domingo, 17 de setembro de 2017

Recordando o C.D. Montijo


A moldura do C.D. Montijo pendurada na sala de jantar da casa dos sogros do meu pai.

Aproveitei mais este "miminho" enviado pela minha irmã para recorda o Clube Desportivo do Montijo, um clube que beneficiou da proliferação das equipas da margem sul do Tejo durante os anos 60, 70 e 80 do século. Foram vários os clubes do distriro de Setúbal que pontificaram na I Divisão do futebol português durante essa altura, com mais destaque para o V. Setúbal, a CUF e o Barreirense, que chegaram mesmo a participar nas competições europeias, e com menos destaque o Seixal (anos 60), o Montijo (anos 70) e o Amora (anos 80) - os primeiros marcaram presença por duas vezes entre os grandes, os segundos e terceiros três vezes cada.


A equipa do C.D. Montijo que participou no campeonato da II Divisão da época de 1963/64, com o seu equipamento original, em xadrez amarelo e verde.

O C.D. Montijo resultou da fusão do CD Aldegalense (quatro presenças na II Divisão) e outro clube local, e participou por 21 vezes na II Divisão e uma vez na III (de que foi campeão, na época de 1965/66), antes de se estrear na I Divisão na temporada de 1972/73, onde se conseguiu manter através da "liguilha". Na época seguinte a equipa contou com nomes como João Alves (o "luvas pretas"), Álvaro Carolino, João Cardoso, José Rachão ou Francisco Mário, mas não conseguiu evitar o último lugar na competição com 20 pontos - menos um do que 5 equipas. Depois de duas épocas no escalão secundário, o Montijo logrou uma terceira participação na época 1976/77, mas voltaria a falhar a manutenção, e a partir daí nunca mais voltou a estar entre os grandes.


Ricardo, guardião ternacional por 79 vezes, um dos produtos das escolas do C.D. Montijo.

Os anos 80 viram o Montijo cair na III Divisão pela segunda vez na sua história. Depois disso, e de alguns anos na II Divisão, onde conseguiu algumas classificações honrosas, viria a cair novamente na III Divisão na época de 1988/89, conquistando o segundo título de campeão da mesma na época seguinte, vencendo o Lousada na final por 1-0. Depois de alguns anos na recém-criada II Divisão "B", o Montijo cairia em 1995/96 para o quarto escalão, e dois depois participaria pela primeira vez nos campeonatos distritais, regressando aos nacionais duas épocas mais tarde, e onde ficaria durante seis épocas até 2007, altura em que o clube encerrou as portas, por culpa de uma dívida que ascendia a mais de um milhão de euros. Pelo meio a história do clube ficou marcada pela demolição do antigo campo Luís Almeida Fidalgo, na Rua da Aldeia Velha, cujo espaço é actualmente ocupado por um supermercado da cadeia Lidl.


O Clube Olímpico do Montijo, nascido das cinzas do C.D. Montijo.

O Clube Olímpico do Montijo, fundado após o fim do C.D. Montijo, participou na II Divisão distrital da AF Setúbal na época 2007/2008, e com excepção da época de 2011/2012, onde marcou presença na já extinta III Divisão, participou sempre nos campeonatos distritais na sua primeira década de história. Depois de se ter sagrado pela segunda vez campeão distrital, o Olímpico participa este ano no Campeonato de Portugal, antiga II divisão "B".




Sem comentários: