domingo, 20 de junho de 2010

Agora que se prestam contas...


José Saramago vai hoje a enterrar no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa. O corpo do escritor será cremado, e as cinzas permanecerão em Portugal. O cortejo funerário foi visto por milhares, senão mesmo milhões de pessoas através da RTP e da RTPi. Faleceu na sexta-feira o maior escritor português da actualidade, quer se goste quer não. Muito se tem dito sobre Saramago nos últimos dias. Uma figura que não reúne consenso, muito por culpa das posições do homem contra o conservadorismo e contra a igreja, a apologia do ateísmo e da sua simpatia pelo Partido Comunista Português.

E o que penso eu de tudo isto? Há quem aponte o dedo a Saramago pelas purgas que levou a cabo enquanto vice-director do Diário de Notícias, acusação que o escritor refutou, dizendo que "não era possível ter tomado essas decisões completamente sozinho", e há mesmo quem o acuse de "traição", por deixar Portugal e ter escolhido ir viver para Lanzarote, local que o inspirou para escrever algumas das suas obras mais conhecidas. A verdade é que Saramago foi vítima do último grande acto inquisitorial do nosso tempo, cometido por um senhor que ainda ontem dizia que "hoje faria igual". Há gente mesmo muito estúpida. Quem também ficou mal no retrato foi o nosso PR, o Cavacão, que resolveu não interromper as férias para prestar homenagem ao escritor. Que grandes "cristãos" que estes me saíram.

Penso que sobretudo Portugal perdeu um dos seus maiores patrimónios, um grande valor literário. Li apenas três livros de Saramago, e em dois deles fui obrigado a fazê-lo: Memorial do Convento, Jangada de Pedra e O Evangelho Segundo Jesus Cristo, este último por curiosidade. Confesso que não sou grande apreciador, pois prefiro literatura estrangeira, mas não posso deixar de considerar Saramago um dos maiores escritores do século XX. Se a academia sueca diz que é, quem sou eu para dizer que não?

Não embarquei na compra da bibliografia de Saramago a metro quando ganhou o Nobel, e também não é agora que o vou fazer, porque morreu, mas tenho a certeza que as vendas dos livros dos escritor vão disparar em flecha nos próximos dias. Até desculpo as senhoras que lêem a "Maria" e a "Nova Gente" que ontem asseguravam aos microfones da RTP que "tinham lido a obra toda de Saramago". Há que desculpar, enfim, às vezes a sinceridade fica mal. Se o homem tinha defeitos? Claro que tinha. Mas além do Padre António Vieira, quem mais tem o dom de escrever bem e ao mesmo tempo ser boa pessoa?

27 comentários:

El Comandante disse...

Cavaco mostrou o aldeão e pacóvio que é.

Anónimo disse...

E este cretino mostra o urbano espertalhaço que é... Vai tratar-te urso.

Anónimo disse...

Não acho que o Saramago iria gostar de ter no seu funeral alguém que ele criticou e por quem tinha um profundo desprezo. Quanto ao Cavaco não ir pergunto ao Leocardo se iria ao funeral de quem o atacou e alguém que tinha por ele um profundo desprezo, como em relação a todos os outros que não se curvavam perante ele?

Essa do "se a Academia Sueca diz que é, quem sou eu para dizer que não?" demonstra bem a atitude de carneiro que é.

Anónimo disse...

Aquilo a que estes idiotas chamam de atitude de carneiro não é mais do que uma atitude inteligente. Cada um é livre de gostar do que muito bem quiser gostar, agora vir para aqui dizer que o Saramago era péssimo escritor, quando percebem tanto de literatura como eu de costura, mostra que a ignorância arrogante não tem limites. Querem agora ver que estes mentecaptos que pouco terão lido na vida sabem mais do que os especialistas da Academia Sueca? Vão estudar, vão aprender o que é literatura, e depois então abram a boca. Até lá, de cada vez que a abrirem, dela só vos sairá merda.

Leocardo disse...

Pela lógica do anónimo das 10:51, nada é o que é. Os filmes que ganham óscares "não prestam", os discos que estão no top "são uma porcaria" e mesmo os laureados com o prémio nobel da medicina "são uns dentistas carniceiros de traseira de quintal". É muito "cool", muito "rad", o anónimo das 10:51. Se existisse o nobel da parvoíce...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Lá estão os iluminados do pensamento correcto. Os que ditam de que devemos gostar. Carneirada de trampa. Leu dois livros forçado e um terceiro porque sim. Não aprecia mas diz que é bom porque os outros dizem que é bom. Sigam a carneirada.
da
Se existisse o nobel dos iluminados ou carneirada...

Anónimo disse...

Na hora da morte creio que a família chora o familiar, enquanto os outros choram o escritor. Há aqui uma diferença muito grande. Uma coisa era o Senhor Saramago que teria os defeitos que todos nós temos mais alguns. Outra radicalmente diferente era Saramago o nosso Prémio Nóbel. Recorde-se que o primeiro Nobel que Tivemos (Egas Moniz) recebeu os créditos a meias com outro cientista. Se Cavaco tivesse estado presente não "borrava os brazões". É que Cavaco estaria não como Senhor Cavaco, mas como Presidente da República o que volta a ser completamente diferente. Ouvi dizer que Sousa Lara disse que voltaria a negar a proposta de prémio a Saramago. Gabo-lhe a coerência. Só que Lara já não é ministro, ou secretário de estado e por isso pode dizer o que quiser e tem todo o direito de não gostar de Saramago. Mário Soáres não só não morria de amores pelo escritor, como era seu inimígo político e pessoal (já que houve pelo menos um período em que cortaram relações). No entanto Soáres não deixa de reconhecer a grande estatura do escritor e acho que desta vez não engole nenhum "sapo vivo".
Não se exige unanimidade quanto à apreciação de um autor. Eu, por exemplo, não gosto do Eça de que a maioria gosta. Gosto mais de Aquilino.E neste caso até podia dizer algumas coisas pessoais desagradáveis acerca de Aquilino já que era bem chegado à minha família. Mas não. Gosto mais de Aquilino do que de Eça. Claro que eu nunca fui nem serei secretário de estado e muito menos PR.
Mas qu liderança política portuga anda um bocado por baixo lá isso anda...

Leocardo disse...

Como já expliquei (é no que dá comentar não lendo os posts devidamente), não sou grande adepto da literatura portuguesa. Prefiro a estrangeira. Capisce?

Cumprimentos

Anónimo disse...

"Capisco" caro Leocardo. Tanto assim é que você próprio afirma num posto mais abaixo sobre Saramago: "uma merda qualquer"

Anónimo disse...

Mande-os à merda Leocardo (já mandou) sobretudo o imbecil que acredita na soberania intelectual dos cretinos dos suecos para declarar o que é boa literatura. Analfabruto seguidista; que tristeza...

José Saramago disse...

Sim, sim, pois, pois, claro... Eventualmente e "prontos"! Eu também não gosto do Mourinho - É má pessoa!

Anónimo disse...

O cavaco ao não ir ao funeral ao saramago,mostrou a merda de presidente que é.Mas isso toda a gente já sabia.

Anónimo disse...

a academia sueca so' lhe deu o nobel porque as obras estavam traduzidas, em portugues aquilo e' uma seca de todo o tamanho

Anónimo disse...

Falem do que sabem, caralho! De futebol, por exemplo. Deixem a literatura para quem lê, mentecaptos de merda!

Anónimo disse...

Caralho e mai nada foda-se. Literatura para os finos.

Anónimo disse...

De literatura o Raulinho de Pequim é k sabe...

Anónimo disse...

A escumalha não lê, mas entra em discussões literárias para se sentir menos escumalha.

Anónimo disse...

Não é por se morrer que se passa a ser bom em tudo..Saramago devia ter ficado em Espanha. Qt a Cavaco não sei porque tanta polémica de não estar no funeral, fez-se representar e....basta. O aproveitamneto politico da maioria é que é ridicula.

Anónimo disse...

A escumulha que se acha dona da verdade e da cultura, não passa do nível do esgoto de onde saíram.

Anónimo disse...

O Cavaco chamava o Saramago de "génio de banalidade" sempre criticou o Saramago,e fez muito bem em não ir ao funeral do Saramago,porque se fosse estava a ser muito hipócrita.Eu nunca gostei do Cavaco,mas desta vez concordo 100% com a atitude dele.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa,o cavaco que sempre criticou o saramago mostrou que ao menos não é hipocrita e por isso não foi ao funeral,ao contrário de certos ministros hipócritas que gostam de fazer teatro nestas ocasiões.Não gosto de pessoas falsas.

Anónimo disse...

os Saramagos e seus acólitos são como fungos...nascem em todos os recantos onde abundam a humidade da estupidez e o húmus da burrice.

Anónimo disse...

A Presidência da República fez-se representar instituicionalmente pelo Chefe da Casa Civil e pelo Chefe da Casa Militar.
O Presidente da República promulgou de imediato o decreto de Luto Nacional, o que é coerente com a sua função.
O cidadão Aníbal Cavaco Silva, sobre quem José Saramago disse que jamais cumprimentaria, estava de férias e por lá ficou.

Anónimo disse...

Se o Cavaco tivesse ido gostava de saber o que comentariam...

Anónimo disse...

E o que interessa se Cavaco deu cavaco ou não ao Saramago???Nem toda a gente é obrigada a gostar do saramago,eu odeio o Saramago e depois???Fez muito bem o Cavaco não ir ao funeral do Saramago.

Anónimo disse...

Por falar em teatro de pessoas falsas,o Sócrates é realmente um péssimo actor,acho que teria futuro como actor dos morangos com açucar porque representa tão mal.Aquele riso dele então é o riso mais falso que vi na minha vida.

Anónimo disse...

Eu sou a "escumulha" dona da verdade e da cultura, anónimo das 09:51. Tu és a escumalha que não lê. Tu e o fungo das 12:28, teu irmão na estupidez e na burrice.