sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Pedroto - 25 anos de saudade


Passaram ontem 25 anos desde o desaparecimento de José Maria Pedroto, aquele que é considerado por muitos o maior treinador português de todos os tempos. Considerado um revolucionário e combatente do centralismo, conquistou em 1977 um campeonato para o FC Porto, depois de 19 anos de jejum. Antes disso tinha vencido a Taça de Portugal com o Boavista e o V. Setúbal, tendo ainda realizado campanhas europeias fantásticas com estes últimos, tendo atingido por duas vezes os quartos-de-final da Taça UEFA e uma vez os "quartos" da Taça das Taças, tendo afastado equipas como o Inter de Milão, a Fiorentina ou o Leeds United. Pedroto lançou no início dos anos 80 a estrutura que o FC Porto mantem até hoje, que levou que o clube da invicta tenha vencido mais troféus nos últimos 25 anos que qualquer outro clube português no mesmo período do tempo durante a história. Faleceu em 8 de Janeiro de 1985, aos 56 anos, de carcinoma pulmonar. Vamos recordar uma das suas últimas aparições televisas: uma entrevista com José Estebes no programa Tal Canal, em 1984.

5 comentários:

Anónimo disse...

Saudades do idiota que "inventou" a guerra Norte-Sul?
Nao faz falta nenhuma...!

Anónimo disse...

Que se saiba, ninguém 'inventou' nenhuma guerra. É bem real. Os palermas de Lisboa é que gostam de pensar que isto é tudo deles. Eles é que começaram a guerra.

Anónimo disse...

Fabuloso momento de humor.

Anónimo disse...

Pois inventou a guerra Norte-Sul: pôs o Porto a vencer campeonatos, coisa a que os de Lisboa não estavam habituados, e foi aí que começou a guerra...

Anónimo disse...

Se nao sabe, aprenda!!!

Noticia do jornal A Capital na altura:

"Pouca gente soube que o muito saudoso José Maria Pedroto esteve a um pequeno passo de ser treinador do Sporting, quando João Rocha era presidente do clube de Alvalade. Tudo estava acertado, pormenor por pormenor , até à mais ínfima partícula de um documento que vinculava as duas partes, pelo menos durante uma temporada futebolística. Porém, no dia em que estava aprazado a assinatura nos papelinhos, Pedroto travou o gesto e subitamente disse para o presidente do Sporting“Esqueci-me de lhe lembrar, mas falta aqui uma cláusula. Está tudo certo, tanto em relação aos meus prémios, como aos meus vencimentos, o caso do apartamento e do carro às ordens, tudo muito bem, mas o senhor presidente esqueceu-se de que eu lhe tinha dito logo no primeiro encontro: só vou para um clube que dê garantia de contar com os árbitros. “Como, não percebo?” Indagou João Rocha, nessa altura pouco habituado a saber o que era certa fatia da arbitragem. Pedroto meteu a caneta na algibeira, levantou-se e apenas disse:“Quinze mil são para mim, mas para os árbitros são precisos outros tantos, caso contrário o Sporting só ganha campeonatos lá para o fim do século”

mais á frente:"Pedroto era intratável e tinha atitudes que roçavam o racismo".

PERCEBEU??? ou precisa de um desenho?