segunda-feira, 18 de março de 2013

Ou SIM ou sopas


Fui no final do mês passado renovar o BIR, dez anos depois da emissão do meu primeiro "cartão inteligente", o tal que contém um "chip" com a informação sobre morada, estado civil, número de telefone e etcetera, que ao contrário da antiga identificação, não consta do cartão propriamente dito - a tal questão da protecção dos dados pessoais, ou isso. Posto isto, fui esta manhã até ao edifício China Plaza, onde funcionam os Serviços de Identificação, por volta das 9:30.

Gostava de dizer maravilhas da Direcção dos Serviços de Identificação (DSI, vulgo SIM), mas infelizmente não posso. Fiquei positivamente impressionado com a forma com que foi processada a renovação do BIR. Fiz a marcação no dia 27 do mês passado, e foi-me atribuída uma senha com o atendimento para as 14:30. Cheguei dez minutos antes e fui atendido com um atraso de menos de dois minutos. A única razão de queixa prende-se com a chamada dos números, um tanto ou quanto confusa. Não se percebe bem em que balcão se processa o atendimento.

Preenchidos os requisitos, borrados os dedos e pagas as 70 patacas do emolumento, foi-me dito que o BIR estaria pronto no dia 18, ou seja hoje. Os SIM foram prestáveis ao ponto de me enviar uma mensagem via telemóvel pelas 20:37 da última sexta-feira informando-me que o meu cartão estava pronto, e que o poderia levantar "no próximo dia útil", ou seja, hoje. Fiquei de boca aberta quando lá cheguei esta manhã e deparei com a fila para o levantamento de documentos, que desenhava pelo menos três curvas de gente. Fiquei a pensar: como é possível que o levantamento tenha mais gente que a requisição ou qualquer outro dos serviços providenciados pelos SIM? Voltei por volta do meio-dia e encontrei duas pessoas à minha frente. Passados cinco minutos foi-me entregue o novo BIR.

É um facto indesmentível que as novas instalações ficam muitos furos acima das antigas, situadas na Calçada do Tronco Velho. Actualmente os SIM nÃo têm mãos a medir com os pedidos de BIR e de passaporte da RAEM, especialmente desde que o estatuto de residente dá direito aos tais cheques distribuídos anualmente pelo Executivo. Não é uma sugestão para um dia bem passado, uma ida aos SIM, mas pelo menos não preciso de lá voltar nos próximos dez anos. Quando chegar a hora pode ser que tenha qualquer coisa de mais positivo para dizer.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei do nome em chinês :-)