segunda-feira, 28 de junho de 2010

Caras furadas


Gostava hoje de falar de tatuagens e piercings. “Body Art”, como dizem. Existem por aí uns locais que se designam pelo modernérrimo “tattoo parlour", e mesmo “salões de beleza” que andam a enriquecer mutilando a população, principalmente a mais jovem. Pessoas que ganham o pão a picar, a desenhar, a espetar metal através da derme dos outros, que em vez de fazer queixa na polícia por ofensas corporais, apresentam-se voluntariamente nestes antros, e gostam! Gostam sobretudo do resultado, que os faz entrar numa “moda”, ditada não se sabe muito bem por quem, que diz que é “engraçado” andar por aí pintado, espetado e vulnerável à hepatite B.

Comecemos pelos piercings. Meus amigos, não há nada de artístico ou “cool” em andar a esburacar as partes tenrinhas do corpo. No meu tempo (cough, cough) a malta usava brincos no lado esquerdo, porque no lado direito significava não sei o quê, mas hoje o uso em ambos os lados é generalizado. Pior do que isso, começaram a aparecer os “piercings”, que literalmente pode ser traduzido por “furo”. E é isso que a malta quer: andar por aí mais furada que um passador. São furos na língua, furos nas sobrancelhas, furos na língua (como será que comem?), debaixo da língua (!), no nariz (como os bois), no umbigo, nos mamilos! E eu que sempre pensei que furar os mamilos seria alguma forma mais cruel de tortura. Existem ainda piercings em partes que apenas consegui ver através da internet. Quero acreditar que se tratam de foto-montagens. Sim, só pode ser isso.

Se usar um brinco é sinal de rebeldia, usar um piercing é sinal de parvoíce. Que piada pode ter andar com metal atravessado na pele? São os meninos e as meninas alguma árvore de Natal? E no acto físico do amor? Aquilo não atrapalha? Não pica? Não será a mesma coisa que fazer amor com uma ventoinha? E mesmo os brincos, meus senhores, têm um período de validade. Homens que usam brincos depois dos 30 anos são uma de duas coisas: estrelas de rock, ou piratas. Como não vejo por aí muitas estrelas de rock, quero acreditar que os que vejo estão envolvidos numa forma de pirataria qualquer. Arrrr...!

Quanto às tatuagens, não tenho nada contra, para ser franco. Só que existe uma diferença entre uma ou duas tatuagens discretas, e o Raúl Meireles, que parece que está a usar uma camisola interior. Sinceramente, tatuagens nas mãos? No pescoço? Pelos braços e pelas pernas fora? E que mensagem estão a passar as pessoas que tatuam dragões na perna? Que pertencem à yakuza? Há tatuagens tão pirosas e tão mal feitas que parece que foram feitas na prisão. E se calhar foram mesmo.

Não sei quando foi que a dor lancinante que implica uma tatuagem passou a ser um desígnio em nome da moda. Qual moda? Está provado que as pessoas que fazem tatuagens definitivas se arrependem delas a um certo ponto. E quando forem velhos, com a pele enrugada, e as tatuagens tiverem passado de moda? Ficam a parecer peças de um museu. Quando vos forem fazer a autópsia, os médicos vão rir. Pensem bem antes de fazer uma tatuagem, e façam-na num local do corpo que não seja visível a qualquer trolha que passa na rua. As tatuagens são para ser vistas pela pessoa amada que tanto batalhou para nos conquistar. Não é “giro” nem “radical” andar por aí todo pintado como um maluquinho.

21 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente concordo com o Leocardo 100%. So' maluquinhos/as e' que fazem tatuagem.

Anónimo disse...

Os artigos do Leocardo já começam a meter NOJO,se não gostas das tatuagens o problema é teu,há muita gente que gosta.Agora vires aqui chamar os tatuados de malucos só mostra que és 1 mal educado sem respeito por ninguém.

Paulo39 disse...

Tanto as tatuagens como os piercings são opções de cada um. Cada um é livre de fazer o que quiser com o seu corpo, portanto, mesmo que não se goste, acho que não se deve discriminar essas pessoas.

Há pessoas que chegam a ter nojo de pessoas tatuadas. Sinceramente, a mim não me faz confusão nenhuma. Não acho bonito que se façam por todo o corpo como o Raul Meireles, mas não me incomoda de maneira alguma. O mesmo com os piercings, se for um ou outro até acho que pode ficar engraçado, no entanto não desataria a fazer furos, mas mais uma vez, não me incomoda nada que os outros façam isso e não faço juízos de valor sobre pessoas que o façam.

Pessoalmente, nunca faria uma tatuagem pelo carácter definitivo da coisa. Se fizesse uma, seria discreta e num local onde eu não a visse muitas vezes, para não me fartar dela (lol).

Furei a orelha esquerda aos 10 ou 11 anos e mantenho até hoje (18 anos) e não fiz mais nenhum.

PS: tal como tudo, se as tatuagens forem feitas em boas condições e com os instrumentos esterilizados, não há risco de apanhar hepatite B...

Leocardo disse...

Muito bem, Paulo. Nem eu digo em parte nenhuma que as pessoas com tatuagens me metem nojo, ou que não merecem respeito. Aliás, nem disse que não gosto, comentei apenas sobre aqueles indivíduos que exageram - e como em todo o resto, o exagero é uma coisa má. Ao anónimo das 16:08 respondo com a mesma moeda: se não gosta do blogue, há muita gente que gosta. Se não quiser não venha, e o facto de achar que lhe meto NOJO e continuar a vir aqui leva-me a pensar que é alguma espécie de masoquista. Mas só para que não haja confusões, não estou interessado. Obrigado na mesma.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mais uma posta de mau gosto injustificado. Há muito que ando para te dizer isto. Cresce e aparece, pá...

Anónimo disse...

Mal gosto sao aqueles que gostam de tatuagem e piercing, devem ser masoquistas por isso precisam dessas coisas para atrair e sentirem bem.

Anónimo disse...

A mim mete-me nojo um corpo todo tatuado, que nem a pele consigo ver, tal como me mete nojo uma burkha, pois não sei o que está lá por baixo. E depois, onde é que está o problema? É claro que têm a liberdade de andar como quiserem (no caso das burkhas acho que nem essa liberdade devem ter, porque qualquer assassino procurado pela polícia se pode esconder debaixo de uma, se estas não forem proibidas por lei), mas eu também tenho a liberdade de ter nojo e de evitar o contacto com essas pessoas. Ou a liberdade agora é só para os "modernaços"?

Anónimo disse...

Adorava fornicar uma gaja com um piercing na lingua. Dá-me uma tesão do caraças!

Anónimo disse...

" Não é “giro” nem “radical” andar por aí todo pintado como um maluquinho "o leocardo é mentiroso,claro claro não chamaste maluco a ninguém aqui,eu é que sou cego

Leocardo disse...

De facto não chamei a ninguém maluco, e também não disse que não chamei. V. Exa. é que está a tirar as suas próprias conclusões.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O leocardo não chamou maluco a ninguem,apenas chamou os pintados de maluquinhos.

Leocardo disse...

Exactamente. Agora se quem é tatuado da cabeça aos pés se identifica como um "maluquinho", problema dele.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Leeocardo e os seus fiéis comparam tatuagens com burkas!!! Mais um momento bonito.

Anónimo disse...

Metem-me o mesmo nojo, e foi essa apenas a comparação. Há por aqui quem tenha uma grande tatuagem em vez do cérebro.

Anónimo disse...

É uma pena é que países como Portugal ainda não tenham percebido o bem que estes tatuados podem fazer na preservação do património. Singapura, por exemplo, não precisa de tatuados para nada, que se alguém pintar graffitis nas paredes vai logo preso. Mas em Portugal, país "democrático" onde não se pode fazer nada aos pintores de graffitis, podia-se usar os tatuados como "parede" para os "artistas" pintarem os seus graffitis. Ficavam todos contentes e ficavam as paredes a ganhar.

Anónimo disse...

Oh anónimo das 11h38 o que tem a ver tatuagens com graffitis????Uma coisa nada tem a ver com outra.Que eu saiba pintar grafittis é CRIME em qualquer parte do mundo.Pintam muito bem é certo mas estão a estragar as paredes das cidades,eles que pintam as paredes das suas casas e não chateiem os outros.Aqui em Portugal pintam tudo,até os comboios e metro pintam a e a policia não faz nada.

Anónimo disse...

Então leia bem o seu próprio comentário, anónimo das 12:32, e vai perceber onde é que poderia estar a relação entre tatuados e graffitis. Só confirmou que a minha teoria está certa e, se fosse aplicada, países como Portugal ficariam a ganhar. Para os tatuados não devia fazer muita diferença, que com agulhas ou com uma lata de spray o resultado final era o mesmo.

Anónimo disse...

Então para ti tatuagem e grafitis,o resultado é o mesmo como??que eu saiba a tatuagem é para sempre,agora a tinta dos grafitis dá para remover.

Anónimo disse...

Mais uma vantagem para a tinta. Se se arrependerem do que fizeram, é só aplicar diluente.

Anónimo disse...

È por isso que não percebo como há gajos que tatuam o nome das suas namoradas ou mulheres.depois separam como é???a tatuagem já não sai da pele.

Anónimo disse...

Raspam com uma grosa. Que se foda, imbecil é imbecil até morrer!