quarta-feira, 30 de junho de 2010

O balanço de um naufrágio


Começo a pensar que nos tornamos cada vez mais exigentes quanto à selecção portuguesa de futebol. E ainda bem, que sempre é qualquer coisa que nos dá alegrias, se nos alienarmos de todo o resto que nos preocupa. A selecção costumava sempre ser o nosso triste fado, falhando qualificações umas atrás das outras. Tivemos no passado jogadores do calibre de Toni, Nené, Oliveira, Octávio Machado, Humberto Coelho, Jordão, Futre, Rui Águas, e muitos outros que nunca tiveram a oportunidade de pisar um palco de um campeonato do mundo. Tudo mudou em 2000, quando o tal Humberto Coelho nos levou às meias-finais de um europeu, sentimos o amargo sabor da desilusão em 2002, e mais uma vez fizemos uma campanha gloriosa em 2004, quando chegámos à final de um Europeu. Portugal tornou-se um nome respeitado a nível mundial, e não há adversário que não tema a selecção das quinas.

Foi com todo esse respeito que chegámos ao primeiro mundial africano, depois de uma qualificação difícil, obtida num grupo com Suécia e Dinamarca, duas equipas clientes habituais de fases finais. Confesso que a selecção de Queirós nunca me inspirou confiança: craques envelhecidos, lesionados, fora de forma, suplentes nos seus clubes, nada que inspirasse o mesmo optimismo de 2006, e até 2002. Queirós talvez tenha feito as suas omeletas com os ovos que tinha. Quem sabe se com Bosingwa, Varela, Rúben Micael e Nani, outro "caso", as coisas tivessem sido diferentes. Posto isto, considero que os oitavos-de-final foram um resultado positivo, que no fim fica a saber a pouco. Os quartos-de-final seriam um bom resultado, as meias-finais um resultado brilhante. Nunca me passou pela cabeça uma final, e muito menos uma vitória.

Mais uma vez a participação de Portugal ficou marcada por verdadeiras pimbalhadas. Primeiro o nome da equipa, "navegadores". Não sei se a epopeia dos descobrimentos serve para nos definir sempre e tudo e a toda a hora, mas já tinham sido os "infantes" em 86, os "magriços" em 66, e creio que não ficou por aí. Mesmo assim "navegadores" sempre é preferível a "tugas", valha-nos isso. Depois a "theme song", escolhida a dedo por Queirós. Não há um artista português que faça uma canção para os nossos rapazes? É preciso ir buscar o "I Got a Feeling" dos Black Eyed Peas? E finalmente as declarações de alguns jogadores. Aquela do "ketchup" tornou-se mais uma frase feita daquelas repetidas até à exaustão por mecânicos, peixeiras e ardinas, e que da segunda ou terceira vez que se ouvia já não tinha piada nenhuma.

Quanto ao mundial propriamente dito, saímos com uma vitória, dois empates e uma derrota. O terceiro melhor mundial de sempre, e também o terceiro pior. Só conseguimos marcar à Coreia do Norte, e só a Espanha nos conseguiu marcar. O guarda-redes Eduardo e o ala Fábio Coentrão foram os únicos jogadores em destaque pela positiva, e Cristiano Ronaldo não conseguiu corresponder às expectativas. Não sei o que quer C. Ronaldo para o seu futuro, mas esse passa inevitavelmente pela selecção nacional. Não tem qualquer outra forma de disputar mundiais ou europeus, competições importantes para qualquer jogador. Era bom que colocasse a cabecinha de cima em primeiro lugar, e já agora em cima dos ombros. Quanto a Carlos Queirós, já o disse antes e volto a repetir: não é treinador para a selecção. Como não há maneira de "arrastar" José Mourinho para o cargo, deviamos optar por um treinador estrangeiro. E era bom que fosse já, e a bem.

29 comentários:

Anónimo disse...

Quando o Rui Aguas e o Futre jogaram o mundial 86,o cristianinho ainda estava a chuchar.

Anónimo disse...

" É preciso ir buscar o "I Got a Feeling" dos Black Eyed Peas? " realmente isso tem muita piada,muitos criticaram isso,mas qual musíca portuguesa ???? não encontro NENHUMA.só se for alguma musíca do toy ou dos dzrt.Para mim a musica " i got a feeling " foi muito bem escolhida mas não venham dizer agora que eliminação de Portugal é culpa da música.Jogamos contra a campeã da Europa,não jogamos contra o Chile,México,Estados unidos ou eslováquia nos oitavos final.Quando veio o sorteio do mundial,eu sabia logo que Portugal nos oitavos final não iria passar porque de CERTEZA ia ser eliminado pela campeã da europa a ESPANHA.ora não é preciso ser ZANDINGA para ter previsto isso.Portugal não é melhor que Brasil e Espanha,isso é era esperado pelo menos para mim.Portugal teve AZAR no sorteio,essa que é essa.

Anónimo disse...

Podiam ter escolhido a musíca do Zé Cabra para a selecção: " São Lágrimas" ou então "deixei tudo por ela " Ou aquela musica dos Dzrt " Verão Azul " Ou alguma musica do meu cantor preferido,o Toy.

Anónimo disse...

Neste momento já é possível dizer que há quatro selecções de grande qualidade que podem vencer o Mundial: Espanha, Alemanha, Brasil e Argentina. Portugal já se sabia que não estava no lote. É muito simples, para quem não vive de ilusões: ou se tem jogadores à altura ou não se tem. E Portugal, neste momento, não tem. A melhor selecção de sempre foi a de Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto, etc. Acabou.

Uma coisa o Leocardo disse muito bem: houve dois jogadores, Eduardo e Fábio Coentrão. O resto, alguns mais ou menos, outros uma porcaria (porcaria essa comandada por Cristiano Ronaldo). Se eu fosse seleccionador, Cristiano Ronaldo começaria sempre os jogos no banco. É que assim, com lugar fixo, mesmo sem nunca ter jogado nada, nunca se vai esforçar. Acaba por se cometer os mesmos erros de Scolari, com quem jogavam sempre os mesmos independentemente do que fizessem em campo. Com Queirós, apesar de tudo, não foi assim, com a triste excepção do puto mimado. Retire-lhe Queirós o lugar reservado que parece ter, e terá toda a minha admiração.

Anónimo disse...

E quando um guarda redes e 1 defesa lateral são os 2 melhores da selecção acho que isso diz muito sobre a prestação de portugal. Mas o bruno alves e o ricardo carvalho tambem estiveram muito bem,so sofremos 1 golo em OFFSIDE em 4 jogos e foi contra a campeã da europa.do meio campo para a frente foi fraca a prestação,do ronaldo nem é bom falar porque senão os fans dele já começam a insultar-me.

Anónimo disse...

o problema de Portugal é muito simples: " na terra de cegos quem tem olho é rei" suponhamos que tiram o ronaldo da equipa,joga quem no seu lugar??tira o carlos queiros,quem vai treinar a selecção??são todos maus.Olha o fernando santos por exemplo foi expoliado no fcporto e benfica por maus resultados e agora é treinador da selecção da...grécia,selecção modesta.Quando o campeão nacional o benfica só joga com 2 habituais titulares portugueses,o quim e o coentrão e o resto é só estrangeiros acho que diz muito sobre o estado do futebol portugues.Portugal tem poucas opcçoes e não é como a Argentina,Brasil e Espanha que podem fazer 2 ou 3 selecções de grande qualidade.Só quem vive de ilusões é que acha que Portugal podia ser campeão mundial

Anónimo disse...

"suponhamos que tiram o ronaldo da equipa,joga quem no seu lugar??" (sic). Nem precisa de jogar ninguém. Jogar com ele ou só com 10 é a mesma coisa.

Anónimo disse...

há 1 provérbio chines muito conhecido que é muito adequado ao Cristiano Ronaldo quando joga na selecção que é assim : " não pode lutar mas ao menos pode assustar " é o que acontece com ronaldo,não joga nada na selecção mas os adversários tem medo dele,toda a gente fala dele.E depois tem tantos fans e patrocinadores que se ele não jogar seria o fim do mundo para eles claro.

Anónimo disse...

Portugal precisa de 1 treinador ESTRANGEIRO muito disciplinador sem olhar a nomes,por exemplo o CO ADRIANSE ex fcporto daria um optimo treinador para a selecção Portugal,porque o CO ADRIANSE quando estava no fcporto não olhava a nomes,punha o jorge costa,vitor baia e outros todos no banco sem medo,pos o QUARESMA no banco e na bancada para ele aprender a ser jogador de equipa e não individualista.A selecção de Portugal precisa de ter 1 treinador como o CO ADRIANSE,com chicote na mão capaz de ter tomates e por o ronaldo no banco suplentes.Não é com cobardes como o Carlos Queiros que vamos a algum lado

Anónimo disse...

Punha o RUI CARDOSO a treinar a nossa selecção que Portugal seria campeão mundial.

Anónimo disse...

Olha de repente lembrei-me do KIM Jong Hun,treinador da selecção da Coreia do Norte que podia treinar a selecção de Portugal,com este treinador acabavam-se as merdas do ronaldo e a indisciplina.Punha os tipos na ordem.Com este treinador norte-coreano tenho certeza que Portugal seria campeão MUNDIAL.

Anónimo disse...

Mas o Cristiano Ronaldo fez um mau mundial? Foi três vezes considerado o melhor jogador em campo pela FIFA, marcou e deu a marcar. Agora não esperem que ele brilhe como no ManU quando na equipa tem poucos para o acompanhar ou quando o treinador o coloca a ponta-de-lança! haja saúde meus amigos que o IVA em Portugal subiu.

AA

Anónimo disse...

3 vezes Melhor jogador em campo pelos FANS de ronaldo,não pela fifa que não tem voto na matéria

Anónimo disse...

Vá ao site da FIFA. Quem votou estou-me ralando. Só sei que foi e é isso que fica para a história. O termómetro do sucesso é apenas a inveja dos descontentes.


AA

Anónimo disse...

Foi uma pena já não estar entre nós. O Saramago teria ficado feliz com a vitória de Espanha.

Anónimo disse...

O AA deve ser um dos fanáticos do Cristiânus Nuloaldo que não percebem nada de futebol. Eu também me estou ralando mas é para essas votações de merda de fanáticos que gostavam que o Cristiânus lhes fosse ao cu. Eu vejo o jogo primeiro e analiso quem jogou melhor depois. E o Cristiânus é que não foi, em jogo nenhum. Mesmo qualquer idiota, desde que não fosse fanático, perceberia isso.

Anónimo disse...

Se a bola não chega lá à frente como é que os avançados podiam fazer fosse o que fosse? Mas os fanáticos não percebem isso. Para a próxima o Cristiano fica na posição do trinco e tem de arrancar com a bola por aí fora.

Anónimo disse...

A todos que questionam o querer do Ronaldo é ver http://videos.publico.pt/Default.aspx?Id=6c794509-ad30-43b4-979b-85c335022306

Oiçam o que ele diz ao Queiroz no momento da substituição do Hugo Almeida pelo Danny. Vejam o que ele diz aos restantes jogadores a seguir ao golo da Espanha: para avançarem no terreno. Só os fanáticos é que acham que um avançado sozinho perante 4 defesas, 2 trincos e 1 GR tem que os fintar a todos enquanto os restantes 10 companheiros ficam lá atrás.

Anónimo disse...

Opa eu ainda sou do tempo em que vi o MARADONA SOZINHO a ganhar o campeonato do mundo 86,com uma equipa de merda de argentina.Era Maradona e mais 10 coxos da argentina e argentina foi campeao do mundo.Não venham dizer que Portugal é só ronaldo e mais 10 coxos,temos vários grandes jogadores em grandes equipas da europa,mas o ronaldo não tem jogado NADA na selecção e para provar isos basta lembrar que na fase de apuramento Ronaldo não jogou em 3 jogos,2 contra a Bosnia e um contra a Malta e Portugal ganhou os...3 jogos sem ronaldo.O Ronaldo na selecção é 1 BLUFF.Os fans do ronaldo que me desculpem mas isso é REALIDADE nua e crua.

Anónimo disse...

Comparar Maradona com Cristiano Ronaldo,é como comparar 1 Ferrari com 1 Porche.È que não tem mesmo comparação.O Maradona sempre jogou em equipas de merda como o Napoles e a Selecção Argentina de 86 e 90 que era uma equipa vulgar.Era Maradona que fazia tudo.Nunca mais vi ninguem melhor que Maradona.

Anónimo disse...

É impressionante como fica tudo ofendidinho quando se diz a verdade sobre a merda do Ronaldo. "Se a bola não chega lá à frente como é que os avançados podiam fazer fosse o que fosse?" (sic). Isso era o que se esperava do idiota do Ronaldo: que fizesse chegar a bola lá à frente. O avançado, que eu saiba, era o Hugo Almeida, que conseguiu jogar melhor que o Cristiano Ronaldo, apesar de este não lhe ter feito um único passe, nem ao Hugo Almeida nem a ninguém. Uma coisa mostrou ele que sabe fazer bem: cuspir!

Anónimo disse...

cuspidor e fodilhão eis o ronaldo :))

Anónimo disse...

E eu a pensar que cabia aos médios fazer chegar a bola lá à frente. Afinal cabia ao extremo/2.o avançado.

Essa de se dizer que Portugal ganhou 3 jogos sem o Ronaldo é brilhante, quando a seguir se clarifica que foram 2 jogos com a bósnia e 1 com malta....essas grandes potências do futebol mundial que o Queiroz soube tornear, ainda que ajudado por não ter um empecilho como o Ronaldo.

Anónimo disse...

Pois pois, era o Maradona que fazia tudo em 86. Nesse Mundial o Maradona jogou 630 minutos e marcou 5 golos, levando a equipa ao colo, sozinho. Um dos coxos que quase lixava o levar a equipa ao golo era um desconhecido de seu nome Jorge Valdano, que alinhava numa equipa da treta chamada Real Madrid. Vejam bem o que este gajo atrapalhou a Argentina: jogou 630 minutos e marcou 4 golos. Um a menos que o artista a solo que fazia tudo.

Outro desconhecido era um gajo de seu nome Burruchaga que atrapalhou durante 611 minutos e ia eliminando a equipa com os 2 golos que espetou nos adversários.

Gajos que não se comparam é claro aos maravilhosos Pepe e Liedson.

A propósito de Pepe, onde anda o comentador que jurava a pés juntos que o Pepe ia estar em grande forma por ter descansado durante 6 meses...

Anónimo disse...

opa então como que explicas que antes do jogo contra a coreia do norte ronaldo não marcava golos há quase...2 anos?????Já te disse,o ronaldo na selecção é 1 BLUFF,está mais que confirmado,só mesmo os fans,as gajas e os fanáticos é que não querem ver isso.Se ronaldo fosse brasileiro,espanhol ou argentino de certeza que seria suplente ou nem ia ao mundial.Vejam o ronaldinho gaucho por exemplo que nem foi ao mundial.È claro que não temos melhor que ronaldo na seleccao,como na terra de cegos quem tem olho é rei.Porque que o FIGO era capaz de jogar muito bem no clube e na selecção e Ronaldo só joga muito bem no clube e na selecção é uma nulidade???Porque será???

Anónimo disse...

Opa então só encontras 3 craques da argentina do mundial 86?so maradona,valdano e burruchaga??não encontras mais craques??O burruchaga era 1 jogador vulgar,so jogou em equipas modestas.E quantos craques tem agora a selecção Argentina,Brasil,Espanha??MUITOS.E Portugal além de ronaldo é só coxos não?

Anónimo disse...

opa querem ver que agora a culpa é do pepe por termos perdido com a espanha e de ronaldo não ter jogado nada como tem sido habitual nos 2 ultimos anos???

Anónimo disse...

O Ronaldo é realmente o melhor jogador do mundo, vejo eu agora. É o único que nem precisa de jogar para ter todos a dizer dele que foi o melhor jogador em campo. Isto sim, é ser bom! O alvo já estava definido, era o Queirós, e já se sabe que esta gente teimosa não vai na conversa dos evidências. Estavam bons era para trabalhar na Justiça, que já sabiam quem eram os culpados mesmo antes dos crimes serem cometidos.

Anónimo disse...

Mas o ronaldo foi o melhor em campo neste mundial quando???Votos dos fans não vale,é batota