1) Recebi no passado dia 5 um e-mail muito simpático do Director de Informação e Programas Portugueses da TDM, João Francisco Pinto a propósito do programa "Cantonese in one minute", transmitido actualmente entre segunda e sexta-feira, às 23 horas. Em resposta ao post
Uma sugestão, o sr. director propõe uma alteração para as 20:25, o que me parece bastante bem. O programa é educativo e divertido, sem dúvida, e o pior mesmo é convencer os miúdos a ir para a cama antes das 11 horas. Peço desculpa pela demora em mencionar o e-mail, uma vez que só o consegui aceder após eliminar todas as mensagens do sr. Ibrahim Moussa, do banco do Burkina Faso.
2) Tem-me chegado aos ouvidos que algumas críticas negativas a alguns comentadores dos jogos de futebol transmitidos pela TDM partem deste blogue. Ora bem, nunca em circunstância alguma critiquei o trabalho de nenhum dos comentadores dos jogos da TDM, e se isso aconteceu na secção de comentários, isso não é da minha responsabilidade. Tento manter o blogue um espaço livre onde cada um pode expressar a sua opinião, por mais controversa que seja, e desde que não ultrapassem os limites da decência e do bom gosto, o comentários não serão apagados. Se alguma crítica a qualquer profissional da TDM rádio ou televisão partirem deste blogue, serão construtivas, e nunca com o objectivo de minar a reputação de qualquer profissional ou convidado. Grato pela atenção dispensada.
20 comentários:
Relativamente ao ponto 2, a qualidade dos comentadores é mesmo pessima. Mas estamos a falar quase sempre de amadores. Nao é preciso dar nomes, pois cada um tem sua opiniao, mas acho que muitos de nós preferimos ouvir o canal chinês sem perceber uma palavra do que ouvir ao vizinho a comentar o jogo. Para isso, é melhor darem em inglês, como o campeonato Italiano o entao abertamente dar a oportunidade a qualquer pessoa a ir comentar um jogo. Pelo menos isso favorecer-ia a participaçao da audiéncia...
O Pinto é uma nulidade. Só sabe é ir a Lisboa contratar os amigos. Grande tachista e incompetente.
Este comentário só vem provar o que foi dito no ponto 2). Enfim...
O que é um comentador de futebol "profissional"? Alguém que tirou um curso de comentador? Isso existe?
Naturalmente que há pessoas com mais jeito que outras- independentemente da sua "experiência" ou anos de trabalho no ramo. E como julgar quem tem mais jeito? Fácil: um "poll" sobre os vários comentadores, e ver quem tem mais votos! Isto poderia ser feito pela televisão, pela rádio, ou mesmo pelo "nosso" Blog...E porque não? O último, sobre os jornais, foi um sucesso, tendo em conta as melhorias que verificamos nos jornais locais, tais como "O Ponto Final", que passou a contar com um editorial regular... É claro que os jornais, a rádio, ou televisão vão naturalmente negar a influência destes polls, mas fica sempre um registo do que os cibernautas pensam sobre determinada matéria!
Não sei qual o problema de falar ou ter opinião num blog sobre os "comentadores de futebol" da TDM, dizer que eles são piores que amadores é a pura verdade e as verdades são para ser ditas, ou é mentira???
Se a TDM tivesse um espaço de opinião de certeza que teria muitos mais comentadores a escrever directamente sobre o assunto do que no blog do Leocardo.
Cambada de principiantes e imcompetentes.
Ao último anónimo:
Um gajo que não sabe escrever português, dificilmente poderá ter uma opinião avalizada sobre o que quer que seja. E uma "pura verdade" para si, não tem de o ser para os outros. É a beleza de não ter de se ser um cepo...
Pior é o "jornalista" do desporto da TDM.
O Sr. é muito simpático, mas além de burro é um péssimo profissional.
Só tem que preparar 1 ou 2 notícias, mas não há dia que não meta argolada.
Ao anónimo das 23:26: "O que é um comentador de futebol "profissional"?
Um comentador profissional é aquel que sabe do que fala, que sabe seguir o jogo sem interferir ou distrair, que ajuda a perceber o que acontece, que complementa a imagem, que aporta a informaçao justa no momento justo, emoçao se for preciso, que pode falar durante o jogo todo e calar quando é necessario e sabe distinguir esses momentos, e muitas mais coisas. Depois, pode gostar mais ou menos, a uns ou aos outros, mas sera um bom comentador na mesma.
E nao, nao todos servimos para isso. Podemos ter a melhor das vontades, mas nao é uma questao de vontade só, mas de jeito, dum "je ne sais quoi".
Abraço
Ao anónimo da 1:31, tu também escreves muito bem português não haja dúvida, seu ignorante. E vai chamar cepo e gajo ao teu pai que te fez as orelhas. Talvez assim entendas melhor o português.
Cretino
"Desde que não ultrapassem os limites da decência e do bom gosto, o comentários não serão apagados".
Caro Leocardo, mãos à obra! Tem boas oportunidades nos comentários anteriores para cumprir o que escreveu.
Vá lá, nós aqui tentamos manter as coisas o mais informal possível, não há necessidade de recorrer ao insulto. Cumprimentos.
Não se pode dar uma opinião ou escrever qualquer coisa, aparece sempre um chico esperto pseudo intelectual a insultar a corrigir e criticar os outros comentários. tipo aquele morcão da 1:31, depois não se admirem que haja insultos
Quer-me parecer que anda por aí um anormal que se diverte a semear a discórdia.
Já por várias vezes tenho reparado em comentários ofensivos e sem razão de ser, aproveitando, sempre que possível, interpretações dúbias de outros comentários.
Creio que se trata sempre da mesma pessoa tendo em conta a brejeirice dos comentários e a notória pobreza gramatical.
Parece que este blog tem que ter sempre uma "ovelha negra", antes era o vrc, agora é este implastro.
Não é que tenha saudades das suas parvoíces mas, pelo menos, o vrc sabe escrever, este não.
"Desde que não ultrapassem os limites da decência e do bom gosto, os comentários não serão apagados".
Estes dois últimos comentários merecem uma censurazita, penso eu de que.
Sem dúvida. Agradecia que levassem a testosterona para outro lugar. Obrigado.
Já sei quem é o Leocardo.
Pelo tempo que demorou a regular só pode ser o Vitor Constâncio.
;)
Se calhar o Vitor Constâncio também trabalha, e não pode ficar 24 horas por dia atento a palermices.
Não pode ficar 24 horas atento a palermices o Vítor Constâncio de Macau, que o de Portugal pode e de que maneira! Esse, em vez de trabalhar, ganha dinheiro. Esse sim, encontrou a árvore das patacas. E não foi em Macau, foi em Portugal.
Enviar um comentário