domingo, 24 de agosto de 2014

Porque é que a galinha atravessou a estrada? (versão Macau)


Deixem a p*** da galinha atravessar a m**** da estrada em paz, c******!

Why did the chicken crossed the road, ou em português, "Porque é que a galinha atravessou a estrada" é um enigma humorístico publicado pela primeira vez em 1847 no "The Knickerbocker", um magazine mensal nova-iorquino. As origens da adivinha são pouco claras, mas a resposta ao enigma é mais simples do que se possa imaginar: a galinha atravessou a estrada para...passar para o outro lado. É um exemplo de anti-humor, um daqueles em que a solução é tão óbvia que ninguém se lembra dela. E vendo bem, o que mais pode uma ave com uma inteligência tão limitada como a galinha fazer de uma simples travessia de um lado ao outro da estrada? Entre os que tratam a pergunta como um desafio e os que simplesmente procuram uma resposta mais criativa, há um pouco de tudo, depende da imaginação e personalidade de cada pessoa. Em Macau, onde muitas figuras têm ocupado a massa cinzenta a pensar noutras coisas mais "materiais", como responderiam à pergunta: "Porque é que a galinha atravessou a estrada"?. Vamos já saber.


Tribunal Judicial de Base: Este tribunal não tem competência para se pronunciar sobre as razões pelas quais o referido galináceo resolveu fazer essa travessia.


Tsui Wai Kwan: Para se colocar numa situação de extrema oposição ao galinheiro central. Esta galinha não tem legitimidade para atravessar a estrada, e apelo às outras aves que boicotem esta travessia.


Dominic Sio: Esta galinha, ao atravessar a estrada vai dividir as restantes galinhas, e com isso minar a confiança que o galinheiro central tem em nós. O galinheiro de Macau tem gozado de grande prosperidade, e a galinha que quer passar para o outro lado da estrada vai prejudicar a harmonia e as poedeiras deixarão de produzir ovos.


Alexis Tam: Porquê? O que é que você acha? É muito mau que a galinha faça isto...o galinheiro central tem sido tão bom connosco, deviamos estar agradecidos. Ainda no próximo mês a granja de Macau vai ter a honra de receber a Cimeira dos Aviários da Ásia.


Gabriel Tong: Porquê? Sei lá, mas acho que está no seu direito de atravessar a estrada...espera, o quê? Qual é a pergunta? Ah, não, não. A galinha não pode fazer isso. É ilegal!


Agnes Lam: Não sei porque é que a galinha atravessou a estrada, pois não tive acesso ao processo e seria injusto para as outras galinhas pronunciar-me sobre o caso. Além disso não fiz parte do comité que analisou o caso dessa galinha em particular.


Vong Hin Fai: Mas para que é que a galinha precisa de atravessar? O que ela tiver para fazer do outro lado da estrada, eu posso ir lá fazer por ela.


Gabinete Para a Protecção de Dados Pessoais: Esta galinha não tem competência para atravessar a estrada, e este Gabinete pede aos restantes galináceos que ponderem antes de ajudá-la nessa função.


Leonel Alves: Eu tenho evitado pronunciar-me sobre o assunto devido ao meu recente registo miserável no que toca a "gaffes" e comentários infelizes, mas gostava de dizer que se a galinha persistir na sua intenção de atravessar a estrada, incorre no crime de desobediênca bípede, e arrisca-se a acabar no churrasco com molho de piri-piri.

Sem comentários: