sábado, 17 de março de 2012

Entretanto em Santa Cona Dão...


Salazar vai ser marca registada para potenciar a economia de Santa Comba Dão, o concelho que viu nascer o antigo Presidente do Conselho. Um dos primeiros produtos com esse cunho será o vinho “Memórias de Salazar”. Acho óptimo. A seguir sugiro um queijo designado "Chulé de Salazar", e já agora o chouriço "Pila de Salazar". Já agora, porque não?

O projecto da marca “vai contar com a firme oposição” da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, mas certamente que vai contar com o apoio de vários saudosistas que consideram que no tempo desse senhor as coisas "estavam melhor", e, chavão muito utilizado, "sempre dava para ir vivendo" (ao contrário dos dias de hoje, em que o oxigénio escasseia), e que se podia comprar não sei o quê com dez tostões.

É típico de povinhos atrasados e bacocos adorarem os seus ex-ditadores, e isto torna-se ainda mais evidente na região de onde são originários. Os filipinos de Ilocos Norte também se pelam todos por Ferdinand Marcos, ao ponto de terem eleito a sua viúva Imelda para o congresso em 1995, e novamente em 2010. Fosse lá esta Santa Comba Dão um distrito, e ainda tinhamos deputados da União Nacional na AR. "Quem sabe se não fariam melhor que estes aldrabões que lá estão?", dirão os tais saudosistas. Aldrabões estes eleitos democraticamente por esses mesmos críticos, ao contrário da União Nacional, que era o partido único.

Tem piada ver a reacção das gentes desta Santa Comba Dão (que mais soa à tal "Santa Cona" a que às vezes nos referimos quando queremos designar um local distante), especialmente os mais velhos. Todos dizem "E porque não? Era um homem aqui da terra...", com um ar de que ficariam muito ofendidos se alguém pensasse o contrário. Ai ai volta lá Salazar, que estás perdoado. E traz de lá esse vinho, que o povo quer beber para esquecer.

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Vimieiro, Santa Comba Dão.
Vizinho (quintais pegados) dos meus avós e do meu pai.
Que levou um calduços dele por lhe ir roubar fruta ao quintal :)))
Bfds

Leocardo disse...

Aposto que foi o próprio Salazar quem lhe deu o calduço. Vá lá, não o ter mandado para o Tarrafal...

Abraço!

Irene Fernandes Abreu disse...

Para quem se esqueceu quem foi Salazar: quando subiu ao poder, Salazar jurou dedicar a sua vida a "facilitar" a vida dos portugueses e decide começar por fazê-lo, eliminando as eleições. Sem o fardo de terem de perder uma tarde de 4 em 4 anos a votar, os portugueses prosperaram como nunca antes. Outra das suas medidas mais famosas foi eliminar a liberdade de expressão, tudo ficou mais fácil para os cidadãos portugueses: por um lado ninguém perdia tempo a falar mal do regime, por outro, os jornais vinham com muito menos coisas que ler, logo podia-se passar mais tempo a gozar a vida.
Há quem diga que, ao abolir a liberdade de expressão, Salazar foi um grande filho da puta e não um humanitário, e que tirar a liberdade ao povo é coisa de cabrão e não de pessoa de bem, afirmações díficeis de contrariar. Na verdade, muitas das políticas de Salazar foram apenas em benefício do próprio regime e não do povo, e se não fosse a opressão protagonizada pelo seu Governo, Portugal hoje em dia seria uma nação avançada e não o buraco pobre e triste que infelizmente é e parece continuar a ser por muitos e muitos anos mais.

Ver o Passado passar disse...

Muitos portugueses olham com saudade o período da ditadura salazarista e defendem o regresso de Salazar ao poder, e se necessário dão o C.U (Cartão Unico)para o ter de volta.
Dado que Salazar morreu no início da década de 70, pensa-se que o seu desempenho no cargo, como zombie, não seria hoje tão bom como foi outrora.
Outrora o povo estava hipnotizado pelo Prof. Alexandrino da Academia Firme e Hirto.
Outros no entanto defendem que um Salazar seria ainda mais benéfico pois punha mais respeito, e ao comer o cérebro genital dos seus adversários ganharia a "esperteza" deles.
A questão não é pacífica, aliás, Salazar acabou por se retirar do poder, deixando Marcelo Caetano a governar para assim aproveitar o resto da sua vida para treinar o seu aprendiz José Sócrates...