segunda-feira, 31 de outubro de 2016

domingo, 30 de outubro de 2016

Festival da Lusofonia 2016


Leocardo was (t)here!



FC Jumilla - Lorca FC: "derby" de Xangai


O jogo do próximo dia 6 de Novembro entre o FC Jumilla e o Lorca F.C., a contar para a 13ª jornada do Grupo 4 da II Divisão "B" espanhola poderá ser visto por...300 milhões de espectadores! Parece mentira, mas como em todo o resto que mete muita gente ao barulho, está metida a R.P. China - os dois clubes da Comunidade Autónoma de Múrcia são propriedade de empresários chineses, ambos de Xangai, que já garantiram os direitos de transmissão televisiva para o continente chinês.


Li Xiang em Jumilla


Li Xiang e Rubén Iglésias

O FC Jumilla foi fundado em 1975 e refundado em 2011, tendo ascendido pela primeira vez ao terceiro escalão do futebol espanhol em 2014/2015. No último Verão foi adquirido por um consórcio entre os comentadores desportivos Li Xiang e Tang Hui, e o empresário argentino Rubén Iglésias, que é agora também o presidente do clube. 


Xu Genbao e a direcção do Lorca FC

Xu Genbao (徐根寶), à esquerda na imagem é desde Junho último o proprietário do Lorca FC, que foi rebaptizado do nome "La Hoya Lorca" -  La Hoya é o distrito de Lorca onde fica situada a sede do clube. Genbao, de 72 anos (pasme-se) é um antigo futebolista internacional chinês, treinou o Shanghai Shenhua e o Dalian Wanda, entre outros clubes da liga profissional chinesa, e tem desde 2000 uma academia de futebol com o seu nome, sediada em Xangai.


Jumilla e Lorca são duas cidades situadas na planície murciana, zona do sul de Espanha conhecida pela produção frutícola e vinícola, e ficam a 130 km de distância uma da outra, com Múrcia pelo meio. A região não tem um clube no primeiro escalão desde a descida do Real Murcia em 2007/2008, e o emblema mais representativo é actualmente o Universidad Católia de Murcia (UCAM), que disputa a La Liga 2, a segunda divisão.


As duas equipas que vão disputar o "derby" murciano encontram-se em posições cimeiras na tabela classificativa do Grupo 4 da II "B"; o Jumilla está em 2º lugar, e Lorca reparte a quinta posição com o Melilla. O primeiro de cada um dos quatro grupos joga um "play-off" entre eles, e os dois vencedores sobem à La Liga 2, enquanto os derrotados vão disputar mais eliminatórias contra os seis vencedores do "play-off" entre segundos, terceiros e quartos, até se apurarem as outras duas equipas que sobem ao segundo escalão.


E como jogo "especial" requer um palco digno do evento, o encontro disputa-se no Estádio Nueva Condomina, casa do Real Murcia, com capacidade para 30 mil espectadores. Vai-se sortear "un coche", e quem chegar algumas horas antes do pontapé de saída é brindado com churros em molho de chocolate...de graça! Do outro lado do mundo poderão estar milhões de espectadores a assistir. O dinheiro chinês continua a servir de potencial "balão de oxigénio" ao semi-falido futebol ocidental - e quem é que se interessa de onde o dinheiro vem?


CR7 anti-crise


Mais cedo corressem rumores (infundados ou não) de uma "crise" no balneário do Real Madrid devido à forma de Cristiano Ronaldo, mais depressa ele dava a resposta em sede própria: nas quatro linhas. O internacional português marcou hoje o seu primeiro "hat-trick" da época pelo Real Madrid, na goleada dos "merengues" em Vitória-Gasteiz por 4-1 frente ao Alavés, em partida a contar para a 10ª jornada da Liga espanhola. Os locais ainda se colocaram em vantagem no marcador aos sete minutos pelo brasileiro Deyverson, mas dois golos CR7 levariam a equipa de Zidane para o descanso em vantagem - primeiro na transformação de uma grande penalidade, aos 17 minutos, e depois aos 33, com um tiraço fora da grande área do Alavés. No segundo tempo Ronaldo ainda teve oportunidade de marcar de novo de "penalty", mas o guardião Fernando Pacheco defendeu o seu remate, só que a dois minutos do fim voltaria a fazer o gosto ao pé, fechando as contas dos golos depois de Morata ter feito o 3-1. O Real Madrid lidera com 24 pontos, seguido do arqui-rival Barcelona, que bateu em casa o lanterna-vermelha Granada pela margem mínima, com 22. O Atlético de Madrid bateu o Málaga no Vicente Calderón por 4-2, e aproveitou para igualar o Sevilha no terceiro lugar com 21 pontos, beneficiando do empate dos andaluzes a uma bola na deslocação a Gijon.


sábado, 29 de outubro de 2016

Figura da semana


Concordo "muito acima dos 100%", como diriam os Trumpistas. Deviam era metê-los todos numa ilha onde pudessem ir à bilha uns aos outros o dia todo, de tão "bonitos" e "puros" que são, benzósdeus. 


Ó f*** da p***, joga mazé à buola, c***!



Aí está a última controvérsia do futebol português, que mesmo sendo fértil nestes corridinhos populuchos, nunca deixa de surpreender pela originalidade, pela inovação, pela...parvoíce. Acontece que o Canelas 2010, clube de Vila Nova de Gaia que disputa a distrital do Porto, mete tanto medo aos adversários que estes se recusaram a entrar em campo, e preferem ser multados por falta de comparência! O Canelas disputa a Série 1 da Liga da Elite da AF Porto, e lidera a classificação ao fim de oito jornadas, com sete vitórias e um empate, num campeonato disputado por 14 equipas. Destas 12 recusam agora jogar contra o Canelas, alegando "violência e ameaças" aos seus jogadores e às equipas de arbitragem, por parte de "jogadores e adeptos" do emblema gaiense. Só o Candal não aderiu ao boicote - deve ser porque tem uma secção de pugilato, ou algo que lhes valha. Sem saber exactamente o que isto pode representar em termos desportivos, ganhar todos os jogos por falta de comparência das equipas adversárias daria ao Canelas o título de campeão da série. Mas há mais, muito, muito mais.

É mau tirar conclusões quanto à eventual culpa das gentes do Canelas, especialmente porque não existem provas conclusivas daquilo que os acusam. Em sua defesa vieram dizer que "tudo tem decorrido dentro da normalidade", e apontam como exemplo o encontro da última jornada em Padrão da Légua, Matosinhos, contra o Padroense, que terminou empatado a zero - curiosamente os primeiros pontos perdidos pelo Canelas. Podem ver aqui um vídeo desse jogo, que chegou a ser interrompido pelo árbitro, mas devido à chuva - ora os rapazes não têm a culpa que tenha chovido, pois não? Só que se por um lado ainda não conseguem fazer que chova chuva (linda cacofonia), o mesmo não se pode dizer quanto a outros..."caldinhos":


Pois é, parece "luta-libre", mas é suposto ser futebol. E são estas as imagens que os adversários do Canelas usam como pretexto para se recusarem a jogar, e foram recolhidas durante uma partida da última época, no "derby" de Gaia contra o Vilanovense (agora Vila FC), a contar para a sétima jornada da Liga de Honra, de que o Canelas se sagraria campeão - pudera, ai se não fosse! E se pode haver quem esteja a pensar que se tratou de um "caso isolado", o mesmo dirá sobre o que se passou nas bancadas, entre os adeptos dos dois clubes:


Estes não se podem queixar de uma tarde "monótona", com toda a certeza. Derby é derby, verdade seja dita, mas aqui trata-se de um campeonato distrital, onde praticamente todos os jogos são "derbies", e toda a gente se conhece mais ou menos bem. Não surpreende portanto que os árbitros não relatem estas "incidências" nos seus relatórios - têm amor à pele, à casa, ao carro e à família. "Uólha quieu sei unde trabalhas, morcon!" - mais ou menos qualquer coisa deste género terá levado a que 90% dos árbitros da AF Porto se tenham juntado ao boicote, e se recusem também eles a entrar num rectângulo de jogo onde esteja a equipa do Canelas. Mas afinal, o que é o que Canelas - e não a baiana - tem?


Canelas tem Macaco tem...Canelas tem super-dragões tem....o que é que o Canelas teeeem??!?!! Isso mesmo: é a equipa onde pontifica o elemento mais conhecido da infame claque dos Super Dragões, y sus muchachos. Como devem saber sou adepto incondicional do FC Porto, apesar de eu próprio ser do sul, e isso deveu-se fundamentalmente ao facto de o Porto ter aquela equipa moldada pelo saudoso Mestre Pedroto no tempo em que me comecei a interessar por futebol. Isso não quer dizer que eu vá branquear certos comportamentos da claque do meu clube, nomeadamente quando no centro dos desacatos estão indivíduos com pouco ou nenhum respeito pelas regras sociais mais básicas. Já falei aqui do tal Macaco, nome de guerra de Fernando Augusto Silva Monteiro Madureira, um personagem assaz curioso, que fez uma carreira respeitável pelos clubes por onde passou nos campeonatos distritais da AF Porto, chegando a marcar à ordem dos 20 ou 30 golos por época. Mesmo esta temporada já assinou três golos em seis jogos pelo Canelas, sendo uma das mais-valias da equipa, mesmo contando já com 41 anos de idade. Quem sabe se são também as más companhias, que levam o rapaz a perder às vezes as estribeiras?


Estes são, da esquerda para a direita, Isaac Israel Teixeira Santos, defesa, Paulo Sérgio Vaz Chibante Pinto, guarda-redes, e Carlos Daniel Vaz Nunes Silva, ou "Aranha", que dizem ser o elemento mais "agressivo" do grupo. Estes três têm acompanhado o "Macaco" pelos clubes por onde este passou nos últimos 15 anos. Pode ser que haja quem acredite em coincidências, mas para mim parece evidente que este é o "núcleo duro" da claque dos Super-Dragões que representa agora as cores do Canelas, depois de ter passado por Miragaia, Ribeirense, Passarinhos da Ribeira e Mocidade de S. Gemil. Um caso de "coesão", portanto, antes de mais nada. 


E na quinta-feira o Canelas 2010 deu esta conferência de imprensa, onde falam de uma "cabala", ou conspiração contra o clube, fazendo referência a uma "reunião secreta" para a qual não foram convidados. Eu não sei bem a razão pela qual não lhes foi endereçado o convite, mas assim de repente consigo pensar numas...dezenas delas? Além do presidente, também "Macaco", sentado à sua direita no vídeo, apela aos 12 clubes que boicotaram o Canelas que "repensem a sua posição", e fala de "motivações políticas" por detrás da ideia do boicote. Olá, que diabo, querem ver que...


Era só o que faltava! Não! Isso não! Tudo menos isso! Fica Marcelo, estás perdoado! Marcelo! Marcelo! 


Dia D de Donald, ou Hora H de Hillary?


Enquanto alguns eleitores americanos já vão votando antecipadamente, e outros nos "territórios ultramarinos" também vão cumprindo o seu dever cívico, faltam apenas 10 dias para que o mundo saiba quem vai ser a figura de proa da maior potência mundial, os Estados Unidos, durante os próximos quatro anos. Confrontados com duas escolhas muito, mas mesmo muito mázinhas, os americanos não parecem dar a entender de modo conclusivo quem vão ter na Casa Branca, e eu diria mesmo que não queriam ter nenhum deles. Hillary Clinton lidera as sondagens com uma margem curta, enquanto nas sondagens imaginárias dos apoiantes de Donald Trump, este vai na frente com um número "muito superior a 100%" das intenções de voto. Falando a sério (não pude resistir, como dá para levar certos delírios a sério?), mais do que elaborar sobre os pontos fortes (quais?!) e os pontos fracos (o blogue não ia chegar) dos dois candidatos, preferi antes consultar o oráculo da Google, e ver o que me diz deles, nomeadamente quem são, do que gostam, o que pretendem, e quem foram no passado. Para tal fiz uma pseudo-busca inserindo os nomes de ambos antes das palavras "is", "likes", "wants" e "was". Os resultados, bem, foram estes que vou mostrar a seguir.


Primeiro Donald Trump, que vai ganhar/ser eleito, ou morrer/está morto. Tirando aquele resultado que nos diz que "é democrata" (todos somos, no fundo, só que no caso dele, ao afirmar que "só reconhece o resultado se ganhar"...bem...) vemos portanto que para o candidato Republicano a eleição é mesmo uma questão de vida ou morte: ou ganha, ou quina! Dramático.


Das coisas que Trump gosta, ou "like", confesso que estava à espera de encontrar "pussy". E não a da Hillary, lógico, por isso aqueles dois resultados que dão conta da simpatia do milionário com o penteado mais extravagante da sua classe pela candidata republicana são uma parvoíce. Sim, ele tem cara de quem gosta de "fast-food", portanto inclino-me para essa hipótese como a mais provável das cinco.


Quanto ao que ele quer, bem, fiquei surpreendido porque não esperava encontrar nada de positivo, mas o que é aquilo de querer comprar aqueles estados da América Central? Guatemala? El Salvador? República Dominicana? Que diabo, será um plano expansionista ou é só por causa das virgens? Bem, ele quer construir um muro, certo, mesmo que já ninguém leve essa ideia parva muito a sério.


Quanto às referências do passado do candidato, vemos outra vez ali "democrata", como quem diz "não é, foi" - eu duvido de ambas as orações, mas em frente. Agora, se ele foi a favor da guerra do Iraque ou não, desconheço, mas suspeito que a maioria dos americanos amantes da maçaroca e do petróleo alheio foram todos, mas alguém se recorda de ter visto o tipo no "Home Alone"??? Não estarão a fazer confusão com o Joe Pesci??? Aquela que pergunta onde ele nasceu deve ser uma vingançazinha do Obama, a quem o Trump andou a encher os ouvidos com aquela conversa de que o presidente agora em fim de mandato "não nasceu na América". Vamos agora a Hillary:


Bem...ela não está morta, apesar de durante a campanha a oposição lhe ter atribuído doenças como a tuberculose (acho que foi uma pneumonia...), alzheimer, e as sete pragas do Egipto, e não é certamente um robô, senão o seu marido, Bill Clintoris, já tinha ido pousar noutro telhado - e logo ele, que aprecia chichinha (e faz muito bem). Que ela seja "awesome" discordo em número e grau, e mesmo para "mal menor" fica muito aquém do que seria desejável, e quanto a "ganhar", bem, que não conte com os ovos no cesto antes das galinhas os porem. Ficamos por "é democrata", porque é tecnicamente verdade: é a candidata do Partido Democrata!


Quanto ao que ela gosta, juro que não percebo o que fazem ali "balões" e "Índia", e quanto ao Trump, já sabemos que isso não é verdade - esta é a primeira eleição em muito tempo, pelo menos, em que os candidatos não se cumprimentam antes e depois dos debates. Faz sentido que se contem os "likes" que se fazem à senhora no Facebook, até para que se fique a par da sua popularidade, e quanto àquilo da Al-Jazeera, bem, não confundir com a "Al-Qaeda" - a Al-Jazeera teve até uma filial na América, até fechar em Abril último. Nada a ver com o facto de ser uma empresa com sede no Qatar, mas simplesmente a lei da concorrência a falar mais alto. Quanto às pretensões da candidata...


..."ir para a guerra com a Rússia" não me parece que seja algo que ela tenha em perspectiva como sendo uma prioridade da sua eventual presidência (ou de quem tenha dois dedos de testa, em suma). Aquilo de taxar a classe média é para mim um mistério, pois nem eu nem ninguém sabe o que pretendem os dois nesse particular, ou se fizeram alguma sugestão nesse sentido, por entre os ataques pessoais mútuos. Aquilo de "fronteiras abertas" suponho que quererá dizer "manter as coisas como estão", mas quanto à segunda emenda, ali referida em dose dupla (de uma maneira parva, no meio), acho que era interessante que os palermóides dos americanos pensassem a sério no assunto. É que aqui a malta deste lado, do resto do mundo, anda um bocado farta dos vossos filmes de "cowboys e índios" super-realista, e quem me quiser vir dizer que "abolir a segunda emenda é desarmar os cidadãos comuns", guardem essa conversa para o Tyson Gay, velocista norte-americano que ainda há uma semana perdeu a filha de 15 anos em nome da "liberdade" de andar armado...em parvo. Finalmente...


...o que Hillary foi. Sim, aqui tem uma vantagem sobre o seu concorrente devido a...sei lá, saber o que se faz no cargo para o qual ambos estão a concorrer? Mas de tudo o que ali está, a primeira opção é uma certeza absoluta: ela nasceu. E anda aí, bem como o Trump, e agora resta aos eleitores americanos escolher entre um deles, e seja qual for a escolha que fizerem...


YOU'RE F***D, AMERICA!

Não é estúpida: é burra, mesmo!


É apanágio desta gente: fecham a porta para levar a cabo as suas canalhices, mas esquecem-se que vivem numa casa sem paredes nem tecto. Regina Cunha, a dondoca islamófoba que não sabe o que diz e orgulha-se disso, faz o papel de vítima, e o Leocardo, o de lobo mau - COITADINHA! OHHH! Para já não "insultei" ninguém coisa nenhuma, e isso tira-se de letra deste pequeno discurso de patetinha, onde nem concretiza aquilo de me acusa - a não ser que o "amigo" dela seja o tal professor nazi do post anterior, onde como podem ver, "insultei" que foi uma coisa doida. Ui ui, que o tipo ficou com o tutu de bailarina todo molhado das lágrimas. Além disso, não bastando ser ressabiada e BURRA, Regina Cunha bate na mesma tecla que faz soar a corneta que diz "buuuurrra". Você não se inclui em nenhum dos perfis que descreve, e que deviam estar preocupados em encontrar uma solução para o problema que apresenta. Você não se insere no conceito de "europeu", "português", ou "pessoa que sai à rua e olha em redor". Você passa o dia, desde que acorda até que cai para o lado, a procurar disparates para publicar aí na sua páginazinha do Facebook, e isto quando não aproveita para tecer considerações ainda mais disparatadas. O facto de não contribuir com uma migalha que seja para a sociedade de que tem o desplante de fazer de porta-voz seria considerado "hipocrisia" caso fosse uma pessoa ciente e imputável - nada disso: é uma doente. Passe bem (como se isso fosse  remotamente possível), e como pode reparar, continuo a segui-la. A sua soberba NUNCA lhe permitiria guardar os disparates que escreve para o seu grupo de "amigos", ou diria melhor, párias. É o que temos, paciência. Fui. 


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

O professor NAZI (da Ramada)





José Artur Gonçalves Antunes é professor de Biologia aqui, na Escola Secundária da Ramada, concelho de Odivelas. Atenção, conCelho, ó sr. professor da tanga:



Isso mesmo, além de exercer as funções de docente, este camarada aqui é membro do PNR, e concorreu como cabeça de lista do partido às legislativas do ano passado, pelo círculo do Algarve, "apesar de ser de Braga". Mas pronto, reside há vários anos entre o Alentejo e o Algarve, mais precisamente...


...na Ramada, Odivelas, onde já no ano lectivo de 2012/2013 tinha concorrido a uma colocação. Ah, Odivelas...os chaparros...as amendoeiras em flor. Os resultados foram, como seria de esperar, "espectaculares"


Pois. Os algarvios, assim como o resto dos portugueses, ainda não estão preparados para tanta menti...quer dizer, "nacionalismo". Claro, claro. Mas agora indo directamente ao que aqui me traz  (e não "trás", ó "professor"), como é que fui dar com mais este cromo?


Aqui, nesta thread do Facebook, onde o indivíduo faz aquela AMEAÇA, para depois COBARDEMENTE bloquear-me, não sem no entanto se inibir de prosseguir a sua manobra de intimidação NAZI na sua própria página do Facebook:


Em primeiro lugar, esquerdalha é a tua prima, ó semi-alfabetizado que sabe-se lá à memória de quem foi integrar o corpo docente seja lá do que for. Sim, "provavelmente emigrado", e se calhar sou "Leocardo em Macau" porque moro...olha, em S. Teotónio, "conselho" de Odemira, queres ver? Portanto, este é o tal partido que se diz "descriminado" pelos média. Este é o partido que se diz "aberto ao debate pluralista e democrático". A ÚNICA estratégia a que esta corja recorre é a da intimidação, da delação, da coacção e da ameaça.  Então? Não há nada a temer, o Goebbels da Ramada que também é de Braga, de Odemira e do Algarve só quer "trocar pontos de vista", não se percebe logo?


Ui, veja lá, não me dê um tiro, pelo menos enquanto o PNR não for "solução"...suicida. Agora, e como conclusão, o que me causa mesmo espécie, e de como é que a Escola Secundária da Ramada, que suponho ser um núcleo educativo multi-cultural e etnicamente diversificado tem como docente um NAZI destes. Lamentável, ainda mais tendo em conta como o tipo disfarça e mente tão mal que dá pena. E que tal isto para "deturpação", ó fresquinho? E onde que está a "calúnia"? Ah, bem. Foi o que eu pensei.


quinta-feira, 27 de outubro de 2016

As lições do Nunecas: Pica-Pau come tudo, tudo, tudo




8º EPISÓDIO: O PICA-PAU COME TUDO, TUDO, TUDO













FIM!