domingo, 24 de setembro de 2017

Volta à Europa em futebol



O FC Porto isolou-se na liderança da Liga Portuguesa ao golear na sexta-feira o Portimonense por 5-2, e beneficiou ainda do empate do Sporting na visita ao Moreirense. Jorge Jesus deixou o camaronês Doumbia no banco, dando a titularidade a Bas Dost, uma estratégia que pareceu não dar certo contra a equipa de Manuel Machado, que foi um osso duro de roer. Os locais chegaram mesmo ao intervalo em vantagem, graças a um belo golo do brasileiro Rafael Costa. O melhor que o Sporting conseguiu foi chegar ao empate, num lance infeliz do marroquino Mohamed Aberhoune, que introduziu a bola na sua própria baliza, durante uma acção ofensiva da equipa leonina. Já depois do jogo de Moreira de Cónegos o Benfica recebeu na Luz o P. Ferreira e regressou às vitórias, com dois golos de Cervi e Jonas. Os tetra-campeões nacionais sobem ao 3º lugar à condição (o Marítimo joga esta noite em Guimarães, a cinco pontos dos líderes, e a três dos seus rivais de Lisboa.



Na Inglaterra as duas equipas de Manchester continuam a repartir a liderança na Premier League. O City segue de goleada em goleada, e desta vez a "vítima" foi  o lanterna-vermelha Crystal Palace, que saíu do Estádio Ettihad vergado a uma pesada derrota por 5-0. Já o United de José Mourinho teve uma viagem complicada ao sul, para defrontar o Southampton, e levou os três pontos graças a um único golo apontado aos 20 minutos pelo artilheiro da equipa, o belga Romelu Lukaku. O Chelsea isolou-se no terceiro lugar a três pontos do duo de Manchester, graças a uma goleada de 4-0 na visita ao Stoke City. O avançado espanhol Álvaro Morata, ex-Real Madrid, voltou a estar em destaque, ao assinar um "hat-trick".



Ainda na Inglaterra, mas um degrau abaixo, no Championship. Os "portugueses" do Wolverhampton Wonderers mantiveram a liderança a par de Leeds United e Cardiff City, ao vencer em casa o Barnsley por 2-1, num encontro dramático. O resultado chegou aos 80 minutos em branco, quando o substituto Enobakhare adiantou os Wolves no maracador, resultado que se foi mantendo até em aos descontos. Aí os visitantes empataram após o primeiro minuto de compensações, pelo central Adam Jackson, e quando já se previa a divisão dos pontos, o senegalês Alfred N'Diye acabou por dar a vitória ao treinador Nuno Espírito Santo, que se deslumbrar por aí além, vai mantendo o Wolverhampton no lote das equipas que podem assegurar a subida à Premier League.



Finalmente em Espanha, onde o Real Madrid deu um pontapé na crise, e mostrou que está mais confortável a jogar fora de casa do que Bernabéu. Os "merengues" foram a Vitória-Gasteiz derrotar o Alavés por 2-1, com dois golos do médio ofensivo Dani Ceballos, contratado no defeso ao Bétis. A vitória leva o Real ao terceiro posto, à condição, mas mantém a equipa de Zidane a sete pontos do Barcelona, que venceu em Girona por 3-0, no primeiro "derby" catalão do género.


Sem comentários: