segunda-feira, 7 de junho de 2010

Casa memorial do Dr. Sun Yat-sen


Hoje o Bairro do Oriente leva-o à Casa Memorial do Dr. Sun Yat-sen, localizada no nº 1 da Rua de Silva Mendes, junto da Av. Sidónio Pais. O pai da república chinesa não terá vivido nesta casa, e presume-se que a casa onde terá residido durante a sua curta estadia em Macau já não exista. A casa foi construída em 1912, e preserva alguma da mobília e utensílios utilizados por Sun Yat-sen. A sua primeira mulher, Lu Muzhen, terá vivido na casa com as suas duas filhas, Sun Yan e Su Wan, e o seu filho Sun Ke.


A casa foi desenhada em estilo mourisco, tem três andares com varandas, e um amplo quintal circundante.


Na sala do rés-do-chão podemos encontrar este busto com a figura do Dr. Sun Yat-sen, rodeado de bandeiras nacionalistas. A casa memorial do Dr. Sun Yat-sen é normalmente o local onde se comemora o dia 10 de Outubro, data da implantação da República da China, ainda comemorada nesse dia em Taiwan.



Duas perspectivas da mesma sala, na primeira com uma das muitas fotos do Dr. Sun Yat-sen. Repare-se na nítida influência do estilo mourisco, presente nas janelas em forma ogival.


Uma casa-de-banho localizada no primeiro andar, com bidé, o que denota uma certa influência europeia. Para quem não sabe, as casas-de-banho em Macau não têm bidé, normalmente...


Numa das salas do primeiro andar podemos encontrar estes retratos dos pais do Dr. Sun Yat-sen, Sun Had-cheng e Madame Yang.


Um retrato do bom doutor ao lado do seu irmão, Sun Mei.



Mais dois retratos que podemos encontrar na casa memorial, que serve também como uma espécie de museu. O de baixo foi tirado na tomada de posse como presidente provisório da República da China, em Maio de 1912.


Uma sala-galeria de várias gravuras em tinta da China, pintadas à mão.


Como dá para perceber, a casa encontra-se actualmente em obras, pelo que me foi vedado o acesso a várias das divisões. Esta é uma estátua do Dr. Sun Yat-sen localizada no exterior da casa.

A Casa Memorial do Dr. Sun Yat-sen pode ser visitada de quarta-feira a segunda, entre as 10 e as 17 horas. Espero que tenham gostado desta curta visita.

1 comentário:

Anónimo disse...

Posso roubar as fotografias? Diamantina Coimbra