sexta-feira, 23 de julho de 2010

Caça aos gordos na Alemanha


Um deputado conservador do parlamento alemão teve uma ideia peregrina para combater a obesidade. Marco Wanderwitz, representante parlamentar da Saxónia, propões que os gordos "paguem mais impostos", de modo a cobrir a despesa que dão ao sistema nacional de saúde". "A questão é, será que um sistema de saúde devidamente consolidado deve cobrir os custos do consumo excessivo de comida?", perguntou o deputado. Wanderwitz continuo dizendo que "penso que as pessoas têm que saber que viver de forma pouco saudável acarreta despesas", acrescentando que "tal como o tabaco, deviamos taxar ainda os produtos de consumo que provocam obesidade, e fazem mal à saúde". Juergen Wasem, um economista, apoia a ideia de Wanderwitz, e vai mais longe ao propôr que se colem etiquetas avisando dos riscos para a saúde em produtos como chocolate, ou outros ricos em açucar e gordura. O jornal alemão Bild estima que os custos de tratamento de doenças relacionadas com a obesidade custam cerca de 16 mil milhões de libras (mais de 20 mil milhões de patacas) ao sistema nacional de saúde alemão. Recentemente a Associação de Professores da Alemanha sugeriu que se pesassem as crianças antes das aulas, e que se encaminhassem os casos de obesidade para os serviços sociais, e eventualmente para clínicas de emagrecimento. Um estudo da Universidade Jacobs em Bremen revela que a maioria da população apoiaria uma taxa extra a pessoas que sofram de obesidade, ou que levem hábitos alimentares desregrados.

6 comentários:

Anónimo disse...

mas 1 deputado maluco,olha se os gordos pagassem mais impostos,então o EUA ganhava muito dinheiro só de impostos

Anónimo disse...

Acho muito bem. Se os que fumam pagam mais impostos que os outros e ainda são perseguidos, porque se diz que fumam porque querem e que sabem muito bem que o tabaco faz mal e blá blá blá, os que comem porcarias a mais também deviam pagar mais impostos pelas mesmas razões.

Anónimo disse...

os atrasados mentais como o anónimo das 19h38 também deviam pagar mais impostos por serem atrasados mentais

Anónimo disse...

Se se pagasse impostos pela estupidez, anónimo das 16:14, o teu comentário é que não estava aqui porque já nem dinheiro tinhas para pagar a conta da Internet. Ficaste chateado, deves ser daqueles que lhe dão bem nos morfes. Deixa lá, dá um pum, que isso passa.

Anónimo disse...

oh anónimo das 05h24 conheces aquela famosa frase " vai mas é trabalhar pá" ?

Anónimo disse...

o anónimo das 05h24 é 1 refilão e burro