quarta-feira, 21 de abril de 2010

Morreu Samaranch


Faleceu hoje em Barcelona Juan Antonio Samaranch, o espanhol que conduziu os destinos do Comité Olímpico Internacional entre 1980 e 2001. Samaranch tinha 89 anos, e sofreu uma cardiomiopatia. Não tenho muito mais a dizer, a não ser que foi muito criticado em várias instâncias, mas tornou-se uma figura lendária do olimpismo ao organizar os primeiros jogos depois da Guerra Fria, do centenário, do milénio, e atribuíu à China a organização dos jogos de 2008. Em 1991 recebeu do rei de Espanha o título de marquês.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma pérola. Quase todos a pensar que a China tinha organizado os jogos de 2008, mas afinal foram os jogos de 2004 com um ligeiro atraso. A Grécia organizou quais?

Leocardo disse...

Há uns dias um digníssimo director de jornal em Macau localizou o terramto de Tangshan e a morte de Mao em 1978, quando na verdade foi em 1976, como toda a gente sabe. O ano passado durante o 60º aniversário da RPC ouvi um académico inglês de renome a falar na televisão sobre "este 50º aniversário", ou "estes 50 anos", e fê-lo umas três vezes. Neste caso particular, estava a falar de Saramanch e a pensar na atribuição dos jogos à China, e lembrei-me sobretudo de como estiveram perto de conseguir em 2000, mas acabaram por perder para Sydney. Por vezes estamos distraídos a pensar noutra coisa qualquer, enfim, acontece. Só não acontece com o anónimo das 11:31, que é uma criatura perfeita. Uma pérola, sem dúvida.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O anónimo das 11:31 também deve ter o título de marquês, como o Samaranch. Mas este é Marquês de Borba. Duas garrafas, no mínimo.

Anónimo disse...

A mediocridade reina e erros não podem ser apontados. Mantenham o vosso nível bem baixo que é para não terem trabalho.