segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Lukaku, o cântico



Este é cântico que meteu os adeptos do Manchester United num sarilho, e as contas com acusações de...abram o guarda-chuva...racismo! Aí está o expectro axadrezado do racismo (para evitar usar as palavras "branco" e "preto", ou "negro", mais PC que isto é impossível) a fazer-nos levar de novo as mãos à cabeça.

Passando à parte "musical" propriamente dita, o cântico em questão é sobre Romelu Lukaku, avançado-centro belga de origem zambiana, que este ano já apontou 6 golos em outros tantos jogos para o Manchester United, prosseguindo uma senda que trouxe do Everton, de onde se transferiu, e onde era uma máquina de marcar golos. Traduzindo directamente da "lingu bife", o que os rapazes dizem no cântico é "Lukaku, o nosso génio goleador/com o seu pénis de 24 polegadas/a marcar todos os nossos golos". Isto, assim mesmo.

Ora bem, o que eu pensei quando vi este vídeo foi "isto é um bocado estúpido". Portanto, a ideia ali era fazer rimar "génio" ("genius") com "penis", e aí resultou, mais ou menos. Agora, aquela medida dos "24 inches" são 61 centímetros. E um pénis de 61 centímetros ficaria parcialmente pendurado de fora dos calções, ou acomodado de forma visível dentro dos mesmos. E finalmente, é com esse referido pénis que ele vai marcando os golos todos?! Quer dizer, uma coisa foi Maradona e "mão de Deus", mas isto? Isto é a perspectiva merante interpretativa da coisa, porque aos treinados olhos do racismo, isto é...pois, racismo!

Na perspectiva do racismo, o tamanho do pénis do avançado deve-se à sua origem zambiana, que o adaptou ainda de uma tez mais bronzeada e um físico robusto, e por isso "perpetua o estereótipo de que os zambianos (neste caso) têm um membro descomunal, por serem civilizacionalmente inferiores". Vou-me abster de comentar as insinuações que comparam alguns elementos da espécie humana com outros mamíferos humanídeos. Lamento, mas isto não faz nenhum sentido, e as mulheres aqui também têm a culpa deste tipo de estereótipos - é o único adereço que procuram em tamanho "de preferência L, ou melhor ainda, XL".

E assim se estragou uma canção que até dava um bocado de pena, de tão idiota que era, com um argumento ainda mais ridículo, e tudo por causa daquilo que uns bêbados nórdicos berraram num estádio de futebol. Ah, e caso não tenha ficado claro, os adeptos do Man. United estavam a elogiar o tal avançado, gostam muito dele, e estão-lhe agradecidos.


Sem comentários: