sábado, 18 de abril de 2009

Volta à China


PEQUIM - Mulheres com residência permanente na capital chinesa podem agora fazer a despistagem de cancro de mama e cancro cervical, e as crianças podero fazer um check-up gratuito, anunciou o Beijing Times. O departamento de saúde de Pequim conduz o exame ao cancro cervical a mulheres entre os 26 e 65 anos, e o do cancro da mama a mulheres entre os 40 e os 60. Perto de 4 milhões de mulheres entre os 20 e os 60 anos vivem em Pequim.

JILIN - Dois estudantes de 16 anos, um rapaz e uma rapariga, cometeram suicídio bebendo veneno. Os jovens eram namorados, e foram encontrados pelos vizinhos em casa já sem vida, espumando da boca. Deixaram uma nota dizendo que queriam ser enterrados juntos. Os pais dos jovens autorizavam o namoro, mas a rapariga ia mudar para outra cidade em breve, o que poderá ter estado na causa do suicídio.

ANHUI - Um grupo de oito idosos, o mais velho de 72 anos, foi detido por causar distúrbios em público. O grupo era pago por desconhecidos para insultar e provocar brigas com transeuntes, que nada faziam devendo ao facto de se tratarem de pessoas de idade avançada. O grupo angariou perto de 300 mil yuan desta forma, nos últimos 3 anos.

JIANGSU - Duas mulheres descobriram que tinham o mesmo namorado, e saltaram a um rio para ver qual delas o homem salvava primeiro. As mulheres, amigas, descobriram que namoravam o mesmo homem durante a festa de aniversário deste, na última quarta-feira. O "teste do amor" falhou, e os três tiveram que ser retirados do rio pela polícia.

SHAANXI - Um homem de 82 anos foi detido por tráfico de droga. Zhao Degui, natural de Xian, traficava estupefacientes entre Shaanxi e Henan. O idoso diz que começou a traficar droga porque não tinha outro meio de sustentar a família, e porque a polícia é sempre "mais tolerante" com a terceira idade.

XIAN - Um homem vai processar 3 organizações de saúde em 140 mil yuan por o terem diagnosticado erradamente com HIV. Feng Zhanqiang foi diagnosticado com HIV quando entrou num campo de reabilitação pelo trabalho em 2006, e diz que o diagnóstico afectou a sua vida pessoal, e levou-o a ser dicriminado na sua aldeia Natal. O ano passado foi diagnosticado HIV-negativo depois de um acidente de automóvel. Um dos centros de saúde responsável pelo erro diz que a primeira amostra de sangue colhida poderia estar contaminada.

HUBEI - Uma mulher de 51 anos foi executado pelo homicídio de um sem abrigo, que vivia da recolha de lixo. Li Chunlan e o seu meio-irmão compraram seguro de vida em Hong Kong em 2004, e depois procuraram um sem abrigo. Embebedaram-no, e depois o meio-irmão matou-o "acidentalmente" com o seu táxi. Depois colocaram identificação falsa no bolso do homem para reclamar os 3 milhões de yuan do seguro.

5 comentários:

El Comandante disse...

Na província de Hunan, morreram 18 pessoas devido a uma explosão numa mina.
Nada de novo...

Leocardo disse...

Hmmm, sim, não é novidade. Seleccionei assim as notícias mais curiosas. Ficaram dezenas de fora.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Leo, andou a ler o China Daily, nao é?

Cumprimentos,

Leocardo disse...

Mais ou menos ;)

Anónimo disse...

A melhor que li já faz uns anos. Um homem no cimo de um prédio quer suicidar-se. Cá em baixo há uma multidão. O homem faz várias hesitações. Cá em baixo incitam-no e ele acaba por se atirar. Quando cai alguém diz que "estava a ver que ele não conseguia". Não é anedota, pois vinha no South China na secção "in brief'