segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Simas in America


Depois do cão português de Obama e do fotógrafo português de Obama, eis o assessor português de Obama. David Simas tem 39 anos, é luso-descedente (filho de um açoriano e uma alentejana) e formado em Ciências Políticas no Stonehill College e em Direito no Boston College. David vai trabalhar na ala oeste da Casa Branca, no desenvolvimento e implementação de políticas federais. Antes disto tinha trabalhado em Massachusetts com o governador Deval Patrick, e foi membro da Comissão Escolar e do Conselho Municipal de Taunton. Fluente em português, liderou há alguns anos em Massachusetts (estado onde vive a maior comunidade portuguesa) um movimento que levou as companhias de televisão por cabo a incluir gratuitamente na sua programação a RTPi. Mais um exemplo de um self-made man, e português. Ou quase...

3 comentários:

Anónimo disse...

filho de alguem dos acores e de alguem do alentejo é luso descendente? então somos todos lusodescendentes. é um facto, mas qual a diferença disto para o ser português? esclareçam-me que estou trocado. o viver noutro país? isso quando muito dá-lhe a condição de cidadão americano e de cidadão português. acho que o termo luso-descendente se aplica a outra versão, mais miscigenada. mas posso estar enganado. é uma boa questão. ou talvez não.

Anónimo disse...

Penso que se quer dizer que sendo o senhor Americano (nascido na América) e cidadão americano, é filho de portugueses (lusos), e portante deles descendente. Luso-descendente. Precisa que se faça o desenho?

Anónimo disse...

se lhe apetecer fazer o desenho faça, mas já agora tente primeiro perceber a pergunta. nem tudo se resume a uma lógica da batata. se não formos burros percebemos que existem contextos específicos para a utilização do termo luso-descendente. o senhor assessor do Obama também é cidadão português. não lhe faço um desenho pois sei que não iria perceber. bruto.