quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Robin dos Bosques...ao contrário


O que é um subsídio? O dicionário diz-nos que é um "auxílio", um "socorro" ou "benefício" ou ainda "quantia subscrita para obra de beneficência ou de interesse público". Hoje leio num diário local que o Conselho da Universidade de Macau decidiu reajustar o subsídio de alojamento do pessoal recrutado ao exterior, que é como quem diz, a esmagadora maioria dos seus docentes, em mais uma decisão no mínimo curiosa.

Acontece que estes quadros recebiam até hoje 1000 patacas de subsídio de alojamento. Agora estes mesmos subsídios passam a ser de 4400 patacas para os funcionários que auferem o índice 900 da tabela indiciária, 2800 patacas para os que se situam entre o índice 700 e 900, e, helas, 1100 patacas do índice 700 para baixo. Isto significa um aumento de 440% para os primeiros, 280% para os segundos, e...dez por cento para os últimos.

A discrepância é por demais evidente, e tenho a certeza que a malta da UMAC tem os trunfos todos na manga para justificar este autêntico maná para os funcionários com mais posses, e zombaria para os outros. É certo que alguém que aufere o índice, digamos, 600, e isto equivale a mais de 35 mil patacas por mês, não terá muitas dificuldades em encontrar habitação condigna a preços competitivos, mas esta actualização só os pode deixar com um sorriso amarelo.

O galopante aumento do preço da habitação é deveras preocupante, e o pessoal docente da UMAC, que está aqui a prazo, não deverá ter interesse em investir na aquisição de casa. O aumento justifica-se, é certo. "De acordo com o comunicado da reitoria, a actualização baseou-se na média dos valores das rendas em Macau resultantes de uma pesquisa conduzida pela própria universidade, e ainda, da média de valores das rendas pagas pelos funcionários mais qualificados da UMac", noticiava a edição de hoje do "Hoje Macau". Será que isto quer dizer que a malta que aufere mais patacame precisa de ver recompensadas as despesas com o casarão, enquanto os mais humildes levam cem paus para a gorjeta do porteiro do Hoi Pan Garden?

Podiam-lhe ter chamado tudo, menos subsídio. Ajuda de custo, prémio, bonificação, porque-sim, dar-mais-a-quem-nos-apetece-portanto-metam-se-na-vossa-vida, enfim, tudo menos subsídio. Mais ventos infectos que sopram do Pac On, desta vez na forma de "Robin dos Bosques ao contrário".

Sem comentários: