sábado, 7 de fevereiro de 2009

Yes movie


"Yes Man" é um filme que conta a história de um homem que se habituou a dizer "não" a tudo. Carl Allen (Jim Carrey) trabalha num banco, no departamente de empréstimos. Quando se tem um emprego assim, dizer não ajuda muito, especialmente se atendermos ao tipo de candidatos que lhe aparecem. Carl dicvorciou-se de Stephanie (Molly Sims) há três anos, a mulher da sua vida, e começou a alienar-se de tudo e de todos; não sai com os amigos, não responde às mensagens, não atende às chamadas. O seu superior Norman (Rhys Darby) tenta fazer amizade com ele, mas encontra sempre um muro de indiferença e rejeição.

Um dia encontra um amigo que o convence a ir a um seminário daqueles à americana, tipo "motivacional speaking" que apresenta soluções fáceis para tudo, o "Say Yes". Lá encontra o guru do "sim" (Terence Stamp) que o convence que dizendo "sim" a tudo, está a dizer sim à vida. Dizer "sim" a tudo só pode levar a coisas boas, é a mensagem. Carl, desesperado e com medo de ficar sozinho, aceita o desafio, e compromete-se a nunca mais dizer "não". As consequências são previsíveis. Por exemplo, o que acontece se alguém disser "dê-me todo o seu dinheiro"? Um exemplo que o filme usa. Depois de alguns trambolhões iniciais a vida começa a correr melhor para Carl, que conhece Allison (a lindíssima Zooey Deschanel), um espírito livre que simpatiza com ele logo de início.

Carl restabelece as relações com os amigos, faz amizade com Norman, consegue uma promoção e chega mesmo a captar a atenção de Stephanie. Numa das cenas mais engraçadas do filme chega a convencer um suicida (Luis Guzman) a não saltar da janela de um edifício. Ao inscrever-se impulsivamente no website "persianwifefinder.com" (existe um "arabic wives" e um "iranian matchmaker"), aprender coreano e tirar lições de coreano, chama também a atenção do FBI, que suspeita que Carl é um terrorista. A moral do filme é bastante interessante. Muitas vezes ao dizermos "não" àquilo que o coração está a dizer "sim", estamos a deitar fora um rol de possibilidades infinito, de conhecer gente interessante, e de aprender um pouco mais mesmo com gente que no início não nos parece compatível com o nosso gosto ou estilo de vida.

A crítica não foi muito generosa com o filme, que mesmo assim foi um sucesso de bilheteira nos Estados Unidos, mas eu pessoalmente gostei bastante. Jim Carrey interpreta provavelmente o melhor papel desde "Man on the Moon", e o mais engraçado e "físico" desde "Liar Liar". O personagem de Carl começa num tom de "Cable Guy" e progride para "The Truman Story" (um dos mais bem sucedidos filmes de Carrey, que por acaso gostei menos que este). O filme está em exibição no Cineteatro de Macau, e quem sabe é uma ideia se alguns dos senhores do território que passam a vida fechados na sua cúpula a dizer "não" fossem aprender qualquer coisa nova.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu também gostei, mas devia ter sido um pouco mais engraçado. É um bocado deprimente.