segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Slam Dog


E aí está, "Slumdog Millionaire", o melhor filme do milénio e provavelmente um dos melhores de todos os tempos "limpou" os óscares da Academia ontem à noite (esta manhã em Macau), com oito estatuetas em dez nomeações (uma foi simultânea): melhor filme, melhor realizador, melhor fotografia, melhor edição, melhor argumento adaptado, melhor som, melhor música e melhor canção original.

Como já disse neste espaço, o filme fala a todos nós, toca-nos no coração, e passou de um simples filme a um documento que as futuras gerações poderão também apreciar um dia. Não é um filme político, não é a história de ninguém, é a história de todos nós. Nem as críticas que consideram o filme "um exercício de pena" ou como também li "uma exploração" tiram o mérito a Boyle e os jovens hindus que tornaram o filme numa peça de arte.

A história passa-se em Bombaim, onde provavelmente existem mil histórias como esta, mas podia ser noutro sítio qualquer, e "Slumdog Millionaire" consegue ser arrebatante exactamente porque não tem a ambição de nos ensinar qualquer moral. O jovem ganha o concurso por acaso, a violência (que como se sabe, vende) fica reduzida ao realismo das favelas indianas e acima de tudo, acaba bem. O som, a música, a cor, a beleza do filme fazem-no destacar-se entre os demais. E ignorem-se os críticos indianos que consideram que o filme mostra uma imagem deprimente da Índia moderna. Querem é aparecer, e é só normal que um filme desta qualidade traga os habituais oportunistas.

Em relação aos outros óscares da noite, o Bairro do Oriente acertou em quase todas as categorias principais, menos no melhor actor. Sean Penn ganhou. Fiquei com pena que não tenha sido Mickey Rourke, mas a sua nomeação serviu pelo menos para trazer o actor de filmes como "Nove semanas e meia", "Barfly" ou "Angel Heart" de volta à ribalta. Assim podemos contar com Rourke de volta ao grande ecrã no lugar que merece: o papel principal. E Sean Penn mereceu, apesar de tudo...

5 comentários:

Paulo39 disse...

Vi hoje o filme.
Gostei muito, está muito bem feito.
Tem pormenores que o tornam especial, ao nível dos grandes filmes e não apenas de um bom filme.

A actriz que faz de Latika (adulta) é de origem portuguesa já que se chama Freida Pinto. Também o actor que faz de Salim (adulto) também deve ter origens lusitanas visto que tem o apelido Lobo :D

Anónimo disse...

A Freida Pinto é goesa.

Anónimo disse...

Slumdog é um bom filme, mas longe da belíssima fábula que é Benjamin Button

Anónimo disse...

E aconteceu a injustiça que já todos sabiam ir acontecer: Heath Ledger ganhou o Oscar de melhor actor secundário, em detrimento de um excelente Robert Downney Jr.

Anónimo disse...

Melhor filme que eu já assisti.