domingo, 14 de fevereiro de 2010

Provedor do leitor


A propósito do post de ontem intitulado Santa Ignorância, recebi o seguinte comentário de um leitor anónimo:

O chinês leocardo não gosta que brinquem com os nomes dos seus queridos conterrâneos. Coitadinho do chinoca...

Infelizmente é normal que os portugueses em particular e os ocidentais em geral considerem que são o supra-sumo da civilização, e achem que os nomes asiáticos são "engraçados" ou "esquisitos", mas isto não revela sequer um complexo de superioridade ou racismo. Apenas burrice. O racista pelo menos tem convicções.

Na noite de 19 de Dezembro de 1999 estava eu no Largo do Senado à assistir à cerimónia da transferência de soberania, e ao meu lado estava uma turista portuguesa que gracejava com os nomes das altas individualidades do governo chinês. Devia ter filmado aquilo e colocado no YouTube, se já existisse, para provar como não há limites para a saloiice e para a parvoeira.

O apresentador José Carlos Malato acha piada ao facto do presidente da China se chamar Hu Jintao, e o líder norte-coreano Kim Jong-Il, provavelmente da mesma forma que mil milhões de chineses considerariam que "Malato" é um nome "engraçado" (se o conhecessem, ou se a sua existência fosse realmente relevante para além do rectângulo lusitano), e ainda mais quando se junta à figura do apresentador em questão.

Quanto ao leitor que deixou o comentário, tenho mesmo muita pena dele. Se tivesse um pouco de visão começava a habituar-se aos tais nomes "chinocas", que se calhar até são quem lhe paga o salário. Pode ser que um dia diga cobras e lagartos dos Ferreiras dos Santos ou dos Teixeiras da Cunha, que não lhe "dão pataquinhas". Razão tem o anónimo das 9:53, que deixou o seguinte comentário:

Acorde homem deixe de vigiar quem é ou não amigo dos "chinocas", mesmo que vá regressar amanhã à sua santa terra, terá mais que fazer do que retaliar quem era amigo dos "chinocas" ou não...fica muito mal na foto e não frequente isto se não gosta...



É sempre um prazer esclarecer os meus queridos leitores. Grato pela atenção dispensada.

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa Leocardo, já não há pachora para aturar o tuga calhau.

Kung Hei Fat Choi

Anónimo disse...

É muito susceptívelzinho o menino...

Anónimo disse...

E por isso que temos tantos ocidentais com nomes chineses!
Macau esta cheio deles!
E quanto aos chineses, ora essa,
onde e que ja se viu um chines usar um nome ocidental? Nunca, e caso nunca visto!

Anónimo disse...

O comentário daquele anónimo revela que vive num sítio (Macau) onde não se sente bem. Tanto pior para ele, que isso não deve ser grande coisa, e talvez por isso é que goste de chamar "chinoca" ao Leocardo, convencido de que é uma ofensa. Mas também não percebo onde é que está o problema de o Malato gozar com nomes chineses, coreanos ou outros quaisquer. Faz parte do seu estilo na apresentação de programas, goza sempre com tudo e nunca vi ninguém ficar chateado por causa disso. Será que o Leocardo agora aderiu ao idiotismo do "politicamente correcto" em que, diga-se o que se disser, há sempre alguém que se julga no direito de se sentir ofendido?

Anónimo disse...

tambem ha nomes portugueses bem engraçados do tipo:maria dos prazeres,manuel do coito,pedro mil-homens,José Coxo,inocencio calabote,carlos melancia,carlos cebola,carlos limão,tozé marrecos,luis figo,emilio peixe,joaquim vá com Deus etc etc

Leocardo disse...

Se fosse a Maitê Proença a gozar com os nomes portugueses, lá ia mais uma petição online para proibir a senhora de entrar no país. Mas só somos tolerantes quando se trata de brincar com os outros. Percebe-se.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Oh palhaço, isso de apagar comentários...

Anónimo das 14:37 disse...

Eu fui um daqueles que comentei aqui o caso da Maitê Proença e chamei patriotas bacocos às virgens ofendidas portuguesas. Se não me engano, o Leocardo achou o mesmo. Agora, pelo contrário, o Leocardo ficou ofendido com o Malato por causa dos nomes chineses. Bom, isso coloca-o no patamar dos que ficaram ofendidos com a Maitê.

Leocardo disse...

Nem por isso. Estou-me nas tintas para o palerma do Malato, e não quero boicotar nada dele nem impedi-lo de vir à China ou a Macau. Em termos mais leigos: estou-me a c...

O pior é que Malatos há muitos. E macacos também.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Pronto, já percebi: o Malato é o Hugo Chávez do entretenimento. Mais um ódio de estimação que o Leocardo tem de criticar por tudo e por nada.