domingo, 10 de janeiro de 2010

Togo fica na CAN


A selecção do Togo retirou-se da Taça das Nações Africanas (CAN) que tem início hoje em Angola na sequência da morte do treinador adjunto Abalo Amelete e do porta-voz Stanislas Ocloo, atingidos na sexta-feira por disparos de rebeldes da FLEC, Frente de Libertação do Enclava de Cabinda. O treinador Hubert Velud foi atingido num braço, e o guarda-redes Kodjovi Obilale foia tingido com dois tiros nas costas, encontrando-se internado num hospital na África do Sul. Apesar dos receios, a FIFA já anunciou que a CAN se vai mesmo realizar, apesar da tragédia. De recordar que a selecção togolesa fez a viagem do Congo para Cabinda de autocarro, ignorando as recomendações da organização para irem de avião.

Entretanto, de acordo com o L'Equipe e o Jornal Record, a selecção togolesa resolveu à última hora disputar o torneio. O médio Alexys Romao afirmou: "A comitiva acabou de se reunir e decimos que vamos entrar em campo na segunda-feira para defrontar o Gana. Morreram duas pessoas e outras estão feridas mas não podemos abandoná-los como cobardes. Se ficarmos aqui, é por eles. E não podemos dar uma satisfação aos rebeldes. O nosso governo não está de acordo connosco mas nós estamos determinados a jogar esta competição. A decisão foi tomada por unanimidade." O Togo está integrado no Grupo B do CAN, com as selecções da Costa do Marfim, Burkina Faso e Gana.

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Já está confirmado que não fica.

http://devaneiosaoriente.blogspot.com/2010/01/seleccao-do-togo-abandona-taca-das.html

Leocardo disse...

Voltaram atrás na decisão, meu caro Pedro: http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=ef9ca584-49b5-459f-9063-6228f24d63bf&idCanal=a54211e4-d2ef-49a4-9c2d-d303bd8eebff

Pedro Coimbra disse...

Mas agora já não ficam outra vez.
Triste, francamente triste.