segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Lisboa, Gaza


A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou uma iniciativa para geminar a capital portuguesa com...Gaza. A proposta partiu do Bloco de Esquerda (quem mais?), secundada pelo Partido Comunista e pelos Verdes (naturalmente...), com a abstenção do PS, CDS-PP e PSD. Os comunistas destilam assim o seu ansião e visceral ódio pelos judeus, e a direita assobia para o lado, e só não vota também a favor porque "parece mal" votar ao lado da esquerda. Os judeus que se lixem, pá! O embaixador de Israel em Lisboa manifestou indignação, uma vez que Gaza é controlada pelo Hamas, que "defende o extermínio do povo judaico". Balelas. Já se sabe da vontade, tanto da direita como da esquerda de ver o povo judeu na lama, e não adianta apontar as razões, milenares e por demais conhecidas. A ideia de geminar Lisboa com Gaza é absolutamente ridícula, e só pode ser entendida como um insulto a Israel, com laivos de "politicamente correcto" salpicado com anti-semitismo crónico. Já se sabe o que malta do BE anda a fumar, e pelos vistos andam a "rodar" pelos restantes membros da AM de Lisboa. Existe uma petição online que visa impedir esta autêntica palhaçada:


To: Assembleia Municipal de Lisboa
Petição contra a geminação de Lisboa com a Cidade de Gaza

Nós, lisboetas abaixo-assinados, somos solidários com o povo palestiniano nestes tempos críticos e apoiamos a criação de um estado palestiniano independente dentro do espírito do Direito Internacional. No entanto, repudiamos a ideia de que Lisboa possa ser geminada com a Cidade de Gaza como foi aprovado pela Assembleia Municipal por proposta do Bloco de Esquerda, apoio do PC e abstenção do PS, PSD e CDS-PP.

Parece-nos contrário à ordem internacional geminar a capital de um país democrático com uma localidade de um território ainda por reconhecer como nação pela ONU e o resto do mundo. Mais ainda, na altura em que a Assembleia Municipal vota essa geminação, aquela cidade é governada por um grupo terrorista (assim reconhecido pela União Europeia) que tomou o poder num golpe de estado violento e antidemocrático, e que aproveita a Cidade de Gaza para constantemente atacar alvos civis no país vizinho, actos que promete continuar e dos quais se vangloria publicamente.

Os abaixo-assinados consideram uma desonra para Lisboa - cidade com uma história de liberdade com 900 anos - ver o seu nome associado ao fomento do terrorismo. Nesse sentido exigimos a imediata suspensão da medida.

Sincerely,

The Undersigned


A petição conta já com 330 assinaturas, e pode assinar também aqui.

9 comentários:

Anónimo disse...

Já deu para ver que o Léo tem uma certa alergia a católicos, muçulmanos, budistas tibetanos...

Mas com os judeus é todo cheio de solidariedade...

Porque será?

Leocardo disse...

Tenho mais uma certa alergia ao disparate. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Ou aos disparates que lhe convém.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Não me lembro de ter ouvido na "esquerda portuguesa" - incluindo a da cassete - comentários anti-semitas. Mas já me lembro de ouvir comentários com sentido humanista, sejam sobre Gaza, sejam sobre os desempregados, sejam sobre os mais desfavorecidos. E, por fim, nunca ouvi a "esquerda portuguesa" negar o holocausto. Quanto aos terroristas do Hamas, de facto, a "esquerda portuguesa" tem tido uma atitude demasiado "passiva", mesmo tendo em conta que a preocupação dessa mesma esquerda é com o povo, fazendo um esforço dá para entender. E os comunistas chineses?

Leocardo disse...

Se o sr. acha que esta proposta de geminar Lisboa com Gaza é boa, ou sequer aceitável, pode simplesmente esgrimir os seus argumentos em vez de se ficar por meias palavras. Além disso não obriguei ninguém a assinar a petição. Assina quem quer. Já agora mesmo que não queira assinar, aconselho-o a ver as assinaturas, o que é interessante, e onde se podem encontrar alguns nomes conhecidos.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Lá está o leocardo a desconversar.
o problema aqui não é a petiçao que de facto é ridicula, mas sim o de estar a apelidar tudo e todos de anti-semita.

é anti-semita quem acha que os palestinianos devem ter o seu estado?
Acha que os problemas nessa zona do mundo se resolvem sem que os palestinianos tenham a sua pátria?

Isto não resolve tudo, mas sem isso não há soluçao possivel.

"já se sabe da vontade tanto da esquerda como da direita de ver o povo judeu na lama"....
Tenha dó e acorde para o sec XXI.

Já nao vivemos no tempo da inquisiçao nem do nazismo

Leocardo disse...

Até um miúdo da 4ª classe sabe das razões do impasse na criação do Estado Palestiniano (de que não sou contra, nem nunca fui), e uma das condições impostas pelo Hamas (que por acaso é governo, e ELEITO) é a eliminação pura e simples do estado de Israel. Não querem um estado palestiniano COM Israel, querem EM VEZ de Israel. O sr. pode ficar impressionado com a forma com que exibem os seus mortos e feridos, entre os quais mulheres e crianças, ou a forma como usam os deslocados como peões políticos, mas esquece-se que além do direito que assiste ao Estado Palestiniano de existir, existe o mesmo direito ao Estado de Israel.

Aconselho-o pelo menos a leitura da petição; Gaza não faz parte de um território reconhecido por ninguém, e esta ideia da geminação não passa de uma reles provocação que demosntra bem onde a esquerda portuguesa se posiciona em relação a este tema. Pode não existir inquisição, nem nazis, ou faraós, mas existiram, e cabe-nos assegurar que não existam mais da mesma estirpe.

Cumprimentos.

Leocardo disse...

Mais uma coisa: toda a gente pode chamar o estado de Israel e os judeus em geral de assassinos e usurpadores, generalizando e tomando o um como um todo, mas é um grande insulto chamar alguém de anti-semita?

Anónimo disse...

E eu disse que o estado de Israel não tem o direito de existir?

O estado de Israel existe há mais de 60 anos.
E o estado da Palestina está á espera de existir há outros tantos.

não sou fã do Hamas nem de terroristas.

e tambem não sou anti-semita.