quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Apenas birra?


A selecção de hóquei de patins do território conquistou pela sexta vez o asiático da modalidade, o que representa mais uma conquista para as cores de Macau numa competição internacional - coisa rara. Mesmo assim oiço o vice-presidente do IDM, José Tavares, vir dizer que o território precisa de mais instalações para desportos como "basquetebol, voleibol, etc." sem nunca referir o Hóquei em Patins, o único desporto de competição disputado mundialmente em que Macau já esteve representado num Mundial. Será esquecimento, má vontade, ou apenas birra?

24 comentários:

Anónimo disse...

O homem sempre foi atrasado mental. A doença é de nascença. O que ele gosta é de ter o bolso furado...

Anónimo disse...

Lang é chinês lang tem dileito a apoio la...

Anónimo disse...

Nem esquecimento nem birra. Má vontade sim, e está-se mesmo a ver porquê: a maioria dos jogadores são portugueses, e parece que isso incomoda muita gente. Não pode haver nenhuma outra explicação para se hostilizar tanto a única modalidade em que Macau é a melhor selecção da Ásia.

Anónimo disse...

O Hóquei em Patins é uma pedra no sapato do IDM. É das que menos custa e a que mais resultados tráz. Isto é algo que a malta do IDM não compreende, porque para eles Macau tem é que ser bom em modalidades de renome internacional como o tenis de mesa em recinto aberto ou em sameirinha em pista coberta.
Parabéns ao Lisboa e seus camaradas.

AA

Anónimo disse...

qual é a piada de macau ser sempre campeao de asia em hoquei em patins quando os outros da asia nem patinar sabem???Na terra de cegos quem tem olho é rei.quando jogam com equipas da europa ou da america do sul,macau é sempre goleado por muitos golos.Ja agora quantas equipas tem o campeonato de hoquei em patins em macau????

Pedro Coimbra disse...

O único desporto colectivo em que Macau consegue bons resultados.
Isto apesar da falta de apoios, das péssimas instalações, da ausência de competitividade.
Ainda assim, esta rapaziada que anda ali por pura carolice, chegou ao Grupo A da modalidade.

Anónimo disse...

Factos são factos. Se não fosse o hóquei em patins, Macau não era a melhor da Ásia em nada. Se os outros não sabem patinar, que aprendam! Pela lógica do anónimo das 21:34, também não teria piada nenhuma disputar os Jogos da Ásia porque já se sabe que é a China que conquista sempre o maior número de medalhas (nem os Jogos Olímpicos, porque são sempre dominados pelos Estados Unidos). Primeiro avariou a ventoinha do computador do Leocardo, agora avariou a ventoinha do anónimo das 21:34...

Hugo disse...

Claramente o problema é ser uma equipa composta na sua maioria por portugueses.
Para modalidades fantásticas como o wushu ou bmx não faltam apoios

Anónimo disse...

O wushu ser modalidade olímpica é pura anedota.

"traz" não tem acento.

Anónimo disse...

"Traz" não tem realmente acento. "Trás" é que tem assento, o que talvez confunda as pessoas.

Anónimo disse...

Parabéns aos hoquistas de Macau, que mais uma vez foi campeã. Tenho pena do comentário do Tavares, que ele é português e com formação em educação física.......
Agora o comentário do anónimo das 21H34, deve ser do futebol, pensa com a cabeça do dedo grande do pé.
Jorge Santos

Anónimo disse...

Se o José Tavares é português e formado em Educação Física, ainda menos se percebe o seu ódio de estimação ao hóquei em patins, única modalidade ganhadora de Macau. Será por ordens "superiores"?

Anónimo disse...

Também não creio que seja o Tavares o mau da fita. Será o Vong? Mas já no tempo do General Silvério as coisas eram assim.

AA

Anónimo disse...

Pois não tenham dúvidas, que é por ordens superiores.
Mas de facto isso não é de agora, sempre foi assim, o hóquei nunca foi acarinhado da forma que merece, pois é de facto a única modalidade colectiva que conquista títulos internacionais, e se não são melhores (por exemplo no Grupo A), isso é devido à falta de competividade interna, mas isso já são contas de outro rosário.
Jorge Santos

Anónimo disse...

Existe macaense ja naturalizado em chines e ja foi deputado, confessou que nunca gostou da seleccao de hoquei patins.
Apesar de ser modalidade em que seleccao leve mais tacas a casa, alem de Wushu e bicicleta acrobatica. Ele acusou-o por ser 1 modalidade em que maioria dos jogadores nao sao naturais de Macau e apesar de HP e sempre 1 modalidade muita ignorada na asia, especialmente na terra "mae patria", e acham se quem gosta desta modalidade so por ter mentalidade colonizada.
E comentou que a China mal organizou o evento, so por querer "castigar" os colonos-brancos de Macau e nao por ser incompetente, porque ele acha, que toda gente sabe, China e sempre melhor nacao do Mundo, disse ele.
Mas quando eu perguntei se voce sabe quantos jogadores de origem portuguesa existe na seleccao da Angola, ele disse para nao tocar nos assuntos externos, porque ele so esta preocupado com a China comunista.
Quando eu tinha levantado a questao, se por acaso os atletas de Wushu sao naturais de Macau ou do continente chines. E sobre a bicicleta acrobatica no ultimo jogo de Asia Oriental em HK, nao so era apenas com 3 seleccoes la? Logo esse "grande chines" mostrou 1 cara como fosse ter engolido sapo. E quando eu tambem queria puxar o assunto da halterofilista medalhista de Macau, que e do continente.
Ele logo mudou para outro assunto, salvo erro foi para o "Benfica", nao me lembro mas pronto.
E tramado nao e, viver assim com pessoas dessas rodeadas na nossa comunidade.

Leocardo disse...

Muito interessante, este último comentário.

Anónimo disse...

Esta parte no comentário das 14:03 mostra perfeitamente o que é a má índole de um indivíduo: "...quem gosta desta modalidade so por ter mentalidade colonizada". Indivíduo esse que também tem passaporte português, não é? O Estado Português, se os tivesse no sítio, já há muito que tinha retirado o passaporte a filhos da puta destes.

Anónimo disse...

Obrigado, Leocardo e senhor do "Anonimo 06:11".
Eu tinha referido alguem dizer "mentalidade colonizada", e so porque ter acusado os jogadores da seleccao e dirigentes da APM sao de Metropole e nao de Macau.
O senhor "chines" que eu tinha referido, que tem sempre aquele pensamento que os Metropolitanos tem sempre aquela tendencia de colonizador, "roubar" o que dessa terra devia pertencer da "terra patria", quer ganhar o dinheiro facil, por essa zona nunca teve 1 nivel de hoquei decente, basta colocar "so" jogadores de Portugal ganha todas as edicoes de asiatico, apesar HP e 1 modalidade que "ninguem" dessa terra dedica, disse ele, claro que eu sei que isso nunca foi totalmente verdade. E acha pessoas locais que ainda esta interessada pela modalidade so sao apenas por 2 familias macaenses, acho que esse nao e problema. Olha para o pessimo futebol local que e dedicado por imensas pessoas e familias, muitas ate sao mafiosas, ficou alguma vez bem?
E ele ter tido, se a China nao tem HP, porque a modalidade nao presta, eu concordei "1 das partes", mas nao apenas por China nao gosta-lo, e e o mundo inteiro que esta espalhado pela crise deste desporto, em que ele nunca tinha seguido essa questao.
Salvo erro, o motivo desta discussao palerma, foi deste 1 jornal local na semana passada que criticou totalmente a organizacao chinesa no asiatico de HP, e por cima na altura eu ainda nao tinha o jornal durante a discussao, porque so leio jornais do meu pai quando volto a casa, apos do emprego, imagine como eu liderava durante a discussao perante ao nosso "grande chines".
Como ele e idolizado com tudo "made in China", por isso que ele fez papel como 1 deputado de Macau, comecar insultar totalmente as coisas, sem limite e sem ter nenhuma informacao basica sobre que esta a falar, foi por isso, durante toda a discussao ele nem se quer me deixou aprofundar a informacao actual sobre a modalidade local, para nao perder a razao ele so sabe responder: "Nao e nada", "Nao sejas mentiroso", "Nao se torne 1 fa duma modalidade estupida", por nao quer perder nessa "batalha patriotica".
Porque ele esta num lado duma sociedade nova, vincular mas imoral, acha que os macaenses devia ser parte da etnia minoritaria chinesa, e devia ter actos civicos como 1 chines normal, ter apenas passaporte chines, nome chines, estudar apenas nas escolas chinesas, saber falar mandarim e nao mais portugues, e com aquela palavra na ponta da lingua "trata-me como fosse 1 chines, mas nao como outra especie".
Eu confesso, que cheguei a ser o unico convidado com passaporte portugues numa festa da comemoracao da implantacao de 60 anos de RPC que e organizado pelas associacoes relacionado do partido comunista, depois de eu ter discordado totalmente de ideia de por a minha comunidade no 1 dos 55 da China, porque eu senti na minha pele, que os chineses, tanto de ca, de Hong Kong ou de continente, nunca nos tratou como fosse 1 ser humano.
E voces imagine o motivo de eu ser ser o unico convidado, claro que existe 1 efeito de "limpeza cerebral", e como nao sou parvo, tinha recusado de ir.

Anónimo disse...

Anónimo da 01:12, há uma coisa que acho que é importante saber: o indivíduo que falou na "mentalidade colonizada" tem passaporte português ou não? É que se não tiver, ainda é como o outro mas, se tiver, devia era ter vergonha na cara.

Anónimo disse...

O 05:50, se ele acabou por naturalizar em chines, mas como por acaso e nascido como cidadao portugues, e natural que ainda manteve o seu passaporte, nao e?
Esclarece la, nao o conheco, por nao ser meu amigo, mas sim do meu membro familiar. Ele chegou a ser aqueles deputados indirectos ha anos atras.
Foi mesmo naquela cena, macaenses que teve optado nacionalidade chinesa por querer "servir melhor" o povo local, e ele foi 1 deles naquele caso.

Anónimo disse...

Eu não tenho nada contra um macaense ter passaporte chinês. Da mesma maneira que não tenho nada contra haver chineses de Macau com passaporte português. As pessoas que têm ligação aos dois lados têm todo o direito de ter ambos.

Mas quem é assim tão inimigo das "mentalidades colonizadas", se tivesse pingo de vergonha na cara, já teria renunciado à nacionalidade portuguesa. Aliás, se eu tivesse poder para isso, nem esperava que renunciasse, que eu próprio não permitiria que essa gente renovasse o passaporte de um país que consideram "opressor".

Alguns só têm passaporte português para poderem viajar à vontade pela Europa. Já há muito que essa mama devia ter acabado para esses oportunistas sem escrúpulos.

Anónimo disse...

O 01:02, eu nao sei quem nasceu ca ou quem tinha vindo ca de outro sitio sem que nao tivesse aproveitado algo de bem dessa terra, nao conheco por acaso?
Ate muitas vezes, que os chineses do continente que tinham imigrado para ca, que so interessa pelo BIR, tratado como fosse 1 "cartao dourado". Muitos deles nao gosta nada de ca, e por cima fala sempre mal dessa Terra a frente da malta local, tanto para mim. Eles dizem muitas vezes: terra e pequena, so dependia pelos casinos, os individuos sao incompetentes, nao gostam dos jornais e revistas que so aparecem chines tradicional em vez de simplificado, etc.
O que eu tinha entendido, que os chineses nascidos ca nao se sente que fossem respeitados pelos continentais como verdadeiros compatriotas, sente-se como fossem categorizados inferiormente.

Anónimo disse...

Eu costumo sempre dar este conselho a quem não é de cá e não gosta de Macau: a fronteira das Portas do Cerco é já ali!

Se não forem chineses, aconselho o "ferry" para o aeroporto de Hong Kong.

Anónimo disse...

Ah, e também aconselho os que, não tendo nascido em Portugal, têm passaporte português mas estão sempre a dizer mal, a entregar o passaporte no consulado mais próximo.