domingo, 17 de fevereiro de 2008

I think I 'taw' a pussycat


A comunidade está estupefacta e não se fala de outra coisa. Onze adolescentes mataram um gato (o que aconteceu ao "alegadamente" neste caso?) e com requintes de malvadez digno de um filme "B", espetaram o cadáver do felino num pau de bambu e incineraram-no. Uma análise fria e objectiva dos factos leva e depreender que 1) os jovens são uns palermas e 2) não tinham nada melhor que fazer. Os "opinion makers" e os profissionais da sociologia e da educação em geral sairam já condenando a acção deste grupo de jovens e mais uma vez meteram a farinha toda no mesmo saco, chamando a atenção para o facto dos jovens no sentido lato serem cada vez mais isto e aquilo, e de como são vítimas, etc., etc

Esta foi uma semana complicada para os jovens, sem dúvida. Primeiro as imagens dos artistas de Hong Kong, agora um grupo dos seus representantes (dos jovens) a dar a um gato um tratamento "à Auschwitz". É altura, portanto, de começar a disparar em todas as direcções. Os pais que não querem saber dos filhos, que trabalham por turnos e não têm tempo, e tudo mais. Minha gente que falais de "sociedade" como se não fosses parte dela: isto é Macau. De quem é a culpa que a economia dependa exclusivamente do jogo? O que fazer senão trabalhar nos casinos? Manter-se desemprago mas digno? E os problemas relacionados com o jogo? E as tríades? Tudo isto é novidade?

É deveras condenável que aquele grupo de jovens (que como alguém disse preferiu andar na rua ao frio do que ficar em casa no quentinho da família, e se calhar foi por isso que resolveram fazer uma fogueira, bem...) tenha cremado o gato. Eu sou pelos direitos dos animais, é claro. Sou contra a caça das baleias no Japão e tudo mais, mas não sou hipócrita. Enquanto continuarem a marchar bifes e costeletas cá em casa, nunca vou condenar absolutamente ninguém. E quem sabe se o novilho cuja costeleta caiu hoje ao almoço no prato do sr. leitor tenha tido uma morte sangrenta e horrível? Sabem quem era abstémio, vegetariano e adorava criancinhas? Este senhor, e talvez seja ele que tem autoridade para se pronunciar sobre esse assunto.

Mas vejo as associações de defesa dos direitos dos animais manifestarem o seu repúdio por esta vil acção, e exigirem uma lei que proteja os bicharocos. Reparem na fotografia deste artigo, e naquela menina a abraçar o animal de estimação de forma ternurenta. Ele há pessoas que levam isto mesmo a sério. Que beijam (?) os cães, que dormem com os gatos, que os vestem com roupa quando faz frio. Na Taipa existe um hospital para animais, com a respectiva ambulância e tudo, pasme-se. Muitos destes animais de estimação, que em muitos casos pertencem a pessoas com sérias dificuldades de relacionamento com outros seres humanos, comem melhor que muitas pessoas.

Mas não se pense com isto que detesto animais, ou que tenho qualquer coisa a apontar ao que estas pessoas fazem com o seu tempo e dinheiro. Nada disso. Só não compreendo o conceito de ter um cão ou um gato (às vezes vários cães e gatos) num apartamento, sem quintal, sem pátio, sem nada. Quantas vezes somos obrigados e compartilhar o elevador com autênticos mastins, em alguns casos maiores que as nossas crianças? E os cães que dejectam livremente na via pública, e os donos que apanham (quando apanham) os cocós, de jornal na mão, numa atitude servil em relação à besta de quatro patas? Se os extraterrestres nos estiverem a ver, vão pensar que são os cães que mandam no planeta.

Mas talvez deva ser da "silly season". Se em Portugal é a época estival que é parca de notícias interessantes, aqui deve ser o ano novo lunar. Atente-se à notícia que abriu hoje o telejornal da TDM: "piloto brasileiro da Air Macau andou à pêra com co-piloto". Deve ser do frio. Ou então ainda está muita gente de férias.

14 comentários:

Anónimo disse...

Para perceber o que se pode sentir por um animal de estimacao e preciso ter um. O analise que o Leocardo faz das pessoas que tem caes ou gatos em apartamentos parece-me injusto e superficial. Alias, acho que quem nao gosta de animais nao pode ser boa pessoa. Ainda bem que o Leocardo gosta, mas nao na sua casa, o que é respeitavel.

Leocardo disse...

É preciso atender às circunstâncias. Eu adorava ter animais de estimação do tipo cão ou gato, mas se tivesse um quintal ou uma quinta. Tê-los em apartamentos, e por vezes de dimensões reduzidas, chega a ser pouco higiénico, a às vezes até cruel para o bicho.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Em primeiro lugar parabéns pelo novo blog. Depois gostava de acrescentar que pior do que as pessoas que beijam os cães são os que os abandonam quando vão de férias, e em Macau existe muito esse problema. Quanto ao tal hospital para animais com ambulância penso que é um exagero, especialmente quando se atende ao grave problema da saúde pública em Macau, e ao facto de existirem muitos e bons veterinários. Abraço.

Anónimo disse...

Esta história do gato queimado é mais uma treta "à Macau". Por acaso só ficamos a saber porque a notícia saiu no ou mun, se não fosse por isso ninguém sabia e estava-se tudo nas tintas. Macau sã assi.

Anónimo disse...

Sempre tive cães e gatos, em casas com e sem quintal, e não os considerei nunca como animais de estimação, mas como companheiros e amigos de quatro patas. Sempre mereceram e merecem a minha dedicação, que até me parece ser menor do que aquela que me têm dado. E mais, tal como um ser humano é único cada cão e cada gato também o é. E todos nós, pessoas, sabemos isso muito bem. Afinal de contas andamos na companhia de cães e gatos há largos milhares de anos. A quem não goste desses animais se exige que não destrua. Será exigir demais? Não me parece.

Anónimo disse...

parabens ao leocardo pela sua opiniao em relacao aos caes e gatos, primeiro essa miseravel associacao nao e' de animais mas sim de "caes e gatos", para eles os outros animais que se lixem, venham pro' prato bem grelhadinhos ou assados que todos gostam, se os putos tivessem espetado um porco num especto a associacao chamava-lhe "espetada 'a madeirense", sao uns hipocritas de meia tigela. segundo porque as pessoas que tem "caes e gatos" em apartementos deveriam pagar imposto pelos incomodos que causam a todos, ou seja , aos vizinhos, aos proprios donos e tambem aos degracados dos animais, terceiro essas pessoas como o anonimo 12:08 decididamente nao so' nao gostam de animais por mante-los em condicoes que os animais nao desejam, castrados a apartamentos e aquilo que os donos acham que e' bom pra eles e ainda promovem e fazem florecer esse negocio infame de comercio de animais, favorecendo o trafico dos mesmos, portanto numa cidade os animais sao bons e' pra estarem no jardim zoologico e ja' agora os donos tambem todos numa jaula.

p.s. conto uma historia engracada de uma artista da cidade que deu de prenda um cachorro 'a esposa pra nao aguenta-la mais e ter tempo pras suas cenas, assim passou a sofrer o animal :) boas tacticas e ele ja' me disse que resulta mesmo

Anónimo disse...

Caro Leocardo,
comparar crueldade com o facto de se ter que matar um animal para ser comido é comparar alhos com bugalhos. Uma coisa é matar por prazer, pelo gozo sádico de ver um ser vivo a sofrer e outra é ter de o matar para alimentação. Eu gosto muito de bifes e costeletas e tenho plena consciencia que ao comer um bife este já fez parte de um animal vivinho da silva. Até já matei galinhas para fazer uma churrascada. Mas não as andei a torturar, não as fiz ter uma morte lenta, e nao senti qualquer prazer em ve-las morrer. Apenas fiz aquilo que eu ou outra pessoa teria de fazer para ter comida no prato. E nao me venha com conversa de vegetarianos, pois eu sou gente, não sou ruminante, e o Homem é um animal omnivoro. A questão nao está em matar, mas sim na razão porque se mata. E matar por prazer, e com requintes de malvadez é proprio de gente doentia que só merece estar trancada num hospício ou no xilindró.

Tenho dito

Anónimo disse...

Columbine... Alguém se lembra? Por estas bandas os jovens revelam grande aptidão para protagonizarem episódios ao género dos que já nos habituamos a ver no faroeste. Os sinais são óbvios e os cegos não querem ver! Não só estes jovens humilham colegas como gravam e difundem tais actos na internet. Pegam fogo a animais ou à carcaça deles (tanto faz... O grau de sadismo é exactamente o mesmo)! O que lhes falta mesmo é acesso a armas! Criem-se leis a proteger bichos e pode ser que para a próxima peguem fogo a gente. A sociedade apodrece e a gentalha não se enxerga... Fala-se de vegetarianismo e de direitos dos animais quando o que está em causa é mesmo o respeito pela Vida. O problema não é a falta de leis mas sim a falta de valores.

Anónimo disse...

O anonimo das 4:27 disse (além de muito mais: "os donos tambem todos numa jaula".

Claro que sim, e que mais? O que sabe voce da vida que tem os meus caes? O que sabe voce dos incomodos que os meus caes causam aos vizinhos? O que sabe dos impostos (licencas) que eu pago por ter caes? É claro que nao sabe nada, e além disso, demostra que o unico animal aqui e voce.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 4:27,

Coitado, deve ter problemas para ir a casa de banho, pois tem a merda a sair da boca... Sempre pode ir ao veterinario, pois um medico nunca aceitaria tratar a uma besta quadrada como o senhor.

Anónimo disse...

O anónimo das 4:27 de 18/2 pontapeou tanto a língua portuguesa, que nem tenho energia para o corrigir... Homem, não se pedem textos literários em sítios destes, mas faça lá um esforço para não ser tão mauzinho!

Quanto ao anónimo seguinte, insisto só num erro típico da escrita em português: «porque» é para a resposta, não para a questão. Logo, não deve escrever «mas sim na razão porque se mata». Sugeria-lhe «mas sim na razão pela qual se mata».

Leocardo disse...

Todas opiniões válidas e interessantes. Só agradecia que se mantivesse o nível e não se recorresse ao insulto, pois isto não é nenhuma guerra entre o pessoal que tem cão ou gato e o que não tem porque não gosta.

Anónimo disse...

O Leocardo disse: "não é nenhuma guerra entre o pessoal que tem cão ou gato e o que não tem porque não gosta."

Isto é dificil de justificar quando ha quem quere aos donos de caes e gatos "numa jaula".

Cumprimentos

Anónimo disse...

Proponho à ANIMA que convide a Paris Hilton para sua mecenas:

http://www.jtm.com.mo/view.asp?dT=271908100

É parvinha, mas tem dinheiro suficiente para se lhe perdoar isso :-)