segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Notas sobre o CAN


Fico bastante contente com a cobertura da TDM à CAN 2010, realizada este ano pela primeira vez num país irmão, Angola. Os comentadores são bestiais, e brindam-nos com informações tão úteis como seja o facto do nº 13 do Benim, Pascal Angan, jogar no Wydad Casablanca, de Marrocos. Ficamos ainda a saber que os jogadores do Burkina Faso são "burkinabés", e quem ainda não sabia ficou a saber, dada a quantidade de vezes que a palavra "burkinabé" era repetida. Ficámos ainda a saber que existe um país chamado "Algéria", que é ali algures entre a inglesa Algeria e a portuguesa Argélia. O mais surpreendente foi saber que os jogadores egípcios têm "vários deuses", e que rezam para eles quando marcam golo. E tudo isto vindo de pessoas que são normalmente jornalistas. De resto, temos visto uns lindos jogos. Ou não?

24 comentários:

Anónimo disse...

Os comentadores de futebol da TDM são uma nódoa, estou farto de o dizer. Nunca ouvi nada tão mau. Mas também convém saber que burquinabé é, realmente, gentílico para designar os naturais do Burquina Faso. São maus comentadores, sim, mas não é por dizerem "burquinabé".

El Comandante disse...

Os jogos da CAN de lindos não têm nada. Muito mal se joga naqueles relvados

Anónimo disse...

Apesar de tudo, são melhores do que os jogos do campeonato português...

Anónimo disse...

Já por aqui vi muito pontapé na gramática da autoria do senhor Leocardo. E alguma bichanice também...

Anónimo disse...

O Leocardo parece que come merda às colheres. Se não é burquinabé é o que, ó atrasado?

Anónimo disse...

Também ouvi essa da Algéria.

Leocardo disse...

Que ataques tão infantis e crus. Deixar-me-ia surpreendido e triste que partissem dos visados.

Anónimo das 16:30, sois vós quem parece ter merda nos olhos. Onde é que digo que não é "burquinabé"? Só achei curioso essa palavra ter sido repetida 52456 vezes durante uma partida de futebol. Pode ser ou preciso da autorização do fuhrer?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

E se partirem dos visados, ó cagalhao excelentissimo parido por um burkinabé algeriano? Nao é o senhor dejecto que diz que os tipos nao têm classe?

Anónimo disse...

Continuo a dizer que já vi por aqui muito pontapé na gramática da autoria do senhor Leocardo, mais graves que burkinabés ou algeria. Ou qualquer coisa do género. É sempre fácil criticar debaixo de um capote qualquer. Fácil e baixinho. Diria mesmo foleiro. Pequenino. Mesquinho. Burkinabezinho...

Anónimo disse...

Nada bate "Kadif, presidente libanês" logo pela manhã na rádio macau.

Zé do Telhado disse...

Melhor debaixo do capote do que não vos dizerem nada e pensarem que podem ir por aí fora armados em grandes jornalistas. Tenho dito.

Leocardo disse...

Ufa...pelos vistos a crítica televisiva é ainda uma ideia peregrina em Macau.

Anónimo disse...

No espaço de uma semana, nos separadores (anúncios) da TDM dos jogos do CAN, já ouvi chamarem Costa do Marfim de Cote D'ivoire. Devo compreender que o canal portugues seja cada vez mais internacional (portugue e ingles), agora adicionarem mais uma lingua (françês) é ridiculo. Depois. segundo a TDM, não se entende nesses mesmos separadores como se chama a competição: Será Taça das Nações Africana, Taça das Nações Africanas ou Campeonato Africano das Nações (como ouvi durante vários dias seguidos)? Quanto aos comentadores, alguns denotam tacto jornalistico e reportam o que se vai passando dentro das quatro linhas. Outros so o começam a fazer (de forma muito deficitária), depois de uma extensa aula sobre as equipas que estão a jogar (perfil dos jogadores, palmarés de ambas as selecções e dos treinadores, etc, etc). Triste demais para ser verdade, um mau serviço público mesmo :(

Anónimo disse...

Deve haver muitos talentos escondidos em Macau! Uau!

Se os comentários da TDM andam assim tanto pelas horas da morte, mudem de canal e vejam os jogos que passam na Pearl e na ATV!

Ou melhor ainda, peguem no número de telefone e façam melhor!

Anónimo disse...

Côte d'Ivoire é o nome que o governo da Costa do Marfim quer que se use em todo o mundo (não gostam de traduções). Claro que eu também queria muita coisa e ninguém me faz a vontade. Mas a TDM, pelos vistos, é um canal simpático que gosta de fazer a vontade à Costa do Marfim.

Anónimo disse...

E o homem ainda pensa que está a fazer crítica televisiva. O Leocardo... és um visionário do caralho pá!

Unknown disse...

mea culpa no Algéria. quanto ao resto, a malta faz o que pode. Afinal, somos apenas pseudo-jornalistas... mas plo menos assinamos.

Já aqui o senhor, fala, escreve escondido no anonimato.

critica televisiva, sim, por favor. De forma a que possamos melhorar. Mas era capaz de ser um pouco mais credivel se viesse assinada.

Um abraço

Rui Cid

Leocardo disse...

Meu caro Rui, e eu que te conheço desde pequeno (permitam-me agora que role uma lágrima...já está). Garanto que não sabia que tinhas sido tu quem cunhou aquela do "Algéria" (entretanto repetida hoje no canal 1 na forma escrita e falada; foi solidariedade?), na verdade não me interessa quem foi, pois não é nada de pessoal. No entanto a malta da TDM parece reagir muito mal às críticas, chamando os "espertos" e fazer melhor, qual jogador de futebol que falha um golo, é vaiado e faz sinal ao público para trocar de camisola com ele.

Isto não é crítica televisiva per si, uma vez que não tenho as credenciais necessárias. É apenas opinião. Jornalismo? Não, não me pagam para isto, portanto nem a pseudo-jornalismo chega. E porque não assino? Pela mesma razão.

Outro abraço para ti, rapaz. E bom trabalho.

Anónimo disse...

Oh Leocardo... continuas a justificar o injustificável. Uns posts acima dizias que fazias crítica televisiva, agora já não fazes. Decide-te rapaz. Isto não é uma crítica ao Leocardo per si. É mesmo para te dizer que tens umas opiniões muito fraquinhas e sem grande fundamente. E também escreves um bocadinho mal. Só isso. Per si.

Leocardo disse...

"sem grande fundamente"

Veio aqui parar o Alberto João Jardim, que sorte a minha :/

Anónimo disse...

ahahahah. És tão baixinho que até dói, meia-leca!

Anónimo disse...

Para quem acha que os comentadores da TDM são uma nódoa, e que ém Portugal é que se ouvem bons relatos:

Gabriel Alves, RTP
- "Juskowiak a vantagem de ter duas pernas!"
- "É um estádio bonito, moderno, arejado..."
- "A selecção não jogou nem bem nem mal, antes pelo contrario..."
- "Reparem como os jogadores do Bayern movimentam-se descrevendo figuras geométricas....O futebol é uma arte plástica..."
- "Existem muitos jogadores alemães a jogarem no campeonato germânico."
- "Kenneth Anderson, 1 metro e 93 de golo..."
- "Joao Pinto vai centrar para o meio da confusão... mas não está lá ninguém!"
- "Remate rasteiro a meia altura por cima da barra!"
- "E o jogador foi atingido por um objecto lançado provavelmente por algum telespectador."
- "...neste estádio OUVE-SE UM SILÊNCIO ENSURDECEDOR..."
- "Fica na retina um cheiro de bom Futebol."
- "Giggs, um jogador que remata bem do meio-campo para a frente."
- "E aí está uma enorme cavalgada de Thuram... este homem é um leão."




Nuno Luz, SIC

- "Inácio fechou os olhos e olhou para o céu."

José Marinho, SportTV

- "Henry não é um homem... é uma manada!"

Unknown disse...

Pois não, anónimo. São maus comentadores e "nódoas" porque tu e o Leocardo - autoridades reconhecidas mundialmente -, o dizem! Sempre achei fascinante a coragem covarde de quem fala ou escreve sob a conveniente capa do anonimato. Existem circunstâncias em que o anonimato é requerido, mas esta não é uma delas. Esta é uma circunstância que gera a pior espécie de maledicência e que é explorada por indivíduos frustrados que fazem "às escuras" aquilo que não podem, ou sabem, fazer "às claras".
Não tiveram tempo para fazer uma única sugestão ou crítica construtiva, mas para dizer mal...
Enfim, haja paciência!

José Reis

PS: Quando estiverem disponíveis, experimentem fazer o comentário de um jogo de futebol. Se calhar, não diziam ou escreviam tantas asneiras.

Leocardo disse...

Em primeiro lugar obrigado ao José Reis pelo comentário, mas um pequeno aparte: eu nunca disse que os comentadores da TDM são maus. Se por acaso alguns comentários que partem de anónimos são menos bem aceites pelos profissionais da TDM, talvez sejam eles que não os querem ouvir (ou ler).

Gostava já agora de lembrar que este é um espaço livre, em que qualquer um pode dar a sua opinião, mesmo de forma anónima. Dentro de certos limites, é claro, nenhum deles violado neste caso específico.

Cumprimentos