domingo, 30 de outubro de 2016

FC Jumilla - Lorca FC: "derby" de Xangai


O jogo do próximo dia 6 de Novembro entre o FC Jumilla e o Lorca F.C., a contar para a 13ª jornada do Grupo 4 da II Divisão "B" espanhola poderá ser visto por...300 milhões de espectadores! Parece mentira, mas como em todo o resto que mete muita gente ao barulho, está metida a R.P. China - os dois clubes da Comunidade Autónoma de Múrcia são propriedade de empresários chineses, ambos de Xangai, que já garantiram os direitos de transmissão televisiva para o continente chinês.


Li Xiang em Jumilla


Li Xiang e Rubén Iglésias

O FC Jumilla foi fundado em 1975 e refundado em 2011, tendo ascendido pela primeira vez ao terceiro escalão do futebol espanhol em 2014/2015. No último Verão foi adquirido por um consórcio entre os comentadores desportivos Li Xiang e Tang Hui, e o empresário argentino Rubén Iglésias, que é agora também o presidente do clube. 


Xu Genbao e a direcção do Lorca FC

Xu Genbao (徐根寶), à esquerda na imagem é desde Junho último o proprietário do Lorca FC, que foi rebaptizado do nome "La Hoya Lorca" -  La Hoya é o distrito de Lorca onde fica situada a sede do clube. Genbao, de 72 anos (pasme-se) é um antigo futebolista internacional chinês, treinou o Shanghai Shenhua e o Dalian Wanda, entre outros clubes da liga profissional chinesa, e tem desde 2000 uma academia de futebol com o seu nome, sediada em Xangai.


Jumilla e Lorca são duas cidades situadas na planície murciana, zona do sul de Espanha conhecida pela produção frutícola e vinícola, e ficam a 130 km de distância uma da outra, com Múrcia pelo meio. A região não tem um clube no primeiro escalão desde a descida do Real Murcia em 2007/2008, e o emblema mais representativo é actualmente o Universidad Católia de Murcia (UCAM), que disputa a La Liga 2, a segunda divisão.


As duas equipas que vão disputar o "derby" murciano encontram-se em posições cimeiras na tabela classificativa do Grupo 4 da II "B"; o Jumilla está em 2º lugar, e Lorca reparte a quinta posição com o Melilla. O primeiro de cada um dos quatro grupos joga um "play-off" entre eles, e os dois vencedores sobem à La Liga 2, enquanto os derrotados vão disputar mais eliminatórias contra os seis vencedores do "play-off" entre segundos, terceiros e quartos, até se apurarem as outras duas equipas que sobem ao segundo escalão.


E como jogo "especial" requer um palco digno do evento, o encontro disputa-se no Estádio Nueva Condomina, casa do Real Murcia, com capacidade para 30 mil espectadores. Vai-se sortear "un coche", e quem chegar algumas horas antes do pontapé de saída é brindado com churros em molho de chocolate...de graça! Do outro lado do mundo poderão estar milhões de espectadores a assistir. O dinheiro chinês continua a servir de potencial "balão de oxigénio" ao semi-falido futebol ocidental - e quem é que se interessa de onde o dinheiro vem?


Sem comentários: