domingo, 17 de setembro de 2017

Tivemos eleições, a AL rejuvenesce


Será a esta parte da composição para a próxima legislatura, depois de apurados os votos pela via directa e indirecta, que determinou 26 dos 33 assentos no hemiciclo. Faltam os 7 que o Chefe do Executivo vai nomear, mas a Assembleia Legislativa já promete ter muito sangue novo nos próximos quatro anos. Vamos à análise dos resultados eleitorais da noite, quanto ao sufrágio directo, do qual participaram 168 742 eleitores inscritos.

                                                                  OS VENCEDORES


Mak Soi Kun, claro, que beneficiando da dispersão de votos da lista vencedora de há quatro anos, ligada a Chan Meng Kam (que não participou), acabou por ser o mais votado, e manteve ainda o seu nº 2, Zheng Anting. O deputado apoiado pelo sector da construção e da comunidade de Jiangmen tomou a opção sensata de manter a mesma estratégia de há quatro anos, concorrendo com apenas uma lista, e ainda aumentou ligeiramentre o número de votos, de16248 para 16841.


Era uma incógnita o que seria o desempenho da União para a Promoção do Progresso (UPP, vulgo "operários"), que concorria pela primeira vez sem a sua líder histórica, Kwan Tsui Hang, que se retirou da vida política. Ella Lei (em cima), que cumpriu o último mandato eleita pela via indirecta, tomou as rédeas da associação, e não só se conseguiu eleger a ela própria, como ainda leva consigo o seu nº 2, Leong Sun Iok, que é uma estreia na Assembleia Legislativa.


É um facto que José Pereira Coutinho perdeu o seu nº 2, Leong Veng Chai, mas perante todas as contrariedades que encontrou, o cabeça de lista da Nova Esperança conseguiu aumentar o número de votos, aumentando a barreira dos 14 mil. O único deputado de língua oficial portuguesa obteve um fantástico quarto lugar, e pode-se dizer que reforçou a sua própria posição no hemiciclo da Praia Grande.


Depois da estratégia das três listas ter fracassado há 4 anos, os democratas voltam a estar representados com três deputados na AL. Surpreendentemente a lista de Au Kam San foi a mais votada, seguida da lista do histórico Ng Kuok Cheong, e finalmente a lista 7, encabeçada por Sulu Sou Ka Hong (na imagem) completou a equipa dos democratas. Sulu Sou, uma novidade refrescante, torna-se assim no deputado mais jovem de sempre no hemiciclo, com apenas 26 anos de idade.


Naquela que foi talvez a maior surpresa da noite - ou talvez não - Agnes Lam Iok Fong ganhou finalmente um lugar na AL, à terceira tentativa. Desta vez o seu Observatório Cívico teve um desempenho positivo na zona norte da cidade, um palco decisivo nestas eleições, e conseguiu quase o dobro dos votos de 2013. Aos 45 anos, a ex-jornalista da TDM e actual reitora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Macau vai-se sentar no hemiciclo da Praia Grande nos próximos 4 anos.

                                                                   OS DERROTADOS


Esta é uma imagem que não se vai repetir nesta próxima legislatura. Melinda Chan Mei Yi foi a grande derrotada da noite, perdendo mais de mil votos, e o lugar que ocupava na AL com a sua plataforma MUDAR. Um resultado surpreendente pela negativa.


Existe uma forte possibilidade de Chan Meng Kam vir a ser nomeado pelo CE como deputado, mas nas urnas a estratégia da Associação dos Cidadãos Unidos de Macau (ACUM) de se dividir em duas listas não produziu os resultados desejados, e a plataforma da comunidade de Fujian perdeu um deputado. Si Ka Lon foi eleito, ma não conseguiu levar consigo Kyan Su Lone, enquanto Song Pek Kei garantiu a reeleição de forma mais ou menos confortável.

De resto, Angela Leong On Kei mantém o seu lugar na AL, bem como Ho Ion San, da Associação dos Moradores, a quem se junta ainda Wong Kit Cheng, candidata apoiada pela Associação das Mulheres de Macau. 


Sem comentários: