quarta-feira, 16 de junho de 2010

Olés dos nabos


O Chile estreou-se com uma vitória no jogo de abertura do Grupo H, ao bater as Honduras por uma bola a zero. Os dois países latino-americanos encontraram-se pela primeira vez num mundial, num jogo que os chilenos dominaram completamente, remetendo os hondurenhos para o contra-ataque. O sportinguista Matías Fernandez esteve em grande destaque, mas foi Beausejour quem marcou o único golo do encontro, aos 34 minutos. Destaque para o guardião hondurenho Noel Valladares, que fez a defesa do torneio até ao momento, ao corresponder por instinto a um cabeçeamento de Waldo Ponce, que levava selo de golo. Foi a primeira vitória do Chile em fases finais do mundial desde 1962. É caso para dizer que muitos chilenos com menos de 50 anos sentiram finalmente o sabor de uma vitória na maior festa do futebol.


A Espanha entrou a perder contra a Suíça, não conseguindo confirmar o grande favoritismo que lhe era atribuído. Os espanhóis não conseguiram furar a sólida defensiva suíça, apesar de terem em campo jogadores com a categoria de Xavi, Iniesta, Xabi Alonso, David Silva e David Villa, e ainda Fernando Torres, Jesus Navas e Pedro Rodríguez, todos entrados na segunda parte. Os suíços fizeram um jogo frio e calculista, à medida do seu treinador, o alemão Otmar Hitzfeld, e aproveitaram uma oportunidade aos 52 minutos, quando Gelson Fernandes (cabo-verdiano naturalizado suíço), aproveitou um desentendimento entre o guardião Casillas e a defensiva espanhola. Os espanhóis caíram então para cima da Suíça, e Xabi Alonso fazia um remate de raiva, que batia com estrondo na trave da baliza de Diego Benaglio. Mas seriam os helvéticos a dispor de mais uma oportunidade flagrante, com Derdiyok a fazer um slalom na defensiva espanhola, e a rematar ao poste direito da baliza de Casillas. A Espanha tentou a todo o custo chegar ao empate, mas a defesa suíça mostrava-se segura. Destaques para as exibições de Grichting e Lichtsteiner, e do guardião Diego, verdadeiramente instransponível. A Espanha começa com uma derrota, e pode dizer adeus ao mundial caso não vença as Honduras na próxima segunda-feira.

3 comentários:

Anónimo disse...

A diferença que faz ter um bom seleccionador viu-se ontem. A Suiça foi capaz de derrotar e atacar contra os campeões europeus.

Anónimo disse...

coincidencia ou não,o presidente da fifa que é...suíco estava na bancada,se calhar foi por isso que na primeira parte houve 1 penaltie clarissimo contra a suíca na área da suíca que ficou por marcar,e muitas faltas que os jogadores da suíça fizeram,o arbitro não marcava porque será???

Anónimo disse...

concordo com o anónimo das 07h32,fica muito mal na fotografia o presidente da fifa que é suíco estar na bancada a ver o jogo da selecção do seu...país,e depois quando o arbitro ajuda a selecção da suíca cheira sempre que houve corrupção,quando toda a gente sabe que o blatter é 1 grande corrupto.O platini por exemplo que é presidente da uefa tem sempre o cuidado de não ir aos estádios onde joga a selecção da frança,acho muito bem.isso que é bom senso.suponhamos que a suíça ganha o campeonato do mundo,o blatter irá entregar a taça?não faz sentido