quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Deixem a Madonna viver! (em Portugal)


Ainda sou do tempo em que Portugal andava atrás no departamento das novidades. Os filmes e os discos chegavam meses depois de Hollywood e de Inglaterra, as séries de televisão norte-americanas passavam com anos de atraso, e o nosso país não eram propriamente parte da agenda dos mega-grupos internacionais - os Queen nunca deram um concerto em Portugal, por exemplo. Mas pronto, tudo mudou, e passámos a fazer parte do mapa, e já não nos comove tanto assim quando ouvimos uma estrela internacional falar do nosso país como não fazendo "parte de Espanha". Até choramos menos e batemos menos palmas como uma foca a quem acabaram de dar um carapau quando um actor ou músico tenta pronunciar "bom dia" ou "obrigado". Para um mercado mais ou menos minúsculo, de dez milhões de consumidores, evoluímos um bocadinho, vá lá.

Ou talvez não. A nossa evolução, em conjunto com a nossa história, património, gastronomia e etcetera chegou ao ponto de ser mais procurados pelos turistas, e achamos isso "mau". Aqui evoluímos também, da lamúria de que "ninguém nos liga nenhuma", à lamúria de que "há turistas a mais". É lamúria na mesma. E agora, pasme-se, a Madonna quer viver entre nós! Já sabemos que a cantora que se celebrizou com "Like a Virgin" e daí partiu para uma carreira que dispensa apresentações tem uma certa "pancada" - já teve a mania que era latino-americana, que era a reencarnação de Marilyn Monroe, estudou a cabala e dizia-se judia, já foi judia, inglesa, etc. Mas quem sabe se agora que está prestes a completar 60 anos, devemos levá-la a sério quando diz que quer viver em Portugal, e que ali encontrou a sua "paz espiritual". Epá, isso não é bom? É negativo? Ela até inscreveu o filho adoptivo nas escolas do Benfica, e tirou uma fotografia no Estádio da Luz e tudo! Não acreditam???


Aí está, e com isto já consegui convencer seis milhões de alminhas - ou não. A opção de Madonna vir viver para Portugal tem sido recebida com um provincianismo atroz. Ora são as piadolas (a mais bem conseguida ainda foi esta), ora é a marcação cerrada que a imprensa faz à cantora, noticiando cada peido que dá desde que chegou, ora é ainda uma arrogância inexplicável, de pessoas que, pasme-se, acham que a Madonna não está em Portugal "a fazer nada". A própria Madonna tem encontrado dificuldades nesta sua nova opção de vida, quer no que diz respeito à procura de casa (está actualmente a viver num hotel em Alcântara), quer no que toca à correspondência que lhe é dirigida. Aqui o maior problema tem sido "provar que é realmente ela". Que diabo, então não sabem que a moda dos imitadores de Madonna foi há mais de 30 anos???

Por isso deixo aqui o apelo: deixem a cidade Madonna Louise Ciccone viver em Portugal, e deixem-na em paz! E que tal trocar esta bizarra animosidade por um simpatia à portuguesa? Quando a encontrarem, tratem-na como fazem quando vêem a Maria Vieira, e digam que "gostam muito de a ver trabalhar", deixando outros julgamentos de valor para segundo plano. Sejam chiques, e desvalorizem o facto da cantora mais popular e bem sucedida das últimas quatro décadas viver entre nós. É mais que natural, "hombres". Ela é a maior, e vive entre os maiores. Que tal? Não sejam tão básicos, porra, a mulher não "emigrou", nem vai viver do RSI. E vai mais uma rodada de moscatel para essa mesa, ó Madonna?


1 comentário:

Engenheiro Astromar disse...

E então e a Má-Dona também paga impostos? Como as pessoas?