sábado, 17 de abril de 2010

Volta à China


PEQUIM - Os vigilantes dos exames nacionais de acesso à Função Pública apanharam menos "batoteiros" o ano passado. Em 2008 foram mais de mil os candidatos apanhados a copiar ou com cábulas, enquanto que em 2009 foram apenas apanhados 561. Trezentos dos "batoteiros" tiveram um zero no exame, 152 foram banidos do exame deste ano, enquanto 109 foram banidos para sempre de desempenhar um cargo no Governo.

MONGÓLIA INTERIOR - Foram encontradas pinturas rupestres datadas de mais de 6 mil anos nas montanhas de Araxan. As pinturas foram feitas em osso, utilizando tinta de ocre. A aparência das grutas, o estilo das pinturas e o método utilizado é semelhante ao de pinturas rupestres encontradas em grutas da Europa.

JILIN - Um oficial de Yushu foi castigado depois de e ter descoberto uma fraude com casamentos. O oficial recolheu 60 mil yuan em prendas e lai-si, simulando um casamento para o seu filho, e contratando uma prostituta para fazer de noiva.

SHANDONG - Foi lançado um alerta de traça branca em toda a província. O insecto, que pode devastar florestas inteiras, foi detectado em 1221 localidades e 16 cidades de Shandong desde 1 de Abril. O governo lançou um programa para treinar 8 milhões de pessoas para combater a peste.

JIANGSU - Um apanhador de lixo de Yancheng doou 100 mil yuan à caridade na terça-feira. Zhang Zhongquan, de 83 anos, viveu como vendedor de bebidas, e tornou-se lixeiro depois de se aposentar. O idoso deixou a família há 10 anos porque esta opunha-se à sua natureza caridosa.

GUANGDONG - Um zoo em Dongguan tem oferecido animais mortos, enquanto outros são comidos pelos funcionários do parque (?). Alguns dos animais tiveram dificuldades têm tido dificuldades em adaptarem-se, e alguns macacos, girafas ou pavões oferecidos por Pequim têm morrido.

GUANGDONG - Centenas de idosos foram detidos em Puning, até os seus filhos aceitarem ser esterilizados. Os filhos dos idosos violaram a política do filho único, e só depois de se submeterem à esterilização, podem levar os pais de volta para casa. Até ao último Domingo tinham sido detidos 1377 idosos porque os seus filhos e filhas "tinham mais de uma criança".

GUANGDONG - Adolescentes vestidos de luto e com uniformes escolares foram detidos em Shenzhen por fraude. Os adolescentes pediam dinheiro no metro para o enterro da mãe, que tinha morrido de cancro, enquanto o pai estava preso por posse de droga. Muitos transeuntes ofereceram doações, mas as autoridades expuseram a fraude.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá Leocardo,

Estou a fazer um trabalho sobre os direitos humanos da China e gostava se possível que me desse a referência do penúltimo excerto onde menciona que "Centenas de idosos foram detidos em Puning...".

Muito obrigada

Leocardo disse...

http://aa.yhs.search.yahoo.com/avg/search?fr=yhs-avg-chrome&type=yahoo_avg_hs2-tb-web_chrome_aa&p=puning+one+child+policy