quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

E o óscar vai para...


Prevê-se que “No Country for Old Men” seja a consagração dos irmãos Ethan e Joel Coen, os ‘enfant terrible’ de Hollywood, que já em 96 tinham ameaçado com ‘Fargo’, o filme que lhes valeu o óscar para melhor argumento e deu a Frances McDormand a estatueta para melhor actriz. “No Country...” conta com as participações de Tommy Lee Jones e Javier Berdem, sendo este último o principal favorito ao óscar de melhor actor secundário, e é também o favorito do grande público. O único filme que pode arruinar a noite dos irmãos Cohen será “Atonement”, o grande vencedor da edição deste ano dos Globos de Ouro.

Já no que toca aos prémios de representação, a competição é feroz. Para melhor actor, os meus grande favoritos são Johnny Depp, que poderá finalmente obter o reconhecimento da academia em “Sweeney Todd”, ou George Clooney, no papel de charmoso advogado “Michael Clayton”. Os outros candidatos são também de peso: Tommy Lee Jones (que já venceu uma vez com “Blown Away”) em “In The Valley of Elah”, Daniel Day-Lewis (vencedor em 1990 com “My Left Foot”) em “There Will be Blood” e um menos conceituado Viggo Mortensen, em “Eastern Promises”.

Na categoria de melhor actriz a escolha é sem dúvida a mais difícil. Se tivesse que apostar, investia o meu dinheiro em Marion Cotillard, que imortalizou a grande Edith Piaf no grande ecrã em “La Vie en Rose”. Mas nisto dos óscares a sensibilidade do júri não é tudo, e Julie Christie (“Doctor Zhivago”) já venceu em 1965 com “Darling” e é provavelmente a candidata com o melhor pedigree. Cate Blanchett aparece duplamente nomeada, como melhor actriz em “Elizabeth” e melhor actriz secundária em “I’m Not There”, nomeações que se devem cancelar uma à outra, até porque a actriz australiana venceu recentemente com “The Aviator”. O “dark horse” nesta corrida é Ellen Page, no papel de adolescente grávida em “Juno”. Já Laura Linney, cuja nomeação aparece como uma surpresa (muitos esperavam Keira Knightley) terá poucas hipóteses de vencer.

No departamento de melhor actriz secundária, é possível que Saoirse Ronan salve a honra do convento para “Atonement”. Já agora fico a torcer para que o magnífico “Ratatouille” ganhe os três óscares a que tem direito: melhor filme de animação, melhor argumento original e melhor música. “No Country For Old Men” e “There Will Be Blood” foram os filmes que receberam mais nomeações, oito, seguidos de “Atonement” e “Michael Clayton”, com sete. A 80ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realiza-se a 24 de Fevereiro.

Sem comentários: