domingo, 27 de junho de 2010

Droga de vida


1) Uma história triste, daquelas que provavelmente aconteceram muitas vezes em várias partes do mundo. A Rádio Macau noticiou na segunda, o Ponto Final fez manchete na terça, e na sexta-feira ficámos a saber mais pelo Telejornal. Uma residente de Macau de nacionalidade portuguesa está detida no Nepal por tráfico de droga. A jovem em questão sofre de atraso mental, e acredita-se que terá sido manipulada por essas pessoas sem o mínimo de escrúpulos: os traficantes de droga. Estes usam e abusam dos mais vulneráveis, dos mais fracos, dos desesperados, como se fossem um mero instrumento para seu uso pessoal. A jovem terá saído de Macau no dia 12 de Maio, e terá sido detida no dia 16 quando deixava o aeroporto de Kathmandu com 317 gramas de heroína. Está desde então detida numa prisão do Nepal, sem condições sanitárias, e sem acesso aos cuidados especiais de que necessita. Um bebé grande detido num pesadelo que só agora está a começar. É mais triste quando acontece com alguém que conhecemos, e penso que a comunidade portuguesa conhece bem a família da jovem em questão. Um grande abraço de solidariedade para eles.

2) Como acontece sempre no Dia Mundial do Combate à Droga, são apresentados números sobre o consumo de estupefacientes. Em Macau o consumo continua a subir, e a ketamina continua a ser a droga de eleição entre os mais jovens. E certamente que em Macau se pode encontrar um pouco de tudo, desde as ervas aos chocolates, dos comprimidos aos pózinhos, os injectáveis e tudo mais. Para realmente “combater” o problema não basta meter na prisão quem vende. É preciso educar quem compra. Não chegam só campanhas que dizem que isto é “mau”, é preciso explicar porquê. Algumas destas campanhas chegam a roçar a palhaçada e a falta de respeito pela inteligência do receptor. Não são só os jovens problemáticos ou de famílias disfuncionais quem se mete na droga. E nem todos os jovens que consomem drogas acabam caídos no chão com a língua de fora. Não chega ameaçar com penas de 8 ou 10 anos, é preciso perceber que o fruto proibido é o mais apetecido. Dizer aos jovens “ai de ti se tocas nisto” sem os fazer perceber que isto faz mal, vai aguçar-lhes a curiosidade. Do outro lado deste combate mais proibitivo que explicativo temos os maus amigos que lhes dizem que é bom, que devem experimentar, e que têm a solução para todos os problemas. Não quero com isto criticar que trabalha e se esforça no sentido de combater o flagelo da droga, mas os resultados falam por si: o consumo continua a aumentar. Tivemos um exemplo muito ilustrativo no passado. Certa entidade disse uma vez a certos personagens bíblicos que não podiam tocar em certo fruto de certa árvore, sem lhes dizer porquê. As consequências foram as que se vêem.

22 comentários:

Anónimo disse...

Educa-se pelo exemplo.
E um bom exemplo e meter na prisao quem e apanhado a traficar droga.

Anónimo disse...

Anónimo das 13:17, aconselho-o a passar uns diazinhos numa prisão do Nepal para ver que tipo de exemplo voce quer ter.

Anónimo disse...

O conhecimento bíblico é mesmo fraco, mas isso é irrelevante porque mesmo à toa se projectam as tendências...
Quanto ao que realmente interessa, as pessoas são indubitavelmente parvas por, mesmo sabendo que a droga mata, se meterem nela directa ou indirectamente. O resto é conversa fiada.

Anónimo disse...

Por ser doente mental desculpa-se tudo???

Anónimo disse...

O conhecimento bíblico é fraco? Então explique lá melhor a história, porque é também assim que a conheço. Mostre lá os seus conhecimentos, vá, não se limite a cuspir para o ar, anónimo das 17:16.

Anónimo disse...

Pois pois. Os traficantes de droga são todos uns coitadinhos. Existe sempre uma razão para o tráfico: doença mental; sentaram-se nela; comeram-na ao jantar; precisavam de dinheiro para pagar as férias, o carro, as mamas da namorada; não era deles.

No Nepal são duras as condições da prisão? Não traficasse nesse país, que fosse para Portugal por exemplo.

Sofre de doença mental e o marido é um bandido? Mas a família não sabia disso e deixou-a casar-se?

É preciso educar que consome? Se tudo o que existe (e não falo de campanhas) não chega para informar os coitadinhos dos consumidores, então o que se sugere? Algo género National Geographic com a evolução dos efeitos da droga?

Mas, como tudo nesta sociedade moderna, a culpa é sempre dos outros e prosseguimos na lógica de desresponsabilização de quem prevarica. A culpa é do fruto proibido.

José Saramago disse...

Belo termo esse do "Meter-se na droga". Gosto muito! A rectidão moral destes comentadores também é de louvar... Muito portuguesa essa rectidão! Eu gosto tanto de vocês porque vocês são todos tão bonzinhos... Uns amores!!

Leocardo disse...

O anónimo das 5:49 só pode estar a brincar. Sim, claro, só pode ser isso. Quer dizer, pela sua lógica toda a gente que se droga devia estar presa. Olhe que não havia prisões que chegassem. E o tráfico internacional em pequenas quantidades - como neste caso - é feito por pessoas que estão super-bem na vida, e fazem aquilo para se divertirem. Ou melhor ainda, querem ser milionários.

Não era preciso um National Geographic, mas convinha que os jovens soubessem o que estão a fazer ao seu corpo, ou que drogas fazem pior, ou menos mal (já sei, vai-me dizer que as drogas "são todas iguais" e a cannabis injecta-se na veia), e tal como noutras legislações mais flexíveis onde o consumo, pasme-se, tem vindo a diminuir, apresentar-lhes as opções.

Não sei se o anónimo das 5:49 está contente pelo facto do dinheiro dos seus impostos andar a ser gasto com malta que fumou uns charrinhos, mas eu, por exemplo, não penso que isso seja um "crime" que justifique privar alguém da liberdade ou encaminhá-lo para os assistentes sociais e outras parvoíces.

A culpa não é sempre dos outros, mas meter na prisão pessoas frágeis, manipuláveis ou deficientes não vai acabar com o tráfico. Por cada um que fica, passam dez. Era tão fácil se fosse mesmo assim, não era?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Onde é que se diz que todas as drogas são todas iguais e que quem fume um charro deve ir dentro? Bem não se diz e por acaso devia ser dito porque as limitações pelos vistos são muitas. Tem de ser tudo muito bem explicadinho. Quanto aos traficantes sim, acho que devem ir todos dentro. De outra forma, e a seguir-se a lógica do blogueiro, os ladrões não roubam, exercem acção directa; os violadores não violam ninguém, simplesmente aliviam-se porque não encontram parceiro que os satisfaça e por aí fora.

Quanto ao que se deve fazer, nem uma sugestão. Boa. Ao nível do resto do blogue

Anónimo disse...

Ele que viesse para Portugal traficar droga,que não acontecia nada,mas azar foi no nepal

Anónimo disse...

A pessoa de quem se fala aqui - e que alguns comentadores crucificam - não chegou a completar sequer o ensino primário. Tem um atraso mental complicado, que a impede de ter a mesma percepção da realidade que uma pessoa 'normal' tem. Esse atraso mental, diagnosticado e certificado, não faz com que os pais a possam impedir de casar ou de viajar - tanto quanto sei, fê-lo contra a vontade deles. Mas foi o suficiente para que, sendo maior de idade, a polícia aceitasse uma queixa pelo seu desaparecimento. E foi assim que se descobriu que estava no Nepal.
Este caso demonstra, acima de tudo, que no mundo perfeito que é o da comunidade portuguesa de Macau nem tudo vai bem: há pessoas com dificuldades a vários níveis, das económicas às cognitivas. Haja respeito pela família.
Se têm filhos, não cuspam para o ar. Não acredito que algum dos comentadores mais incisivos dissesse o mesmo se tivesse um filho com um atraso mental a ser mordido por ratos numa choldra do Nepal.

Anónimo disse...

A ignorância é a mãe de muitos males. Estes senhores crucificam os alteradores de consciência com um copo de vinho na mão. Fantástico! No Império Romano só havia leis que limitavam o consumo do alcool. Quanto ao opio e ao haxixe, por exemplo, era tomado livremente sem que qualquer legislação os proibisse.
Liberalização já! Que ninguém se meta na minha vida!

Anónimo disse...

Para os "humanistas" que tem muita pena dos traficantes, entao esta bem: em vez de se meter na prisao, coloquem-se estes numa moldura penal de campo de trabalho e reeducacao, a fazer manutencao de estradas e limpeza de mato, por exemplo.Trabalho nao pago, claro esta.
Ah, e relativamente aaqueles que nao "tinham consciencia" do que estavam a fazer, nao faz mal,porque tambem nao devem ter consciencia que estao num campo de trabalho.

Anónimo disse...

O atraso mental não é desculpa,porque há muitos atrasados que matam gente normal.olha se fosse assim muita gente não ia presa por ser maluco ou atrasado mental o que infelizmente acontece muitas vezes

Anónimo disse...

Anónimo das 17:16,

O que está escrito no blogue é a seguinte frase: "Certa entidade disse uma vez a certos personagens bíblicos que não podiam tocar em certo fruto de certa árvore, sem lhes dizer porquê".

Na Bíblia está assim escrito: "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Génesis 2:16-17)

Ou eu me engano ou a palavra "porque" usa-se como resposta à pergunta "porquê". Enfim, preciosismos. Cuspi mesmo para o ar?

Anónimo disse...

Disse porque é que não deveriam comer (porque morreriam) mas não disse porque é que morriam se a comessem. Fossem Adão e Eva crianças deste tempo, e não se teriam contentado com esta falta de explicações do senhor Deus, seu pai. O Tribunal de Menores devia ter-se metido neste assunto.

Anónimo disse...

Da mesma forma que aquelas campanhas que dizem "a droga mata" estão a mentir aos jovens, dando-lhes a entender que se tomarem droga, morrem. A prova de que não é nada assim é que há por aí muitos que se drogam há anos e ainda andam por aí.

Anónimo disse...

Mas a droga tira anos de vida, segundo dizem. Esses drogados que andam por aí e têm quarenta anos de idade, por exemplo, se não se drogassem já tinham 60, só que a droga lhes retirou 20 anos de vida.

Anónimo disse...

Bah, é como o tabaco que diz matar lentamente. Os que fumam de certeza que não têm pressa de morrer...

Anónimo disse...

O Tribunal de Menores devia era proibir as crianças de trabalhar... no mundo artístico. É trabalho infantil na mesma apesar do muito que ganham.

Anónimo disse...

Anónimo das 02:12, assim é fácil... uma pergunta atrás doutra, só mesmo para chatear...
Eu não acredito no Adão e na Eva.

Anónimo disse...

Eu acredito porque os conheço. Evas, por acaso, até conheço duas.