Não foi uma lula ou um polvo, ou outro animal marinho com tentáculos, mas sim o pobre atum azul, quase extinto, que "tramou" a TDM desta vez. A minha mulher já me tinha dado um lamiré sobre esta notícia, mas foi hoje quando li o sucedido em extensivo detalhe no Hoje Macau que me despertou o interesse. O deputado Chan Chak Mo, um homem de negócios de Hong Kong que só está na AL devido ao intrigante sistema de eleição indirecta, foi ao Japão comprar um atum gigante em leilão.
Até aqui tudo bem, mas agindo para o nosso bem, achando a notícia de relevância para a promoção do nome de Macau no exterior, fez-se acompanhar por uma equipa da TDM que fez uma reportagem de dois minutos. A despesa saíu do bolso do próprio deputado, mas a TDM, companhia de que depende fundamentalmente de dinheiro público, tenha disponibilizado os meios e o tempo de antena para promover uma iniciativa privada.
A TDM defende-se dizendo que o nome da companhia de Chan Chak Mo não foi mencionadon a reportagem, e o empresário insiste que em termos turísticos, o nome de Macau ficou bem visto. Ou não? No que toca aos atuns propriamente ditos, é uma espécie em perigo de extinção, mais um dos produtos da crueldade dos japoneses em mar. Um dos licitadores, um empresário de Hong Kong, adquiriu um dos peixes por 1,3 milhões de HK dólares e teve uma manifestação de ambientalistas à porta do seu restaurante no dia seguinte.
O assunto foi comentado no fórum CTM (o Bairro do Oriente chinês) de uma forma que adjectivada de "mordaz" seria bastante simpático, mas o que se destaca é a afirmação do deputado Au Kam San: "Se a empresa é financiada pelo Governo, não parece razoável mandar uma equipa de reportagem numa viagem paga por uma empresa privada". Isto são os factos puros e duros. O resto são fantasias.
2 comentários:
Vamos lá analisar isto ponto-por-ponto.
O Chan Chak Mo: começamos mal, já que está por saber como este senhor de HK, que ele de Macau quer pouco, continua atado na AL anos a fio - deve ser ainda o Tio Stanley que o elege. Ainda me lembro do coitado do homem quando tinha aquela pequena lavandaria no Lisboa. Subiu na vida, agora as lavandarias são outras e de outra dimensão...
O atum azul: Numa terra em que não há sucesso algum que orgulhe o povo, com a excepção da rabeta de receitas que dá-mos todos os meses a Las Vegas, a compra deste atum por um preço estúpido deveria ser notícia de primeira página de qualquer jornal. Quem é que não se orgulha por viver numa terra onde se compram atuns por milhões? Eu orgulho-me pah! Para a próxima o Chan que peça um subsidio à Fundação Macau que eles até pagam metade do atum com gosto, tudo para bem de Macau!
A TDM: T...D...M... diz tudo! Sou contra o ror de assobios online do fórum da CTM e os apupos dos radicais democrátas. Pelas razões apontadas no ponto acima, há qual acresce a pasmaceira usual cá da terra, até acho que a viagem ao Japão foi uma boa ideia. A TDM fez o que lhe compete, trouxe a grande notícia, encheu-nos de orgulho e instalou o debate público! É exactamente para isto que existe o canal do povo! Está de Parabéns!
AA
O AA dá cada pontapé no português que até assusta!
"Dá-mos todos os meses a Las Vegas"? Enlouqueceu? E se escrevesse "damos todos os meses a Las Vegas", não era mais simples?
"Há qual acresce"? É o delírio total! "À qual acresce", homem!
E os "democrátas"? Saltou-lhe o dedo para o acento ou foi mesmo de propósito?
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