr. Francis Tam. E porquê? Ambos têm uma ligação íntima a Portugal ou ao mundo lusófono, para além de terem desempenhado até agora um trabalho satisfatório e estável.

Creio que a vantagem da Drª. Susana Chow sobre os outros será o de mais facilmente poder tornar Macau como membro da Francofonia...

Anónimo disse...

Vitó, a Susana Chou foi casada com um português, pelo que não há-de estar menos ligada a Portugal do que o Francis Tam. E fala bem português!

C disse...

...foi casada, já não é, di-lo bem. Algum desentendimento com o português houve concerteza, mas tb não interessa para aqui.
Até posso estar enganado por estar a falar de alguém que não conheço, e ainda poder cometer alguma injustiça mas a Drª. Susana Chou à primeira vista não me parece tão próxima dos portugueses como da Drª. Florinda Chan.
Todo o cuidado é pouco e sei que os franceses estão a querer estender-se gradualmente e cada vez mais a Macau, à semelhança do que acontece nos países de expressão lusa. É sempre importante conter a ofensiva cultural franciú pois a económica virá a seguir... Por outro lado, a França teme a China e sem sombra de dúvidas, não ingnora ao que o Eliseu considera "A Ofensiva Chinesa em África"...