segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Abraçar-me-ias? Abraçar-te-ia, pois!


1) O jornal Ponto Final noticiava hoje que o aeroporto de Macau está entre os "mais estranhos" do website Popular Mechanics. Aparentemente este website considera os aeroportos "estranhos" atentendo a factores como a construção, a arquitectura ou a localização. Eu acho que o aeroporto de Macau é estranho por uma série de outros motivos. É estranho que não tenha a mesma movimentação que outros aeroportos da região, encontrando-se sempre praticamente vazio, mesmo nas horas de embarque ou chegada de passageiros. É estranho que só sirva mesmo para a malta apanhar os aviões passar férias na Tailândia, Filipinas, Malásia, Vietname e Singapura, que para os vôos domésticos o aeroporto de Zhuhai fica muito mais em conta. É estranho que apesar de toda a boa vontade que esteve por trás da contrução do aeroporto de Macau, concretizada em meados dos anos 90, ainda seja preciso ir a Hong Kong para apanhar vôos para a Europa, América, África ou Médio Oriente. É estranho por muitas outras razões que ultrapassam o facto de ser construído em terra conquistada ao mar.

2) Ainda no Ponto Final, a notícia da Associação de Recuperação de Toxicodependentes de Macau (ARTM) ter lançado uma campanha de sensibilização contra o estigma do HIV no território. Sem dúvida uma iniciativa de louvar, e que venham outras, que em Macau as pessoas ainda pensam que a SIDA só acontece às pessoas más. No entanto uma das iniciativas passa pela distribuição de t-shirts com o slogan “Can You Hug Me If I Have HIV?”, em inglês e em chinês apenas. Sim, porque isto em português é traduzido para qualquer coisa como "Abraçar-me-ás se eu tiver HIV?", e não estou a ver uma t-shirt onde se leia "abraçar-me-ás", assim, com toda esta hifenização.

7 comentários:

Anónimo disse...

Neste caso seria "Abraçar-me-ás se eu tiver VIH?":)

Abraco

Anónimo disse...

Deve ter sido a questão ortográfica que travou que se fizesse a campanha também em português.


AA

Anónimo disse...

Provavelmente nao faz sentido cada vez que se pedir um abraco, ter-se que explicar o que esta escrito na t-shirt....na medida que a maior parte das pessoas que passam por aqueles locais serem chineses ou estrangeiros que dominam o Ingles...se sao portugueses...tambem dominam o Ingles, e sao Macaenses e a mesma coisa.

Anónimo disse...

Isso é porque os portugueses não têm sida, embora alguns já tenham sido.

Anónimo disse...

E como todos os portugueses e macaenses dominam o Inglês, que tal eliminar-se o Português de uma vez por todas e elevar o Inglês a língua oficial? Esse argumento não faz sentido, por alguma razão a língua de Camões está a morrer no território.
Somos nós, os próprios nativos da língua, que a matamos com posições dessas.

Anónimo disse...

E que tal um simples:

Davas-me um abraço se tivesse VIH?

Que mania de complicar tudo!

Anónimo disse...

E que tal usar uma simples T-shirt toda branca, sem slogans estúpidos?