sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sobre o "special one"


Tive ontem uma pequena discussão sobre aquela não-notícia que foi a tentativa de rapto do treinador português do Inter de Milão, José Mourinho. Digo que é uma não-notícia porque Mourinho nunca chegou a saber que corria o risco de ser raptado, e a polícia italiana desmontou o plano antes de qualquer incidência maldosa - e ninguém ganha prémios Nobel por tentativa de Química ou de Literatura. Em todo o caso, a discussão prendeu-se sobretudo com a carreira do il speciale. Na minha humilde opinião, Mourinho deve tudo o que é ao FC Porto. Foi no clube do Dragão que Mourinho ganhou os seus maiores títulos, e conseguiu construír uma equipa fabulosa com jogadores portugueses contratados a equipas do meio da tabela (Nuno Valente, Paulo Ferreira, Pedro Mendes), estrangeiros praticamente desconhecidos (Derlei, Jankauskas, Carlos Alberto) e jogadores rejeitados de outros clubes grandes (Deco, Maniche). Uma vez no Chelsea, Mourinho apanhou rios de dinheiro e talento para ganhar dois títulos, e conseguiu contratar praticamente todos os jogadores que queria a preços astronómicos. Não digo que eu e o leitor fariam melhor ou o mesmo, mas conseguiríamos pelo menos um segundo ou terceiro lugar. No Inter, Mourinho corre praticamente sozinho, muito graças às crises do AC Milão e da Juventus, ainda na ressaca do "calcio caos". Mas o português continua a dar cartas e a ganhar títulos, e merece todo o meu respeito. Mas dificilmente conseguirá atingir o nível de 2002/2004, no FC Porto.

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Caro Leocardo,
Não podíamos estar mais de acordo.
Mourinho foi fabuloso, special one, no Porto, ao pegar em jogadores desconecidos (Derlei e Nuno Valente do União de Leiria), Paulo Ferreira (Setúbal), Deco e Maniche rejeitados do Benfica, Hélder Postiga vindo dos juniores, e ter ganho tudo com eles.
Até dinheiro para o Porto, para além dos troféus.
Com os rios de dinheiro que teve à disposição no Chelsea, e tem agora no Inter, o mérito não é obviamente o mesmo.
Kung Hei Fat Choi

Anónimo disse...

Nao estou a perceber muito bem a argumentacao.
Voces admitem que ele foi fabuloso no Porto.
Mas que no Chelsea, como tinha rios de dinheiro, deixou de ser fabuloso!
Bem, mal posso esperar que ele va treinar o Paco de Ferreira, para ve-lo arrebatar todos os titulos nacionais e internacionais.

Leocardo disse...

Sim, foi fabuloso no Porto, pois lá conseguiu ganhar o que no Chelsea, com um orçamento dez vezes maior, não conseguiu. É essa a argumentação.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Leocardo, acha que o Mourinho ganhava duas vezes o campeonato ingles com aquela equipa do Porto?
E quanto a liga dos campeoes que ele nao ganhou com o Chelsea, poderia ter sido tudo ao contrario.
Bastaria que aquela bola do Costinha no ultimo minuto nao tivesse entrado, ou que aquele golo manhoso do Luis Garcia nao tivesse sido validado.
Uma competicao como a liga dos campeoes esta muito mais sujeita ao acaso do que uma prova de consistencia como e o campeonato ingles.