quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O efeito Avatar


A vitória de "Avatar" e do realizador James Cameron nos Globos de Ouro do último Domingo, deixam prever que Hollywood cometa outra grande injustiça. Tudo indica que o filme que quebrou todos os recordes de bilheteira neste início do ano (até na China, o que tem sido encarado como um problema de "ocidentalização") venha também a levar em Março as estatuetas douradas, em deterimento do excelente "Inglourious Bastards", de Quentin Tarantino. É certo que "Avatar" beneficia dos efeitos visuais e especiais, e do encanto do argumento que vem na sequência de uma onda de filmes como "Harry Potter" ou "Senhor dos Anéis". Com ou sem óscares, prevejo que a franchise venha a ser explorada, com uma sequela ou mesmo uma série. Um frisson como já não se via desde "Star Wars". Só que "Inglourious Basterds" é um filme épico, um filme completo, o magnum opus de Tarantino, que já em 1995 tinha sido injustiçado ao perder com "Pulp Fiction" para "Forrest Gump", um daqueles filmes espécie "sabor do mês". Pelo menos fica o consolo de saber que Christopher Waltz, no papel do pérfido coronel Hans Landa, o "caçador de judeus", será mais que certamente vencedor do óscar para melhor actor secundário.

6 comentários:

Anónimo disse...

leocardo parece que o filme Avatar foi censurado pelas "autoridades" da China
Verdade?

VICI disse...

Ainda não vi o "Avatar" - pelo que não posso opinar muito sobre os prémios recebidos -, mas que o "Inglorious Basterds" é um grande filme, lá isso é.

Abraço.

Anónimo disse...

Forest Gump, um daqueles filmes espécie "sabor do mês"???????

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Um filme que ganhou 6 oscares, 7 nomeações, dezenas de prémios em todo o mundo, aclamado por críticos e considerado (por votação do público) como um dos melhores filmes de sempre tanto pela TIME magazine como pela IMDb, mas o Leocardo acha que é um filme tipo pastilha elástica...

Bem sei que gostos não se discutem, mas caramba, alguma coisa não pode estar certa para você descrever assim um filme desta magnitude. Será que viu mesmo o filme? E estava sóbrio??

Leocardo disse...

O Forrest Gump está em 38º na lista do IMDb, atrás de filmes como "The Matrix", Se7en" ou "Fight Club". Se é óscares que contam, então o "Titanic" é o melhor filme do mundo. O Forrest Gump é um daqueles filmes rafeiros que "fala" ao coração, e é isso que me chateia, pois perdem filmes com boas histórias ou melhores interpretações.

Cumprimentos.

Hugo disse...

Bradd Pitt a falar italiano com sotaque texano é sublime

Anónimo disse...

Se a porcaria do "Matrix" está nessa lista, é realmente uma lista sem credibilidade nenhuma.