quarta-feira, 16 de junho de 2010

Herói ou maluco?



Um trabalhador da construção civil norte-americano foi detido nas mantonhas do Paquistão na posse de uma espada, uma pistola, e óculos de visão nocturna. Gary Brooks Faulkner, de 50 anos, tem como missão capturar Osama bin Laden, o homem mais procurado do mundo. Faulkner esteve no Paquistão seis vezes, aprendeu a língua e até deixou crescer a barba, para se confundir com os nativos. A sua família diz que Faulkner é um bom cristão, um pouco brincalhão, que sofre de insuficiência renal e esteve preso há alguns anos.

O seu irmão, Scott Faulkner, compara-o a Rambo, personagem imortalizada por Sylvester Stallone: "Alguns miúdos quando brincam dizem que gostavam de ser o Rambo. O meu irmão é o Rambo". Rambo ou não, as autoridades paquistanesas não acharam muita graça. Mumtaz Ahmad Khan, chefe da polícia da região de Chitral, diz que se riu quando o americano disse que vinha capturar bin Laden, mas precisou de organizar uma operação de busca quando Faukner deixou de dar notícias dias depois de se embrenhar nas montanhas do Paquistão. O irmão Scott insiste que o irmão não é nenhum louco: "Ele é um bom cristão, e sentiu que bin Laden ofendeu o nosso país com os ataques do 11 de Setembro. Não vejo nada de errado com o que ele quer fazer, e desejo-lhe boa sorte".

A sua irmã, Deanna Faulkner, está mais preocupada com a saúde do irmão: "Ele sofre de insuficiência renal, e os seus rins só funcionam a 9% da capacidade. Estou preocupada que no Paquistão não lhe façam a diálise". Deanna não acredita que o irmão vá cometer algum acto tresloucado devido ao pouco tempo de vida que lhe resta. "A sua doença não é terminal, e ele é boa pessoa", diz. Opinião diferente tem Hugo Corral, um babeiro de Greenley, Colorado, que lhe cortou o cabelo o mês passado. "Depois de eu lhe cortar o cabelo, ele saíu da minha barbearia e começou a comportar-se de forma estranha. Vi-o a andar para um lado e para o outro, e a falar sozinho".

Faulkner esteve preso várias vezes antre 1981 e 1993, por roubo, abuso de confiança e violação dos termos de liberdade condicional. Em 2006 foi detido pela polícia do Colorado por conduzir sem seguro. Maluco ou não, caso Faulkner consiga mesmo capturar bin Laden, espera-lhe uma recompensa de 25 milhões de dólares.

6 comentários:

Anónimo disse...

É as duas coisas: um herói maluco.

Anónimo disse...

porque que os malucos são todos assim tão barbudos ???

Anónimo disse...

se este gajo fosse menos idiota saberia que o Tim Osman, aliás UBLaden, já morreu há uns 5 anos.

Que americano estúpido.

Anónimo disse...

Pois, os norte-americanos já o mataram para aí umas 5 vezes...

Anónimo disse...

então o bin laden morreu há 5 anos e tu não dizes nada ao mundo,oh anónimo das 20h28???isso não se faz pá.

Anónimo disse...

Cada maluco, sua maluqueira. Este americano personifica a estupidez de um povo, o dos Estados Unidos.