domingo, 15 de fevereiro de 2015

Liga de Elite - 5ª jornada


Mais uma jornada da Liga de Elite, o campeonato da I divisão de Macau, que teve este fim-de-semana a quinta ronda. Na sexta-feira a Polícia confirmou o seu favoritismo frente aos Sub-23, ao mesmo tempo que deixou evidentes as fragilidades do seu adversário, vencendo por duas bolas a zero. Os jovens apoiados pela Associação de Futebol de Macau ainda resistiram os primeiros 45 minutos, mas Cheong Loi marcou para a PSP logo no início do segundo tempo, e Chan Chi Heng, jogador que havia entrado nesta segunda parte, fez o segundo, confirmando os três pontos para os policiais, que assim ascendem ao 5º lugar da tabela classificativa, enquanto os Sub-23 permanecem no penúltimo lugar a par do último, o Chuac Lun, ambos com um ponto.

No Sábado jogou-se o Ka I-Lai Chi, com a equipa de Josecler a mostrar mais uma vez que tem uma palavra a dizer na discussão do título, vencendo por esclarecedores 5-0. Ricardo Torrão aos 17 e Alison Brito aos 21 fizeram os golos no primeiro tempo, enquanto no segundo tempo Marco Rodríguez bisou, marcando aos 54 e 71, e no último minuto Bruno Martinho fechou a contagem. A outra partida da tarde foi entre o Sporting e o Chao Pak Kei, com os leões praticamente obrigados a ganhar para não deixarem fugir o pelotão da frente. Só que a equipa de João Maria Pegado não fez melhor que um empate a um golo, apesar de Lei Ka Man ter marcado primeiro pela equipa de matriz portuguesa, estavam decorridos 42 minutos de jogo. O empate chegou aos 63 minutos por Diego Patriota, marcador de serviço do C.P.K., que mantém a equipa patrocinada por uma empresa de artigos de hotelaria em quarto lugar, e deixa o Sporting na sexta posição, atrás da Polícia (antes andar atrás da Polícia do que o contrário, digo eu). A título de curiosidade refira-se que o Sporting estreou no seu onze o jogador Mayckol Sabino, que na época transacta representou as cores do Chao Pak Kei, o seu adversário de ontem.

Já esta tarde o Benfica de Macau enfrentou a Casa de Portugal, um encontro entre duas equipas com muitos portugueses, e a formação de Bruno Álvares não perdoou o onze treinado por Pelé, vencendo por oito bolas a zero - uma desfeita, sabendo-se de antemão que o Benfica era uma equipa superior à CTM, não era necessário "bater no ceguinho" desta forma. O defesa Chan Man marcou os primeiros dois, aos 21 e 45 minutos, e a CPM não iria para o descanso sem sofrer ainda o terceiro, por intermédio de Cuco, curiosamente irmão mais novo do treinador da equipa adversária. Com uma vantagem confortável, Bruno Álvares decidiu operar as três substituições a que tinha direito logo ao intervalo, fazendo sair Juary, William Gomes e Marco Meireles, fazendo entrar para os seus lugares Luisinho, Fabrício Lima e Carlos Góis, e seriam estes dois últimos a dar expressão à goleada das águias; Góis assinou um "hat-trick", com golos aos 63,67 e 77 minutos, e Fabrício fez os restantes, aos 82 e 89. Na partida que encerrou a jornada o Monte Carlo venceu o lanterna-vermelha Chuac Lun por 3-0, mantendo-se a par do Ka I no 2º lugar, e a um ponto do líder Benfica. Thiago Luiz aos 44 e 54, e Vítor Gameiro aos 72 fizeram os golos dos canarinhos. A Liga de Elite fica agora interrompida durante uma semana devido aos feriados do Ano Novo Lunar, regressando nos dias 27, 28 e 29, com o jogo entre o Ka I e o Monte Carlo como grande cartaz da sexta jornada.

Classificação:

Benfica-13 (15-2)
Ka I-12 (15-4)
Monte Carlo-12 (9-3)
Chao Pak Kei-10 (17-5)
Polícia-7 (5-4)
Sporting-6 (10-4)
Lai Chi-5 (4-10)
Casa de Portugal-3 (4-19)
Sub-23-1 (3-10)
Chuac Lun-1 (4-25)

Sem comentários: