quinta-feira, 14 de março de 2013

Casamata de Portugal em Macau


A Casa de Portugal "esqueceu-se" do equipamento amarelo.

Agora que tanto se fala da construção de um prédio em Coloane que coloca em risco uma antiga fortificação portuguesa, é preciso "estar à coca" quanto aos restantes vestígios da multi-secular presença lusitana nesta terra do Oriente distante. É importante estar atento aos detalhes, mesmo os aparentemente mais insignificantes, e como neste caso a roçar a palhaçada. O que aconteceu ontem no Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia é um exemplo de má vontade e acima de tudo, de cobardia.

Tudo se passou durante o jogo entre as formações da Casa de Portugal e o Pau Peng (ou em português, "Artilheiros", designação que lhes deve causar alguma repulsa). As equipas preparavam-se para esgrimir argumentos dentro de campo quando "alguém" entendeu que os equipamentos de ambas as equipas era passível de gerar confusão, e que a equipa da agremiação portuguesa no território deveria apresentar um equipamento alternativo, uma vez que se encontrava na condição de "visitante". Como os rapazes da CPM não levaram com eles um guarda-roupa compatível com os caprichos do palerma que entendeu que um equipamento azul-escuro seria facilmente confundível com outro preto às riscas amarelas, o jogo não se realizou, e a CPM fui punida com uma derrota de 0-3 por "falta de comparência".

Este "alguém" que referi entre aspas, visto que a própria equipa de arbitragem se encontrava disposta a dar início à partida, será um daqueles cancros que permite que o futebol na RAEM se encontre ainda em estado de "pré-amadorismo", o que não chega sequer a ser amadorismo. A AF de Macau é motivo de chacota das restantes associações asiáticas, e com atitudes deste tipo, o que seria de esperar? Fala-se de uma eventual ligação entre o treinador do Pau Peng e a selecção de sub-18 de Macau, ou seja, de compadrios entre o adversário da CPM e a AFM, mas a verdadeira razão porque o resultado foi decidido na secretaria em vez de dentro das quatro inhas é fácil de entender: a Casa de Portugal conta agora com um avançado fantástico que apontou cinco golos no último jogo, e os "Artilheiros" estavam com medo de voltar a casa com o rabinho assado.

O treinador da CPM, Pelé, ameaça levar a AFM a tribunal, e faz muito bem! Não costumo alinhar neste tipo de teorias da conspiração, mas desta vez é demais. Quem sabe se da próxima vez a equipa de matriz portuguesa necessite de se apresentar em campo com um pijama magenta e coraçõezinhos cor-de-rosa. Ou melhor ainda: da próxima vez, joguem nus!

Sem comentários: