domingo, 10 de janeiro de 2010

Vocês sabem lá



Vocês sabem lá como foi ontem o programa “Dá-me Música” transmitido ontem pelo canal 1 da TDM. O programa foi consagrado a um tema que me é bastante querido: a música dos festivais. Os convidados eram Simone de Oliveira, Heitor Lourenço e Marta Norton, na equipa A, e Anabela, Serenella Andrade e Eládio Clímaco na equipa B.

Simone e Anabela foram vencedoras do Festival da Canção. A primeira duas vezes nos longínquos anos 60, e a segunda em 1993, quando tinha apenas 16 anos. Eládio Clímaco é aquele senhor afectado que fez a voz-off de dezenas de Festivais da Eurovisão. Sim, aquele que dizia uma catrefada de disparates a respeito de canções de outros países, enquanto mendigava pontos para a canção portuguesa durante a votação. Um verdadeiro patriota.

Fiquei desiludido com as músicas, bastante previsíveis. Deu-se destaque à música dos festivais nacionais, mesmo algumas que não ganharam, e as músicas da Eurovisão eram todas antigas e mais que batidas. A música italiana e francesa dos festivais da Eurovisão foi completamente ignorada. Um escândalo. Foi penoso assistir aos dançarinos residentes, aqueles rapazes e raparigas altos, belos e cheios de músculo, a dançar “profissionalmente” ao som de “Puppet on a String” de Sandie Shaw, ou “Ele e Ela” de Madalena Iglesias.

O vestido de catarina Furtado era, numa palavra, sexy. Melhor que aquele vestido, só se ela o tirasse. No final Anabela e Simone interpretaram “Vocês sabem lá”, sem dúvida o momento alto do programa. Para a semana é o último “Dá-me Música”, que em Portugal terminou no início de Outubro. Se calhar lá para o Verão a TDM traz-nos as “Danças no Gelo”, um programa nos mesmos moldes, a ser actualmente trasmitido na RTPi.

PS: Para a semana vai estar lá o palerma do Nuno Markl. Espero que os Delfins estejam lá para lhe atirar ovos quando ele cantar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tinha que chamar palerma ao Nuno Markl, quando antes falou em meia dúzia de indivíduos bem mais palermas do que ele?