quinta-feira, 17 de junho de 2010

Breve resenha dos últimos 20 anos do futebol de Macau


Como o tema dos últimos dias tem sido o futebol, mesmo o programa Montra do Lilau de terça-feira teve como tema principal o desporto-rei, nomeadamente o que se fazia em Macau nos gloriosos tempos da administração portuguesa. Quando cheguei a Macau em 1991, o campeão tinha sido o Sporting, mas como não conhecia praticamente ninguém, nem sabia onde se jogava o campeonato local. No ano seguinte o campeão foi o Leng Ngan, onde pontificavam vários jogadores portugueses.

A história do futebol de Macau conta-se em poucas palavras. A comunidade portuguesa e macaense foi a grande impulsionadora do jogo no território, e nos anos 60 e 70 pontificavam alguns jogadores de muita qualidade nas equipa militares. No início da década de 70, o Benfica de Eusébio fez uma pequena tournée a Macau, onde defrontou a tal equipa militar (4-1 para o Benfica, corrijam-me se estou errado), e goleou a formação do Seiko, de Hong Kong, uma das melhores equipas da Ásia, por uns expressivos 11-0.

Uma das minhas recordações mais queridas foi a da participação de Macau na fase de qualificação para o mundial dos Estados Unidos em 1994. Macau estava num grupo bastante forte, com a Arábia Saudita, Kuwait e Malásia, com os jogos a serem disputados em Kuala Lumpur e Riade. No segundo jogo na capital malaia, Macau defrontou o Kuwait, e esteve a ganhar por uma bola zero, vindo a perder por 1-10. Mesmo assim o golo madrugador da selecção macaense (o único em toda a qualificação) chegou a irritar os árabes, que começaram a dar um "chega para lá" à maioria de jogadores portugueses que servia a selecção de Macau.

Não foi até 1993 que ganhei interesse pelo campeonato macaense. Em Outubro desse ano chegavam ao território vários jogadores provenientes da república, com o intuito de reforçar o regressado Negro Rubro, formação patrocinada por António Assumpção. Foi na altura que chegaram ao território o avançado Pelé, actualmente treinador da equipa da Casa de Portugal, o guardião Bento, o médio Vitinha, o lateral brasileiro Marcos, e o avançado brasileiro Robson. Nesse ano o Negro Rubro foi campeão, com mais um ponto que o Hap Kuan, onde jogava Mandinho, e mais dois que o Lam Pak, a equipa "dos chineses", como era conhecida na altura.

No ano seguinte o Negro Rubro voltaria a investir forte no sentido de reforçar a equipa com vista à participação na Liga dos Campeões Asiáticos. Chegaram mais jogadores de Portugal, e o treinador Isidro Beato, ex-Estoril. O novo Negro Rubro ficou afastado da Liga dos Campeões numa poule disputada com os filipinos do Davao City e o Kota Rangers, do Brunei, e ainda venceu o campeonato da bolinha, o popular campeonato de miniatura. Só que depois faltou o dinheiro, Isidro Beato regressou a Portugal com os novos jogadores, e os restantes foram arranjar empregos na função pública - era fácil, na altura.

Em 1996 o Benfica visitava o território, e jogou com a selecção de Macau no campo do Canídromo. Os encarnados preparavam a época 1996/97 com um novo treinador, o brasileiro Paulo Autuori, e sem João Pinto e Nuno Gomes, integrados na selecção portuguesa que preparava o Euro 96, em Inglaterra. Macau e Benfica encontravam-se empatados a zero ao intervalo, com Hassan a desperdiçar uma grande penalidade para os encarnados. Na segunda parte o Benfica marcou oito golos, dando uma expressão de goleada ao resultado. No final foi explicado que o Benfica não construíu a goleada na primeira parte para que os espectadores chineses "não fossem embora ao intervalo".

No ano seguinte o FC Porto, então tri-campeão nacional pela primeira vez, visitou o território, inaugurando o novo Estádio de Macau, na Taipa. Os comandados de António Oliveira, e onde pontificavam Folha, Fernando Mendes, Rui Barros, Sérgio Conceição, Jorge Costa e outros, venceu a selecção da China por duas bolas a uma, e o Jubilo Iwata do Japão por uma bola a zero, conquistando o primeiro torneio de Amizade Macau-Cidade do Porto. Jardel, a braços com uma lesão, assistiu aos jogos na bancada. Uma forma.

Em 1998 realizou-se a segunda e última edição deste torneio, que contou com as vindas do Salgueiros e da equipa italiana do Bolonha. No primeiro jogo o Salgueiros defrontou a selecção de Macau, e ao fim de 20 minutos o resultado estava em 6-0 para os salgueiristas. Foi então dado um sinal à equipa de Paranhos para "abrandar", e a equipa orientada por Carlos Manuel não mais marcou. Caso contrário, teria construído um resultado histórico. Na final o Salgueiros derrotou o Bolonha por duas bolas a uma.

Desde a transferência de soberania, apenas o Marítimo do Funchal visitou o território, realizando um encontro particular com o South China, que viria a perder por uma bola a zero. As novas concessionárias do jogo trouxeram ao território grandes equipas internacionais, como o Manchester United de Cristiano Ronaldo, o Barcelona, onde despontava na altura um jovem de 18 anos que dava pelo nome de Lionel Messi, e mais recentemente o Chelsea de Scolari, em 2008.

Quanto ao campeonato de futebol de 11 de Macau, esse sempre muito pobrezinho em termos de qualidade, ganhou um novo elan com a chegada à I Divisão este ano da Casa do FC Porto. Poderá ganhar ainda mais interesse se o Benfica e o Sporting de Macau chegarem também à divisão maior. Talvez a qualidade melhore se devolverem ao futebol de Macau o seu sabor português, que ajudou a construír a sua história.

8 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Do futebol de Macau, o que sempre recordarei serão os dois jogadores que saíram daqui para a minha Académica - o Augusto Rocha e o Belo, mais tarde director do Trabalho e Emprego.

Anónimo disse...

futebol e macau na mesma frase continua a não me convencer.

Anónimo disse...

Muito bom artigo do Leocardo. Saudades dos velhos tempos. Que saudades. Só se esqueceu de dizer que o Benfica em Macau em maio de 2011 e que a Associação de Futebol de Macau (AFM) foi criada no dia 1 de Junho de 1939!

AA

Anónimo disse...

O campeonato macau so tem 7 jornadas,isso diz tudo.

Anónimo disse...

Parece a Académica. E noto também que os portugueses de Macau eram magrinhos, talvez porque não houvesse McDonald's.

Anónimo disse...

oLHA TIVE O PRAZER DE DISPUTAR O CAMPEONATO DE MACAU EM OUTUBRO DE 1993 FUI CAMPEAO COM O NEGRO RUBRO E FIZ 28 GOLS NESTE CAMPEONATO E 11 GOLS PELA SELEÇÃO DE MACAU .GANHAMOS A HONG KONG DEPOIS DE 50 ANOS SEM GANHAR DELES .MACAU FAZ PARTE DE MINHA HISTÓRIA !ABRAÇO A TODOS AI NO TERRITÓRIO.ROBSON LUIZ

Marcos Silva disse...

O futebol de macau,como diz na resenha, o momento foi na epoca 1993/1994, parecia que o futebol de Macau, iria desenvolver, na altura o futebol no Pais da China era bem inferior ao de Macau, hoje e uma das potencias asiaticas, e o futebol de Macau ficou pelo caminho. agradeço ao antigo jogador Macaense, augusto rocha, e ao falecido pres. antonio assunção. Lateral esq. Marcos

Marcos Silva disse...

O futebol de macau, como escrito na resenha, teve o seu maior interesse na época, 1993/1994, parecia que o futebol de Macau iria desenvolver-se
na altura futebol no Pais da China era bem inferior ao de Macau, mas hoje é uma potencia mundial, um jogador na China tem um salário Mensal de 80.000,00 dólares, agradeço muito ao antigo jogador macaense,Drº Augusto Rocha, e o falecido Presidente António Assunção por me ter seleccionado no Estádio Nacional, para ingressar no Futebol Macaense, pois tive tudo ou mais, do que um jogador da 1ª divisão das equipas medias de Portugal, fui muito bem recebido pelo território na altura Português, Macau foi a minha segunda Mãe, me deu valor, reconhecimento, estabilidade no passado, presente e futura.ex lateral esquerdo,a Marcos Silva, conhecido pela alcunha em Portugal de Marquinho Macau.abraços a todos