segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bangkok a ferro e fogo


Agudiza-se a crise na Tailândia. A polícia tailandesa disparou tiros de aviso e lanço gás lacrimogénio sobre manifestantes hoje em Bangkok, fazendo 74 feridos. O Governo declarou o estado de emergência na capital, e parece decidido a fazer cumpri-lo. Os manifestantes responderam lançando cocktails molotoff. O primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva declarou o estado de emergência em Bangkok e arredores numa tentativa de dispersar as manifestações. Numa declaração transmitida hoje pela televisão, Abhisit acusou os apoiantes do ex-PM Thaksin Shinawatra de estarem a juntar armas e apelou aos manifestantes pacifistas que dispersem antes da intervenção policial. Abhisit afirmou que 70 pessoas tinham sido feridas, 23 dos quais soldados, mas negou que tivessem havido quatro mortes, como foi noticiado durante o dia. Foram registados pelo menos dois confrontos directos entre manifestantes e autoridades, um pela manhã, e outro pela hora de almoço. Os manifestantes pegaram fogo a autocarros, e os soldados avançaram com canhões de água. Mais tarde os revoltosos conduziram três autocarros em direcção à coluna policial, que abriu fogo. Já vários países desaconselharam os seus cidadãos a viajar para a Tailândia. Em Portugal o Ministério dos Negócios Estrangeiros pede para ser contactado por cidadãos que tenham viagem marcada para aquele país. veja a blogoreportagem aqui no Cumbustões, de Miguel Castelo-Branco, residente português em Bangkok.

1 comentário:

António Manuel Fontes Cambeta disse...

Estimado amigo Leocardo o caos já passou, eu sei como as coisas se processam por cá, pergunte a seu amigo que vive cá o senhor Castelo Branco se sabe quantas mortes houve.
Eu já assiti a vários golpes de estado cá, e assiti a imensas demosntrações, o resultado é sempre este, temporarimanete tudo calmo.
De Bangkok com amizade, um abraço amigo