quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Contas a frio


Depois da onda de choque que causou a notícia de que perto de 40 idosos tinham falecido em Macau nas duas semanas anteriores ao ano novo lunar, devido às temperaturas baixas que se verificaram no território, eis que vêm os Serviços de Saúde, através do seu sub-director, Lei Chin Ion, colocar alguma água na fervura.

Segundo Lei, os 37 idosos que faleceram durante a vaga de frio sofriam de doenças crónicas. Aquele responsável afirma, no entanto, que o frio pode ter agravado a sua situação. Em relação a situações de hipotermia, Lei Chin Ion afirma que aconteceram apenas duas mortes, e ambas verificadas em idosos com mais de 90 anos de idade.

Segundo os SS, a média de mortes este inverno é "inferior" à média dos últimos 4 anos em Macau. No período em questão, entre 28 de Janeiro e 10 de Fevereiro faleceram entre 43 e 67 pessoas entre os anos de 2004 e 2007, número superior, portanto, aos 37 deste ano. Os Serviços de Saúde da RAEM sublinham no entanto que "uma morte já é demasiado", e apostam na prevenção para evitar aumentos.

Sem comentários: