sábado, 20 de fevereiro de 2010

Volta à China


PEQUIM - As "tias de banquete" foram um sucesso enorme durante o Ano Novo Chinês. A ideia passou por contratar mulheres de meia-idade desempregadas para cozinhar e servir às mesas durante o período das festas, quando a mão-de-obra escasseia e os trabalhadores migrantes voltaram a casa de férias. Em alguns casos as "tias" conseguiram ganhar vários milhares de yuan durante a semana do Ano Novo.

PEQUIM - Os residentes do distrito de Daxing podem requisitar escolta policial caso levantem mais de 50 mil yuan do banco. A polícia anunciou a medida durante o Ano Novo, e desde então já escoltou mais de cem pessoas.

SHANDONG - O governo municipal de Jinan proibiu que os seus trabalhadores consumam bebidas alcoolicas durante o almoço, após várias queixas da população. Outra medida implementada durante a última redução camarária passa por reduzir "despesas necessárias", como celebrações, seminários, fórums e outros pretextos para "gastar dinheiro público".

JIANGSU - Sun Meilan, uma varredora de ruas, foi eleita a "pessoa mais simpática" da cidade de Huaian numa eleição realizada durante o Ano Novo. Sun foi filmada a enxugar as suas meias três vezes enquanto limpava os passeios da cidade, cobertos de neve.

XANGAI - A cidade de Xangai tem agora 19 milhões de habitantes. Citando estatísticas governamentais, cada pessoa ocupa 34 m2 de espaço residencial em média. Em cada 100 famílias existem 14 carros, 196 aparelhos de ar-condicionado e 223 telemóveis.

FUJIAN - Encomendas postais originárias de Fujian sero sujeitas a uma vigilância mais apertada, uma vez que as autoridades desconfiam que uma quadrilha de Taiwan trafica droga através desta província, pelo correio. Quarenta pacotes de droga foram apreendidos, contendo 7,28 kg de metanfetamina e ketamina,

GUANGDONG - Uma empregada do aeroporto de Shenzhen que foi erradamente acusada de roubo e detida durante nove meses resolveu não processar o estado. Em Dezembro de 2008 Leung Li descobriu uma caixa ao lado de um caixote do lixo do aeroporto e levou-a para casa, descobrindo mais tarde que continha ouro. Mais tarde foi provado que a empregada desconhecia o conteúdo da caixa, e que a sua intenção era entregá-la à secção de perdidos e achados no dia seguinte.

SICHUAN - Mais de 10 mil pessoas prestaram homenagem a Deng Xiaoping na aldeia de Xiexing, em Guangan, onde nasceu o líder da China entre 1978 e 1994, para comemorar o 13º aniversário da sua morte.

Sem comentários: