terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Optimistas, pessimistas, e os outros


Faltam apenas três semanas para o novo ano do Tigre, e chega a altura de fazer um pequeno balanço daquilo que tem sido os primeiros momentos dos "novos tempos" que chegaram no dia 20 de Dezembro de 2009 - RAEM, part deux. Podemos dizer com segurança que nos aspectos mais importantes estamos divididos. Por um lado tempos os amargados pessimistas, do outro os inebriados optimistas, e finalmente os realistas.

Os pessimistas dividem-se em dois tipos: os acomodados e os rebeldes. Os acomodados ralham com tudo e com todos se a vida lhes corre mal, culpa o sistema e só desabafa em inquéritos de politologia vindos da Universidade de Macau. O rebelde, espécie rara, organiza manifs, entrega cartas, escreve para os jornais, fala na rádio. Os democratas incluem-se no grupo dos pessimistas-rebeldes.

Os optimistas dividem em dois grupos: os operários e os parvinhos. Os optimistas acomodados são aqueles que, no fundo, simpatizam com a manutenção do estado de coisas, do status quo. Ora porque lucram com o sistema, ora porque é-lhes fácil arranjar empregos generosos para si e para os seus. Porquê "operário"? Porque trabalha, ora. Gosta de dizer que trabalha e que dá trabalho aos outros, apesar de comduzir um BMW e viver no duplex caro enquanto aos "outros" paga-lhes 5 mil patacas por mês e ainda diz que "chega muito bem".

Os optimistas parvinhos são uma espécie que me irrita solenemente. Não interessa que em Macau aconteçam coisas menos boas, pois conseguem arranjar um sítio qualquer "lá fora" que está "muito pior". Em Macau houve um assalto? Lá fora há atentados terroristas. Em Macau há desemprego? Nada comparado com o que se passa na Espanha, por exemplo. E olhem só para a África! Doenças, fome, guerras, etc. E graças a NS Fátima que foi no Haiti e não aqui. E onde mais sem ser em Macau que vemos uma economia que bate recordes? Sabem muito bem de que tipo de gente estou a falar.

Finalmente os realistas vão vivendo como podem, não fazendo muitas ondas. Estes estão conscientes que não existe uma solução que agrade a ricos e pobres, ou a optimistas e pessimistas. É bestial que se tente mandar os trabalhadores-residentes embora, mas os locais saem mais caros e demoram mais tempo, e isso de hotéis e casinos custam uma nota cada dia que estão fechados à espera que a malte acabe o lanche ou descanse aos Domingos.

Os realistas sabem que é importante que se construa mais um hospital público, mas no capitalismo "à Macau" não se faz nada que não dê dinheiro. Um hospital não dá tanto dinheiro como um metro de superfície, mais uma ponte ou um hotel. Um hospital público é para velhos, doentes e outros inválidos, e não dá lucro a ninguém, só despesas, só chatices.

Para os realistas conceitos como espaços verdes ou qualidade de vida são estranhos na selva de cimento de Macau. É difícil resolver problemas de que se vêm tentando resolver há bastante tempo, como o trânsito, a poluição ou a diversificação da economia. Há várias semanas que não passo durante a tarde pelo Largo do Senado, tal é a confusão de gente que ali anda. Sempre que preciso de ir para aquelas bandas tenho que me enfiar por ruelas e becos para não andar aos encontrões na rua. No outro dia apanhei o autocarro e fiquei parvo com os modos e a condução do motorista.

O melhor mesmo é dar ouvidos aos optimista-parvinho, e pensar que se calhar noutro sítio aí perto de si a situação é mesmo pior. É o realismo em acção, é o desencantamento do Weber em todo o seu esplendor.

1 comentário:

Anónimo disse...

E o Leocardo enquadra-se em que categoria?