O FC Porto tem dominado o panorama futebolístico português dos últimos 25 anos. Os números são indesmentíveis: 17 títulos em 25 anos nunca foi batido por ninguém. Próximo só o Benfica de 56/57 a 79/80: 15 títulos em 24 anos. Com Pinto da Costa ao leme do FC Porto, o presidente conquistou 17 dos 24 títulos. Desde que estou em Macau (há 18 campeonatos), o Porto venceu 13 vezes, o Benfica e o Sporting duas, o Boavista uma. Nos últimos vinte anos o Porto venceu 14 campeonatos, nos últimos 30, venceu 19 vezes (a larga maioria), e mesmo nos últimos 40 anos, 19 são quase metade (Benfica e Sporting têm vinte, juntos).
O que equivale por dizer que o FC Porto é o clube português mais bem sucedido dos últimos 40 anos. Tendo em conta que os títulos europeus (e três finais perdidas) do Benfica foram há mais de 40 anos, o mesmo se aplica no panorama internacional. Assim nos últimos 30 anos o Porto jogou a final da extinta Taça das Taças, venceu uma Taça UEFA, duas Ligas dos Campeões (uma no antigo formato de Taça dos Campeões), duas vezes Taça Intercontinental, uma vez a Supertaça Europeia, e incontáveis Taças de Portugal e Supertaças. O Benfica foi campeão três vezes nos últimos vinte anos, perdeu duas finais da Taça dos Campeões, há 19 e 21 anos. O Porto é, a par do Manchester United, o clube com mais presenças na Liga dos Campeões (criada em 1991/92). Desde 1982/83 o Porto só ficou abaixo do segundo lugar uma vez (2001/2002). O maior período sem ganhar o título foi três anos (1999/2000 a 2001/2002), e conquistou dois tetra-campeonatos e um penta, ambos inéditos. Só o Sporting tinha conquistado o tetra nos longíquos anos 50.
Jesualdo Ferreira entra para a história, e ninguém diria. O professor de Educação Física que tinha no currículo passagens pelo Torreense, Est. Amadora, Alverca e uma selecção de sub-21 muito discreta, chegou a treinar o Benfica entre 2002 e 2003, tendo sido despedido após uma eliminação para a Taça em casa, frente ao modesto Gondomar. Levou depois o Braga ao 4º lugar, e no Porto conquistou três campeonatos consecutivos, igualando o recorde de Randolph Galloway no Sporting e Jimmy Hagan no Benfica. Caso vença o próximo campeonato, torna-se o treinador com mais títulos consecutivos, e mais títulos no total: vários treinadores têm três (Otto Glória, Fernando Vaz, Eriksson, Artur Jorge, Janos Biri, Joseph Szabo, Bela Guttman, Fernando Riera), mas nenhum tem quatro. Curiosamente o homem que cunhou a frase "quem treina o Benfica arrisca-se a ser campeão nacional, Mário Wilson, só conquistou um título.
Tempos houve em que Eusébio era o jogador português com mais títulos: nove. Entre 1992/93 e até se retirar em 2004/05, Jorge Costa conquistou dez títulos, todos pelo FC Porto. O Porto especializou-se em fazer multicampeões onde antes só havia Eusébio, Nené e Simões. Foram Secretário, Folha, Jaime Magalhães, Semedo, e muitos outros. Paulinho Santos e Vítor Baía ganharam nove vezes. Um jogador que começasse a jogar no Porto com 20 anos em 1991/92, teria hoje 37 anos, e se tivesse permanecido todo este tempo no clube, teria conquistado 13 campeonatos, um recorde absoluto.
Isto são factos, e não se trata de qualquer forma de clubismo. É natural que a nomenclatura de Lisboa (Benfica, Sporting) questione estes números atirando para a fogueira da suspeição factores como a corrupção desportiva ou outras jogadas de bastidores. Talvez um outro roubo num ou noutro jogo possa ter levado o Porto a ganhar dois ou três títulos, uma ou duas taças. Mas...tudo isto?
18 comentários:
Ganharam. Parabéns aos campeões. Para o ano há mais.
Sim Leocardo, tudo isto se explica com as tais manobras de bastidores. Ao vencer os dois ou trê campeonatos de que fala, o Porto vai vincando o seu domínio no plano interno, e só assim consegue a estabilidade que necessita para comprar os melhores jogadores e conseguir sucesso lá fora. Enquanto isso aos seus rivais vão faltando os títulos e a estabilidade, o que faz com que estejam sempre a tentar, sem sucesso, definir uma estrutura vencedrora. É uma estratégia semelhante à usada pela Juventus na Itália. Só que em Portugal, a justiça, já se sabe...
Em todo o caso, bom post, cheio de factos interessantes.
Abraço
Tal como se diz que o Benfica só ganhou aquilo que ganhou porque era o clube do regime, também se pode dizer que o Porto ganhou o que ganhou por meio ilicitos.
Mas o que espanta é que facturas de viagens de árbitros que aparecem na contabilidade, visitas no dia anterior a casa do Presidente, conversas telefonicas, jogadores em campo a agredirem o arbitro sem haver sanção, o braço direito que é dono de mais de metade do alterne da zona metropolitana do porto, clube que empresta jogadores a mais de 40% de clubes da 1ª e 2ªLiga, enriquecimentos rápidos de membros dos orgãos de gestão e alguns jogadores através de negócios imobiliários com a câmara pouco claros, membros da claque que sendo desempregados são donos de carros de alta cilidrada, claque essa que é a guarda pretoriana da direcção que ameaça jogadores e treinadores do próprio clube, e outras coisa mais, não façam levantar suspeita, ou que quanto muito levaram a ganhar um ou dois titulos...
Prefiro perder a saber que só cheguei a este ponto desta maneira suja
http://www.vermelhices.com/
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=992816 benfica compra arbitros
Livro do ex arbitro internacional de futebol Jorge Coroado,pag 60:"Quando o presidente leonino(sousa cintra),na sua qualidade de delegado,veio a minha cabina entregar a documentacao,fez se acompanhar de tres pequenas caixas,contendo artigos de fantasia para senhora,concretamente,uns brincos pierre cardin,que fez a questao de nos ofertar e disse:Olhe la,nos nao gahamos nada,mas ganhar ao benfica aqui na luz é como se ganhassemos o campeonato.Agora veja la o que faz!!!
Pag 99 livro do jorge coroado:Num jogo de competicao europeia em lisboa onde iria jogar um clube de lisboa,o famoso arbitro petrovic na altura um dos melhores do mundo ficou alojado dias antes no hotel tivoli,as despesas foram todas pagas pelo clube lisboeta,ate ao dia do jogo.
Pag 108
"tambem me vem a memoria o que alguns colegas me diziam sobre o antigo dirigente benfiquista gaspar ramos e a forma como ele os pressionava no estadio da luz,nao de forma acintosa mas mais sub repticia.,os arbittros percebiam e nao deixavam de sentir incomodados
http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_mulheres_de_king.jpg
Não é em nome do FC Porto; é em nome de outro clube. Por isso, se disserem que eu pago viagens à Leonor Pinhão, é mentira, não fui eu. Também me disseram que um árbitro internacional tinha dito que em Portugal lhe tinham proporcionado grandes noites. Fiquei preocupado. Mas como isso ainda não veio a público e não fui acusado. Estejam tranquilos porque também consegui saber que as mulheres que amaram mr. King não foi por indicação do FC Porto".
Howard King, ou "mr King" como lhe chamou ontem Pinto da Costa, um ex-árbitro internacional inglês que, em 1995, confessou numa entrevista ao jornal "News of the World", reproduzida depois por "A Bola", que recebera favores sexuais em Lisboa, onde esteve para apitar um jogo do Sporting, na década de 80, e outro do Benfica, em 1992. Howard King mencionou ofertas de valor acima do permitido pela UEFA, além da presença de prostitutas no hotel como forma de aliciamento antes desses jogos apitados em Portugal.
http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_mulheres_de_king.jpg
A discussão foi acesa, com Valentim a esforçar-se por apaziguar os ânimos do dirigente e sugerir-lhe nomes de árbitros para substituir Paraty. Vieira, que diz não ter "preferência" por "ninguém", acaba por recusar o nome de quatro internacionais - "não me dá garantias", disse de alguns deles. A solução acabou por ser João Ferreira, o árbitro que amanhã estará no arranque do campeonato para os da Luz, quando defrontarem o Boavista no Bessa
Disseram-me que era o Paulo Paraty o árbitro... Agora dizem-me à última hora, vêm-me dizer que já não pode ser o Paulo Paraty por causa do Belenenses", lamentava-se Vieira a Valentim, enquanto respondia às sugestões dadas por este. "Não quero Lucílio nenhum! (...) O António Costa?! F... Isso é tudo Porto! (...) O Duarte, nada, zero! (...) O Proença também não quero!".
Só o nome de João Ferreira agradou ao presidente do clube da Luz. "O João pode ser", disse, depois de conhecer os candidatos possíveis. A lista era reduzida, porque Pinto de Sousa considerava que o jogo tinha de ser apitado por um árbitro internacional e havia-o dito a Vieira e a Valentim Loureiro
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1269576&idCanal=56
Não interessa se o campeão é o Porto, o Benfica ou o Sporting. Seja quem for, o clima de suspeição vai sempre pairar. É a natureza do tuga...
A verdade é que, com batota ou sem ela (vcs acham mesmo que a batota compensa assim tanto? hum.. não sei), o Porto tem dominado o futebol português desde há muito tempo
Eu, enquanto sportinguista, não estou nada contente com isso, mas, sinceramente, acho que já não há 3 grandes em Portugal, há um muito grande, 2 grandes e que não tarda muito passam a 3,4 ou 5 (Braga, Nacional, etc), e os restantes. Penso que neste momento o Porto está bem adiantado em relação aos 2 grandes de Lisboa porque tem muito dinheiro e muitos jogadores (o porto tem mais de 70 jogadores, a maioria emprestados). O Benfica é muito inconstante, e acho que o seu presidente o vai levar à banca rota, com estas contratações caríssimas e que dão 3ºs lugares. O Sporting parece-me bem mais responsável que o Benfica nas suas finanças, mas mesmo assim está endividado até ao pescoço, embora acredite que com esta política de formação podemos melhorar e ser uma boa equipa.
O MNunes anda muito espantado com muita coisa. Foi pena ainda não ter cá vindo de novo para se espantar com o que foi revelado pelo anónimo seguinte. Ou então veio, mas preferiu não comentar.
Cá por mim, com algumas nuances em relação ao MNunes, prefiro ganhar da tal maneira suja do que estar sujo na mesma e ainda por cima perder. Isso é que deve ser muito frustrante.
Bom, a minha vida é mais do que andar a comentar em blogs, mas já que pediu:
Relativamente ao Jorge Coroado, não o posso levar a sério uma pessoa que até hoje não admite que errou no caso Cannigia do amarelo/vermelho, mesmo depois de se terem visto imagens irrefutáveis que mostram que ele não diz uma palavra. Por isso qualquer afirmação desse homem para mim tem credibilidade zero.
Relativamente ao telefonema, era pratica de Valentim Loureiro ligar a TODOS os clubes antes dos jogos a perguntar se havia algum árbitro que não queriam naquele jogo.
Relativamente às afirmações do Sr. King, acho estranho virem a público tanto tempo depois, mas a serem verdade sinto vergonha se o meu clube recorreu a este tipo de praticas.
O que me espanta é que se vá buscar o casos de outros clubes para validar as acções do nosso, e não pedir explicações por todas estas suspeitas e condená-las. Mas cada um fica contente como quer.
quanto a entrevista do HOWARD KING que revelou que recebia prostitutas do benfica e do sporting nas provas europeias,a entrevista nem é recente,porque foi punlicada em 1995,no jornal a bola
http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_
Portanto os adeptos do benfica e sporting nao venham armar-se em VIRGENS OFENDIDAS.
Entrevista do HOWARD KING
http://photos1.blogger.com/blogger/908/998/1600/as_mulheres_de_king.jpg
Os casos dos outros clubes não servem para validar as acções do nosso, MNunes. Servem sim para demonstrar que não vale a pena vir com a conversa de que o Porto só ganha por causa das tais acções. Se fazem todos o mesmo mas só o Porto ganha, isto só quer dizer uma coisa: que o Porto é, de longe, muito melhor do que os outros.
É capaz de ser verdade, se calhar corrompe melhor e por isso deve ser louvado...
Este Leocardo ou é parvo ou faz-se....................................................................
Que não faltasse o tom de ameaça do costume. Típico.
"se calhar corrompe melhor" ah pois,voces proprios benfiquistas admitem que o benfica é tambem corrupto tal como o fcporto e sporting,no fundo sao todos corruptos,uns mais que outros.cambada de corruptos
É verdade, MNunes, o Porto corrompe melhor, tal como joga melhor, faz contratações melhores, tem uma organização melhor, etc., etc., etc. É melhor em tudo, portanto. Os outros são tão fraquinhos que nem corromper sabem, embora se esforcem tanto.
O inter também era um cemitério de jogadores e treinadores. Ano após ano fazia investimentos brutais e nunca ganhava. Mas depois veio o Calciocaos. E agora é só ver, até com o Mancini foram campeões. Ora pedir uma coisa semelhante aqui era pedir muito...
Em Portugal não há Calciocaos, mas já há caos que chegue no Benfica e no Sporting. Por isso é que o Porto ganha sempre, embora os ceguetas dos clubezecos de Lisboa tenham dificuldade em ver o que está mesmo à frente dos olhos.
Enviar um comentário