quinta-feira, 15 de março de 2012

Por um punhado de cigarros


O ano de 2012 deu início a "uma nova era de Macau sem fumo", segundo os mui expeditos Serviços de Saúde da RAEM. O que quer isto dizer? Sem fumo dos escapes dos carros, motos e camionetas? Sem fumo nas chaminés das habitações e fábricas? Nein. Sem fumo dos cigarros. Os cigarros, que contêm mais de 80 elementos cancerígenos na sua composição (incluindo o amoníaco, imaginem) passaram a ser o inimigo público nº 1 do território. Uma medida que se recebe com algum agrado, uma vez que a proibição de fumar em espaços públicos equipara a RAEM a alguns dos países e territórios mais desenvolvidos do mundo. O problema não está tanto na ideia, mas na forma como a lei está a ser aplicada. Macau entrou numa verdadeira paranóia higienista desde 1 de Janeiro de 2012.

Já muito se tem falado deste assunto na imprensa e nos outros blogues, e nada como começar pela própria campanha de sensibilização que foi feita para a nova lei. Já todos vimos o anúncio televisivo e os cartazes espalhados um pouco por toda a cidade, onde aparecem dois fiscais dos SS (actores?), um casalinho, a surpreender um indivíduo que fumava um cigarro num restaurante. O fiscal do sexo masculino, com um ar muito grave como que a autuar um criminoso. O ar sério do fiscal até dá a entender que o indivíduo cometeu um dos crimes contemplados na tal legislação do artº 23 da Lei Básica, ou outro ainda mais grave, como o homicídio. A carinha laroca do fiscal parece estar a dizer "Ai meu grande desgraçado, o que foste fazer". A menina está com uma cara de quem assiste a alguém a ser condenado à morte, mais do que a uma mera multinha de 600 patacas.

A implementação da nova lei tem sido um enorme sucesso; mais de 1000 indivíduos multados (na sua esmagadora maioria homens, as mulheres parecem ser mais cuidadosas) desde Janeiro, o que parecendo que não dá um bom pé-de-meia para os cofres da RAEM. A lei propriamente dita não é muito clara: não se pode fumar em quase lado nenhum, o que leva muito boa gente a olhar à volta e pensar duas vezes antes de acender um cigarrinho. Praticamente só se pode fumar em casa...ou nos casinos, que aí o fumo dos cigarros já não faz mal nenhum. Outro aspecto polémico da lei é a proibição da entrada no território de prevaricadores que se tenham esquecido de pagar a coima - ou simplesmente ignorado o seu pagamento. Como destacou muito bem o meu colega e amigo VICI do blogue MACA(U)quices, trata-se de uma sanção ilegal. Mas como todo o resto em Macau, o melhor mesmo é pagar e calar.

PS: Se prevaricou e foi apanhado a fumar onde não devia, pode pagar a multinha online, aqui.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom regresso e desejo de muito sucesso

Irene Fernandes Abreu disse...

Senti muito a falta deste blogue. Bem vindo de novo à blogosfera :)